Página 1 de 1

Casos documentados de degradação no IONIQ

Enviado: 08 jul 2018, 23:39
por migle
Aí está.
O utilizador veteran no fórum alemão goingelectric.de é o primeiro que me chega às mãos a apresentar um SoH na casa dos 94%.
Apareceu com um tópico a 28-3-2018 quando completou os 100 mil km, e estava nos 94%, e a 13-6-2018, quando completou os 125 mil.

Dados:
  • O carro é de 11-2016 e ele tem-no desde Agosto de 2017 e desde os 65 mil km. Pertencia à Orange em Marselha. O veteran vive em Estugarda.
  • O mix é 75% autoestrada. (Já tive um estagiário de Estugarda, e mesmo com um Mercedes muito velho, ninguém ali anda devagar).
  • Passou 10 semanas em montanha, com o carro exposto aos -23C.
  • O carro serve uma empresa que faz software para a indústria automóvel e aeroportuária.
  • Carrega diariamente em DC, num carregador de 150kW, às vezes várias vezes por dia. Basicamente, aproveita a borla no aeroporto de Estugarda. É natural, a empresa está a 300m do aeroporto.
  • Carrega em Schuko duas vezes por mês a 100%.
  • Em Abril, após uma das habituais cargas DC, o SoH subiu de novo para 95%. Portanto, 94% aos 125 mil em Junho é uma nova descida.
  • Desgaste dos travões, 6-2018: pastilhas 4-5mm à frente, 6mm atrás, discos à frente quase novos, atrás novos.
  • Fez três revisões: aos 40 mil com a Orange, com ele fez aos 80 mil e aos 105 mil. Está-se marimbando para a garantia.
  • Não está interessado em actualizar o software: o carro está a andar bem. A actualização de software resolveu o esquecimento e parece que também um problema de não linearidade entre SoC e energia em SoCs baixos (o SoC desaparecia rápido demais, seria o problema que uma vez me aconteceu?).
O utilizador não nota perda de autonomia, e os colegas do fórum não vêm diferença na energia carregada em tomada, em contas de merceeiro.

Re: Casos documentados de degradação no IONIQ

Enviado: 08 jul 2018, 23:45
por BrunoAlves
125.000km num carro eléctrico com um ano e meio, uma bateria de 28kWh? :shock:

Boa informação. O meu continua a reportar 100% e só tem mais 2 meses (mas muuuuiito menos km)

Re: Casos documentados de degradação no IONIQ

Enviado: 09 jul 2018, 00:00
por migle
E terás talvez menos cargas a 150kW...
migle Escreveu:
08 jul 2018, 23:39
(Já tive um estagiário de Estugarda, e mesmo com um Mercedes muito velho, ninguém ali anda devagar).
Para completar este parêntesis, ele contava de ir a 180 e, caso usasse a faixa da esquerda, aparecer-lhe logo alguém a fazer sinais com máximos para sair da frente, o que lhe parecia mal...

No lado positivo, se houver alguém a fazer tailgating, telefona-se para um número, identifica-se o carro, e parece que tem consequências, não me lembro quais. Mas parece que tailgating é crime.