O IONIQ a andar depressa

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

O IONIQ a andar depressa

Mensagem por migle » 21 jul 2018, 01:29

Há coisa de uma semana, vi um vídeo do Bjørn Nyland em que ele discute qual será a velocidade que se pode sustentar em viagem no Model X. Claro, o Model X passa os 200km/h, porém não aguenta essa velocidade muito tempo, porque sobreaquece. A questão também não é a velocidade óptima no sentido de minimizar o tempo de viagem e carregamento, discutida noutro vídeo. Ele mostra que se pode conduzir o TMX a 180km/h sem que sobreaqueça. O vídeo é um bocado comprido demais, mas a maior parte dos comentários interessantes estão no princípio. Também discute se poderia fazer um teste assim com outro VE na autobahn.

Este post é a minha resposta. Não gastei qualquer energia adicional a fazê-lo, também não foram maltratados animais. Simplesmente, fui buscar os meus registos da viagem que fiz para o ENVE em Leiria no dia 8.

Foram registadas várias variáveis, sem GPS: v, V, A, etc... A velocidade da VMCU que se lê por OBD está acima da velocidade que se lê no painel e está 1% abaixo da velocidade de GPS. Neste gráfico, só uma variável se lê pela escala do lado direito.

Imagem

A paragem, no PCR de Santarém, durou 20' por várias razões: cheguei e estava o ZEdaCaparica55 a tirar o seu IONIQ do PCR, e apresentou-se; depois, o próprio carregamento, que era para durar só 8' como o do dia anterior, estendeu-se, porque quando voltei para o carro meteram conversa comigo "qual é a autonomia?". Acabou por ficar 17'. Apesar disso, ainda acabei por entrar no recinto do ENVE mesmo antes do ZEdaCaparica55.

Vemos que a temperatura sobe dos 29 aos 34 só pelo andamento. Depois, o carregamento de 12.74kWh sobe ainda mais a temperatura para os 42. Depois disso, e mesmo sem dados de GPS, toda a gente sabe que a seguir vem a Serra d'Aire, mantendo o mesmo tipo de andamento, a temperatura não sobe mais, e desce ainda num período de andamento rápido.

Andei mais depressa que o habitual. Havia um colóquio a começar às 11h30. Eu ia sozinho. É preciso desfazer os estereótipos, as ideias que as pessoas fazem dos VEs. E havia o post do RNM no thread sobre viagens longas, em que o IONIQ era colocado numa fasquia dos 50-60km/h de velocidade média útil, como todos os outros VEs, como se não tivesse havido uma melhoria enorme com os carros de 2017 (Leaf de 30, IONIQ, i3 de 96Ah) e posteriores (Leaf 40).

Já agora, apesar da minha paragem ter sido 10' mais longa que o necessário, a viagem de 165km foi feita em 1h40, o que dá uma velocidade média útil de 100km/h.

Voltando ao Bjørn Nyland, vemos que o IONIQ pode perfeitamente viajar a esta velocidade sem sobreaquecer. Aliás, em modo Sport, é preciso ter um pé muito, muito ligeiro para ficar abaixo dos 130. Esta viagem foi feita com uma temperatura exterior próxima dos 30. Claro, não pode andar a 180km/h como o TMX, nem sequer atinge essa velocidade.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: O IONIQ a andar depressa

Mensagem por migle » 21 jul 2018, 01:34

Outro gráfico mais antigo que tenho, mas que está relacionado, e que penso que ainda não pus neste fórum, é este.
Este gráfico, para mim, representa a primeira vez que fiz a A13 de Almeirim para baixo. Vê-se a passagem na portagem, depois deixar passar o único carro que por ali passava, e o resto descreve-se a si próprio.

Fica-se também com a ideia de que bastam 50kW para andar.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: O IONIQ a andar depressa

Mensagem por pemifer » 21 jul 2018, 13:23

Desculpa a minha estupidez mas não percebi bem quais são as linhas da velocidade, podes explicar melhor?

No meu caso do ENVE (aqui entre o PCR de Santarem e o PCR de Leiria) o vermelho é a velocidade que tem a escala à direita, a altitude do percurso está a azul e a escala é a da esquerda.

Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: O IONIQ a andar depressa

Mensagem por migle » 21 jul 2018, 22:03

Boa! Já tinha visto o teu gráfico (acho). Só faltava a temperatura.

Vês uma variável v na legenda? A escala está do lado direito.
É semelhante à tua... Só prova quanto os VE são melhores que os CI e que afinal não andamos tão longe dos Teslas. Só precisávamos dos tais menus repartidos especiais: numa paragem vai o hambúrguer, na outra as batatas, na outra o café...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: O IONIQ a andar depressa

Mensagem por pemifer » 21 jul 2018, 23:24

Pelo que percebo do primeiro gráfico o v, laranja, indica que andaste bué a mais de 120, aliás, bué a mais de 140...
No segundo gráfico o v, azul indica uma velocidade acima de 170.
Está correto?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: O IONIQ a andar depressa

Mensagem por migle » 22 jul 2018, 09:01

Eu diria que o meu interesse foi puramente não alimentar estereótipos, e gostava de fazer uma tabela para contrariar a do RMN. Também fui ultrapassado por mais de uma dezena de carros.

Entretanto, o segundo gráfico abrange um período de pouco mais de 3 minutos, com um gasto de 9% de SoC. Como é óbvio aquele andamento não se manteve.

No primeiro, olhando melhor, vê-se a Vasco da Gama em cruise control, entrada na A1, um pouco mais de velocidade a partir do Carregado, uma descida da velocidade após a saída para a A8-1...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: O IONIQ a andar depressa

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 22 jul 2018, 13:02

migle Escreveu:
21 jul 2018, 01:29
acabei por entrar no recinto do ENVE mesmo antes do ZEdaCaparica55.

.
Mas repara que eu não fui directo ao ENVE.
Como não utilizei o GPS perdi-me em Leiria e fui parar ao Castelo.
Aí resolvi utilizar o Google Maps do telemóvel e lá cheguei, atrás do Bruno Alves.
Calhou-me o nº 182. Se não fosse esse atraso, sei lá se não teria sido o 181 e aí o prémio da Ok Teleseguros seria meu.
Mais uma vez, "é importante planificar devidamente as viagens".

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O IONIQ a andar depressa

Mensagem por BrunoAlves » 22 jul 2018, 15:21

ZEdaCaparica55 Escreveu:
22 jul 2018, 13:02
(...) e lá cheguei, atrás do Bruno Alves.
Calhou-me o nº 182. Se não fosse esse atraso, sei lá se não teria sido o 181 e aí o prémio da Ok Teleseguros seria meu.
Ehehehe :mrgreen:
Não reparei, achava que tinha entrado sozinho.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: O IONIQ a andar depressa

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 23 jul 2018, 00:10

BrunoAlves Escreveu:
22 jul 2018, 15:21
, achava que tinha entrado sozinho.
Quer dizer, "atrás" ... será um bocado força de expressão. Seria melhor "a seguir ...".
Mas o prémio está bem entregue. Foi apenas um fait divers :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: O IONIQ a andar depressa

Mensagem por pemifer » 23 jul 2018, 09:36

migle Escreveu:
21 jul 2018, 01:34
Imagem
:shock: :o
Ou começaste a 180 e depois continuaste a mais de 170... (azul)
Ou começaste a 65 e foste até 165 e continuaste a mais de 165... (amarelo)
Velocidades impossíveis num Leaf pois a velocidade máxima é 145.
Qual é a velocidade máxima do Ioniq?

Responder

Voltar para “Hyundai”