Página 6 de 8

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 13 ago 2019, 17:43
por migle
rimsilva Escreveu:
13 ago 2019, 10:35
Mas não sendo antes há-de chegar o dia em que a Comunidade Europeia irá impor regras na rede de carregamento em Portugal...
Sem dúvida. Passámos de pioneiros a atrasados. Isto num país que tinha tanto a ganhar, trocando petróleo importado pela auto produção de energias renováveis.

Quando as marcas premium decidirem entrar com a Ionity em Portugal e se verificar que a legislação não o permite... É absolutamente ridículo. Mas estas marcas com os seus grandes bancos, credores de muita da dívida soberana, vão ter muita influência.

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 13 ago 2019, 18:33
por ZEdaCaparica55
essa mensagem das 48h (ou do retorno da chamada) por parte da mobi.e sempre existiu
Sim, faz parte da gravação, após algum tempo sem a chamada ser atendida. mas eu liguei por diversas vezes e nunca tive a "sorte" de falar com alguém.
Por isso já estudei a alternativa que ir mais devagar na A2 e tentar fazer Alcácer-Algarve directo
Também acho que é possível.
Não relatei como foi o regresso porque a conversa já ía longa, para os meus hábitos.
Na 6º feira passada telefonei para a AS Galp de Lagos e o responsável assegurou-me que o PCR continuava avariado ( de resto nem consta da rede Mobi.e).
Assim carreguei a 100%, no Aparthotel Aqualuz de Lagos e na Marina (Tesla), e meti-me a caminho pela Rota da Costa Vicentina e Litoral Aletejano, já que temia que fosse a mesma confusão em Aljustrel, tendo em conta que era domingo, dia de regresso em massa.
Carreguei pouco mais de meia hora na Zambujeira do Mar, contando carregar um pouco mais em Sines, onde tinha informação da existência de 2 postos Tesla no Intermarché. Porém estavam ocupados e já estava outro VE à espera.
Graças ao "cheirinho" que dei na Zambujeira consegui atingir o PCR de Alcácer, via IC 1, com 25 kms de autonomia e 12 % de bateria.
Aí tive a sorte de o PCR estar disponível e a funcionar, pelo que carreguei até 80 %, no exacto momento em que chegou outro Ioniq. Já estava dentro do carro pronto a seguir viagem e aparece mais um Ioniq (Já vi ENVEs com menos).
Esqueci-me de referir no post anterior, que na ida, em Aljustrel, quando ainda estava a carregar, chegou mais um Ioniq vindo do lado contrário da AE, em virtude de avaria do PCR.
Atenção Migle, quando questionas "onde andam os VEs", pelo lado dos Ioniqs, "eles andam por aí".

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 13 ago 2019, 18:34
por migle
ZEdaCaparica55 Escreveu:
12 ago 2019, 23:31
Qualquer deles tiveram de passar de um lado para o outro da AE, pois o PCR no sentido Sul-Norte estava avariado.
Uau! Fixe. Fui ver o histórico no electromaps. Aljustrel S/N tem o carregamento DC avariado desde o início de Agosto!

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 13 ago 2019, 18:41
por BrunoAlves
Chegar a Alcácer directo do Algarve e vice versa é possível, claro que depende do destino. Fiz mais que uma vez de Portimão e daí é tranquilo, via IC1 são 200 e picos km, mesmo à medida do ioniq 8-)

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 14 ago 2019, 11:55
por rnlcarlov
migle Escreveu:
13 ago 2019, 17:37

O que me chateia é andar a pagar a A2 para andar a essa velocidade. No próximo fim de semana vou a Lisboa e acho que vou experimentar outra solução.
Já andei muita vez na A2 a 100, 80, 70, nos meus tempos de viajar de morangwatt. Logo já está tão entranhado que nem ligo. :roll:

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 17 ago 2019, 01:27
por leogrova
Vocês acham fácil, sair do Algarve, indo pela A2, e chegar a Alcácer? A que velocidade? Nunca fiz isso. Páro sempre em Aljustrel. Parece-me que é um bocado apertado.

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 17 ago 2019, 08:18
por BrunoAlves
Depende de onde sais do Algarve. Possível é, mas depende sempre da velocidade. Para fazer isso recomendo o IC1 (faz-se bem a velocidade legal e o tempo adicional não é extraordinário)

Edit: segundo o abetterrouteplanner.com fazes de Portimão a Alcácer directo a 90km/h

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 17 ago 2019, 10:14
por migle
Pois... fiz ontem, está aqui.
Não foi muito confortável. Não foi uma viagem em que pudesse esquecer o consumo. Não foi totalmente agradável. E, pelo IC1, foi um bocado mais demorada.

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 13 out 2019, 22:01
por ZEdaCaparica55
Actualização necessária no DB, embora tudo continue na mesma rotina: carregar e andar.
Num dos fins de semana de Setembro fiz outra viagem aos Algarves, tendo sentido novamente a sensação de que existem elétricos a mais para os PCRs que temos (os mesmos desde Agosto de 2017): quer na ida quer no regresso tive de entrar em fila de espera, quer em Alcácer do Sal quer em Aljustrel.
À ida fui sempre pela AE, mas como antes da partida já tinha percorrido 60 kms em Nacional, tive que carregar em Alcácer, dado não ter autonomia para chegar a Aljustrel, posto habitual de carregamento. Com velocidade aproximada de 110 em AE, o Ioniq fez 12,2 Kwh/100.
No regresso, como calhou a um domingo, optei pela Rota do Litoral Alentejano, com carregamento intermédio no Posto Tesla do Intermarché de Sines, a 3,7, apenas o suficiente para comer qualquer coisa, pois não é só o carro que precisa. Com autonomia suficiente para atingir Alcácer, meti-me a caminho, tendo lá chegado com cerca de 40 kms restantes. Como já se torna habitual, quer seja fds ou não, lá tive de esperar por um Kauai, que felizmente não optou por carregar a 94 %. Com cerca de 70 % da viagem em Nacional, fiz média de 11,4/100.

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 19 dez 2019, 20:47
por ZEdaCaparica55
É hora de picar o ponto, com actualização do DB, pois o 28 foi fazer a revisão do 3º ano: 37 €.
Já ultrapasou os 35k kms, conforme foto abaixo.
Tem sido o habitual, como diz o outro: "Tira o cabo, meto o cabo, à hora que eu quiser ...", sem grandes preocupações de carregar só até aos 80%.
IMG_1285.JPG
IMG_1285.JPG (44.94 KiB) Visto 7148 vezes