Ioniq PHEV
Enviado: 10 ago 2018, 18:12
Ainda é curta a minha experiência com o carro, até porque nem é meu e já vai fazer oito anos que não compro nada que não seja puramente eléctrico. Mas pelo que pude apreciar e se esquecer-mos o facto de que ainda queima petróleo, esta é uma excelente proposta para quem ainda tenha medo (ou a vida profissional não permita), de se aventurar num carro totalmente eléctrico.
Quanto ao modelo em si gosto da qualidade de acabamento e de todos os gadgets que o carro tem; por 41000 vem muito bem equipado, rivalizando quase com o meu model X ! sim é verdade, a Hyundai já conseguiu por neste carro um "autopilot" (LKAS) muito básico e pouco fiável,mas que não deixa de ser uma boa ajuda à condução.
Fiquei surpreendido com a capacidade de rolar em modo EV mesmo em auto estrada, algo que até os vendedores me garantiram não ser possível ; enquanto houver bateria ele mantém-se eléctrico. Pena que a bateria não tenha mais capacidade, mas não é difícil passar os 50kms de autonomia eléctrica. Quanto a consumos, depende de uma miriade de factores mas sem grande esforço consigo 1,8 l em percurso de cidade, até 3l em AE.
Algo que francamente não gostei, é do carregador que aplicaram no carro: é muito, muito lento, para uma bateria de 15Kw precisa de 3h e tal para carregar. Para além disso aconselham a carregar a 100% o que me parece um contra senso, mas talvez tenha algum sistema de proteção nas baterias que desconheço: se calhar estes 100% são na realidade 80%....
A passagem do modo eléctrico para o térmico é quase imperceptível, e mal carrega um pouco a bateria, o motor térmico cala-se para deixar o elétrico assumir a viagem.
Tem um modo sport, que francamente não percebo para que serve; quando acionado liga o motor térmico para tornar o carro mais desportivo.!? Se a ideia é não poluir para que serve este modo sport? provavelmente para os inúmeros petrol heads que por aí ainda andam.
Parabéns à Hyundai que com este modelo criou uma escolha muito interessante, a começar pelo exclusivamente eléctrico, e cujos relatos neste forum bem confirmam, passando por esta boa escolha no modelo PHEV, pelo menos para alguns...
Quanto ao modelo em si gosto da qualidade de acabamento e de todos os gadgets que o carro tem; por 41000 vem muito bem equipado, rivalizando quase com o meu model X ! sim é verdade, a Hyundai já conseguiu por neste carro um "autopilot" (LKAS) muito básico e pouco fiável,mas que não deixa de ser uma boa ajuda à condução.
Fiquei surpreendido com a capacidade de rolar em modo EV mesmo em auto estrada, algo que até os vendedores me garantiram não ser possível ; enquanto houver bateria ele mantém-se eléctrico. Pena que a bateria não tenha mais capacidade, mas não é difícil passar os 50kms de autonomia eléctrica. Quanto a consumos, depende de uma miriade de factores mas sem grande esforço consigo 1,8 l em percurso de cidade, até 3l em AE.
Algo que francamente não gostei, é do carregador que aplicaram no carro: é muito, muito lento, para uma bateria de 15Kw precisa de 3h e tal para carregar. Para além disso aconselham a carregar a 100% o que me parece um contra senso, mas talvez tenha algum sistema de proteção nas baterias que desconheço: se calhar estes 100% são na realidade 80%....
A passagem do modo eléctrico para o térmico é quase imperceptível, e mal carrega um pouco a bateria, o motor térmico cala-se para deixar o elétrico assumir a viagem.
Tem um modo sport, que francamente não percebo para que serve; quando acionado liga o motor térmico para tornar o carro mais desportivo.!? Se a ideia é não poluir para que serve este modo sport? provavelmente para os inúmeros petrol heads que por aí ainda andam.
Parabéns à Hyundai que com este modelo criou uma escolha muito interessante, a começar pelo exclusivamente eléctrico, e cujos relatos neste forum bem confirmam, passando por esta boa escolha no modelo PHEV, pelo menos para alguns...