Corrida Hyundai KONA vs Tesla Model X Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Corrida Hyundai KONA vs Tesla Model X Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por VETL » 26 jul 2018, 17:39

traveller Escreveu:
26 jul 2018, 15:54
VETL Escreveu:
26 jul 2018, 12:36
Acho que em qualquer corrida e com qualquer carro, o Bjorn perderá sempre.
Mas acho que o Bjorn levava o Kona e ganhou o pawel é que levava o Tesla X e perdeu
Ah, ok.
Então retiro o que escrevi.
8-)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Corrida Hyundai KONA vs Tesla Model X Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por migle » 26 jul 2018, 21:59

Não, eu concordo!
Da outra vez, o Bjørn ganhou porque levava o Ioniq... O Pawel deu tudo por tudo.

Desta vez, o Bjørn ganhou mas teve de ser empurrado. Eu vi a parte final. O homem tinha 160km de GoM para fazer 80km e estava preocupado. Toda a gente a dizer, vai, tu fizeste as contas, sabes que dá...

Quando o GoM chegou aos 100km, o homem entrou em pânico, "E agora já só tem 99! Está a descer cada vez mais rápido!" Faltavam-lhe 50, a margem era a mesma. E foi assim, a margem a aumentar em percentagem e ele a vê-la cada vez mais pequena. Às tantas o GoM era o triplo do que tinha que fazer, e ainda estava preocupado.

Ele fez as contas para chegar com 10% de SoC e correu tudo bem. Mas se por vezes parecia que chegava só com 8% parecia que isso o obrigava a chamar o reboque.

Nem sei como não parou!

O Pawel foi menos combativo desta vez. Alguns fãs encarregaram-se de o distrair com outras coisas. Parecia fácil.

Portanto concordo, como condutor é melhor apostar no Pawel, o Bjørn não arrisca.

Citando Mário Andretti (néon na parede do Resotel Salamanca) : se pensas que tens tudo controlado, é porque não vais suficientemente rápido.

Neste caso : é porque carregaste demasiado.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Corrida Hyundai KONA vs Tesla Model X Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por migle » 26 jul 2018, 22:07

Mas as contas ainda não estão claras para mim, mesmo lendo todos os vossos posts (LFN).

E fica sempre aquela, o X com a bateria cheia indica 350km. Nunca faria esta viagem com 2 carregamentos como fez o Kona.

Uma observação: o Kona tem um ecrã a dizer a energia que está a gastar, como tem o Ioniq. Aqui, além de tracção, infotainment, e AC ele indica o consumo do TMS!
É o contra dos sistemas de arrefecimento a líquido também nos computadores (supercomputadores).

Será que o X não inclui o consumo do seu TMS na média? E na realidade quando diz que está a beber só 27 está lá para os 30?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Corrida Hyundai KONA vs Tesla Model X Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por Gameiro101 » 27 jul 2018, 09:10

Estamos todos a partir de um principio errado errado na capacidade das baterias, pelo que o Bjorn deu a entender as baterias de Kona, têm efectivamente ~64kwh úteis, como acontece no Ioniq, a Hyundai, anuncia o carro com a capacidade util, as restantes marcas não, de acordo com o publicado aqui: https://electrek.co/2016/12/14/tesla-battery-capacity/ , a bateria do Model x têm ~82kwh uteis, ou seja apenas 18kwh a mais a não os 30 que aparentes, estes 12 kwh dá menos ~40kmh de autonomia a saída.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Corrida Hyundai KONA vs Tesla Model X Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por Orlando » 27 jul 2018, 10:52

Bjorn a fazer testes de CR ao Kona.
Está desiludido porque não é melhor do que Ioniq.
A tecnologia da bateria não permite carregar NEM a 50kw até aos 80%.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Corrida Hyundai KONA vs Tesla Model X Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por migle » 27 jul 2018, 23:21

Eu diria que carrega à mesma potência que o IONIQ, só que o IONIQ carrega em menos de metade do tempo, portanto é melhor!

Agora a sério...

Tem ali um rapidgatezinho nos 55%, desce para os 56kW, e depois outro para os 25kW lá pelos 75% (esta segunda descida mais cedo que o IONIQ). E mais outro carro que carrega em PCR até aos 100%, e as outras pessoas à espera...
Fora isso, a curva de potência vs SoC é muito parecida com a do IONIQ.

Infelizmente, nunca vi um gráfico de um carregamento do IONIQ em 175kW. Nos de 100 e 150kW, a potência só se aproxima dos 70kW quando já está lá para os 60%. Porém, o pessoal da Holanda diz que em 175kW ele passa dos 70kW.

Aqui o Kona, é estranho começar tão rápido.

De resto, as baterias NCM 622, menos estáveis... Não as iriam sujeitar a maior stress. Para mim, é outro sinal que eles dão mais importância à bateria do que ao TMS.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Corrida Hyundai KONA vs Tesla Model X Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por migle » 27 jul 2018, 23:51

Fizeram um resumo da corrida nos fóruns alemães, que foi transcrito em inglês aqui.

O Kona carregou 2 vezes, o X 5.
Logo à partida, o assunto fica arrumado. Sairam ambos a 100% e o Tesla teve de parar logo em Alvdal, ao fim de 300km, e tinha mesmo de carregar porque estava com 17%. Ou seja, o Tesla queimou logo a sua principal vantagem, a de sair com mais 20kWh na barriga.

Já agora, o Tesla indicava nesse momento 20.5kWh/100km. Porém, gastou 83% da bateria. Se forem 82kWh, mesmo assim significa ter gssto 68kWh e 22.4kWh aos 100km. Um bocadinho mais que o indicado. Talvez os 27kWh/100km indicados noutras secções fossem também optimistas.

A mesma conta no Kona, dá 85% da bateria para 411km, porque ele carregou em Berkåk com 15%, dá abaixo dos 13.5 aos 100km.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Corrida Hyundai KONA vs Tesla Model X Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por BrunoAlves » 28 jul 2018, 01:20

Do que resulta: haja rede de carregamento, não são precisas baterias gigantes...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Corrida Hyundai KONA vs Tesla Model X Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por migle » 28 jul 2018, 15:02

Resulta ainda outra conclusão: ainda vai demorar para aparecer um carro que ultrapasse o Ioniq!

A bateria do Kona é grande demais.
Quando o Bjorn parou, eram só piadas. Que tinha ido trocar de calças, etc... Parar só ao fim de 411km? É preciso gostar muito de conduzir!

Com o Ioniq as paragens são no momento certo. Quando uma pessoa está a fazer 1000km e vai passar o dia inteiro no carro, só lhe apetece é parar. Ao fim de 1h30 só apetece parar e fazer qualquer pequeno ajuste, mesmo que não seja tomar outro café.

Vá, 40kWh para ter um pouco mais de flexibilidade a escolher o sítio de carregamento, é o máximo necessário.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
aaasilva
Mensagens: 56
Registado: 25 jun 2018, 23:34
Data de fabrico: 15 jun 2017
Capacidade bateria: 28kWh

Re: Corrida Hyundai KONA vs Tesla Model X Oslo-Trondheim-Oslo (1000km)

Mensagem por aaasilva » 28 jul 2018, 15:47

Miguel,

Com 64khw estás de cabeça tranquila e sem preocupações com aquecimento ou A/C. Conseguimos ir de Lisboa ao Porto de uma tirada. :dance:
Dá que pensar. Lá para Novembro mas com equipamento premium.
"Stay Hungry, Stay Foolish"

Responder

Voltar para “Hyundai”