Curvas de carga do IONIQ

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Curvas de carga do IONIQ

Mensagem por migle » 07 abr 2018, 14:41

Neste outro tópico, vou colocar alguma curvas de carga do IONIQ, para dar a conhecer como é que ele se comporta no carregamento.

Começando com uma carga lenta. Verificamos que o IONIQ carrega a potência constante sempre que carrega em AC. Isto é natural, porque a limitação não está na bateria, a corrente é muito baixa para ela. A limitação está no que podemos tirar da parede, visto então em potência.

A potência média eficaz do IONIQ numa carga lenta é mesmo 2,3kW. Não temos CarWings, é uma grande falha, mas para sabermos o SoC basta fazer uma conta de dividir.

Imagem

Outra coisa que estes dados nos permitem ver é se os contadores que o BMS disponível medem aquilo que pensamos que eles medem, e com precisão. Para isso, carregámos os CSV do Torque no octave e com a função trapz medimos a área por baixo da curva da corrente e da potência. Os valores que se obtém estão indicados no gráfico.

Entre a medição da área e o valor contado pelos contadores o erro é inferior a 1%. Medem portanto aquilo que pensávamos. A medição da energia gasta por um contador externo é diferente, esta medição inclui a energia dissipada pelo carregador e outras perdas.

Este valor não vai ser exactamente igual em todos os carregamentos (depende da duração) mas neste caso temos 89% de eficiência no carregamento (22,8/25,5).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Curvas de carga do IONIQ

Mensagem por migle » 07 abr 2018, 14:45

Como é de esperar, pois o protocolo é o mesmo, a curva de uma carga normal é quase igual à de uma carga lenta, salvo os valores.

O IONIQ carrega a potência constante. Neste caso, a potência eficaz é cerca de 6,3kW. A eficiência é maior, uma vez que o carregador funciona durante menos tempo, 27,9/29,852=93,4%.

Imagem

Vê-se que não é estritamente potência constante até aos 100%. A esta potência de carga, existem duas pequenas descidas perto do final do carregamento, que se verificam quando a tensão atinge aproximadamente os 400V. Talvez o OBC não possa produzir uma tensão mais alta para carregar.

Seja como for, não tem aquele final lento que se vê nalguns carros, o Zoe por exemplo, que demoram muito tempo dos 99% aos 100%. Diz-se que é para equilibrar as tensões das células, não sei se é mesmo isso.

Aqui isso não existe, o carregamento termina abruptamente. O tempo de carregamento no IONIQ é totalmente previsível.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Curvas de carga do IONIQ

Mensagem por migle » 07 abr 2018, 14:56

A carga rápida num PCR de 50kW é feita a corrente constante ao máximo possível no PCR que são 125A. Esta corrente é mantida até aos 80% de SoC. Temos portanto uma potência inicial superior a 40kW assim que a tensão sobe pela histerese.

A potência em si não é o limite. Sabemos que o IONIQ carrega a potências até 70kW em PCRs de 100kW e sabemos também pelos amigos holandeses que carrega acima de 80kW em PCRs de 150kW.

Ao atingir os 80% de SoC o carregamento entra numa fase pequena de tensão constante (posso ampliar se duvidarem) que dura um minuto e vai até aos 83,5% de SoC. Na fase final, é novamente corrente constante a 55A até ao final do carregamento que acontece aos 94%.

Imagem

É preciso dizer que noutros registos que tenho de carregamentos rápidos obtive erros dos contadores maiores que 1% (na casa dos 5%). Isso parece ter sido resultado de um erro metodológico. O Torque regista os dados assincronamente, isso dá uma data de valores aldrabados de relação entre tempo e corrente. Agora, que uso a opção de gravação assíncrona, os contadores estão novamente dentro de 1% da medição do próprio PCR e da função trapz do octave.

No PCR, as perdas do carregador não são da nossa conta. Isso não significa que não hajam outras perdas. A histerese e a RI fazem com que a energia carregada seja ainda mais diferente da descarregada.

Um à parte, este tópico não é (ainda) sobre a temperatura. Este é um caso de descuidos vários (o SoC chegar aos 2,5% em auto-estrada, o habitáculo a 25 graus, as crianças estarem mortinhas para sair e ter de deixar o carro quente e fechado e o carregamento ter ido até aos 91% quando apenas precisava que chegasse aos 80%). Pela segunda vez desde que tenho o OBD, a bateria atingiu os 42 graus. Das outras 4 vezes não passou dos 38.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Curvas de carga do IONIQ

Mensagem por migle » 07 abr 2018, 15:02

Fica a dúvida se existe uma fase de equilibragem das tensões das células. A mim parece-me que não, que elas se equilibram com o passar do tempo. Digo isto porque já terminei carregamentos normais a 100% com tensões desequilibradas.

Fiz também uma animação, que era para se ver isso, mas não resultou muito bem nesse sentido.

https://ramos.link/~miguel/ioniq/Ioniq-CN-anima.mp4

A função de carregamento da bateria de 12V acontece ser activada na primeira meia-hora de carregamento.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Curvas de carga do IONIQ

Mensagem por FullElectric » 07 abr 2018, 21:40

Muito bom, excelentes dados que tens tirado da máquina
Esse comportamento a carregar em PCR é um luxo para o utilizador com tempos de carga bastante previsíveis

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Curvas de carga do IONIQ

Mensagem por migle » 07 abr 2018, 21:56

É, e se eu tiver um bocadinho de cuidado, a bateria não passa nos 38. O problema é que com filhos as coisas não correm como queríamos. Há prioridades!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Curvas de carga do IONIQ

Mensagem por migle » 30 abr 2018, 02:55

Carregador Castrado

Mais uma curva de carregamento interessante. Num carregador castrado em Sevilha. Limitado a 31,5kW? Muito interessante também é o que me cobraram... essa parte gostaria de discutir melhor com o pessoal deste fórum, parece que não me foi cobrada a carga útil... que paguei pela ineficiência do posto.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Curvas de carga do IONIQ

Mensagem por BrunoAlves » 30 abr 2018, 03:35

Mais interessante ainda é o carro respeitar essa potência do posto, já que bem sabemos que aqui, nos nossos célebres postos limitados, o ioniq bem se borrifa para a limitação e bota puxar os 125A :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Curvas de carga do IONIQ

Mensagem por mjr » 30 abr 2018, 08:20

No Salão automóvel da alfândega do Porto em outubro do ano passado perguntei ao Nuno Boneville da Mobi.e qual seria a energia cobrada, se a montante ou a jusante do carregador, e foi indicado que seria a jusante (no carro). Se em Espanha é diferente é muito mau pois pode ser benéfico para o operador aumentar a ineficiência.

Sobre os 125A em postos limitados, há evidências? Parece-me impossível de isso acontecer pois é o posto que controla a corrente, a pedido do carro. Se o carro pedir 125A e o posto estiver programado para só dar 90A, não estou a ver como é que poderia dar 125A. Só por bug. E um disjuntor disparado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Curvas de carga do IONIQ

Mensagem por migle » 30 abr 2018, 09:45

Era o que eu ia dizer, do que tenho entendido... Se no carregamento DC, o carregador é o posto, ele é quem determina a tensão e a corrente. Mesmo que o BMS do carro lhe diga alguma coisa estranha acerca do SoC, é parvo da parte dele se se deixa chegar ao ponto de disparar um disjuntor.

Acho que não pode ser transparente se a energia cobrada não é aquela que entra no carro. Em AC, ou em DC. Ainda estou para enviar um email à IBIL, para lhes dizer que correu bem, e tal... Não vos cheguei a dizer, mas quando lá cheguei estava uma Ford Galaxy a ocupar o lugar. Falei com os funcionários da bomba que me disseram que era inútil, porque o posto de carregamento não estava a funcionar. Eu insisti que telefonei para a IBIL na véspera. "Ah talvez... afinal, ele esteve em manutenção no mês passado..." e desapareceram. Como o posto tinha um cabo muito comprido, consegui meter o carro a carregar. Quando voltou a funcionária disse que tinha chamado a polícia. Foi um tal de carros a saírem da bomba de gasolina apressadamente... Quando acabei fui dizer bem alto a vários funcionários da bomba que tinha corrido bem, já estava carregado, para que eles saibam... Aquilo está tão verde ali... Vários espanhóis a virem ver o carro e fazer perguntas.

Então, quero mandar o email para a IBIL para reforçar um pouco que correu bem. Fiquei danado de não poder alterar o estado do posto para verde no electromaps (só tive tempo de fazer isso já em Sevilha, já não dava para fazer checkin). Mas vou também pôr essa questão da energia. Espanha, como nós, tem muita legislação.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”