Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 14 out 2018, 19:38

E pronto!
Como é habitual com os carros, os problemas surgem sempre na parte eléctrica...

O problema surgiu ontem em Badajoz, no EIVE. Belo sítio, não é? O carro deixar de funcionar a 200km de casa, num país estrangeiro...

Estávamos ali, com o Nonnus, no parque de estacionamento, estava um PCR disponível com dois carros ligados. Por sugestão da minha mulher, encontrámos uma solução que era entrar com o carro em marcha atrás por trás de um pilar ficando atravessado nos lugares de estacionamento. Vimos com o Nonnus que o cabo chegava ali.

Começo a manobra, estou no corredor do parque de estacionamento, meto a marcha atrás... nada... o carro não saía de D. Tento P, nada. Travão de mão, nada. Só podia ficar a segurar o carro com o travão. Desliguei o carro e voltei a ligar, entrou em P. Mas nada de mudar para o R. Os botões das mudanças estavam totalmente inoperantes. Ficámos ali quase 30 minutos (há um registo no gráfico em baixo). Li o manual. Não havia luzes de aviso no tablier.... Pensei ligar para o apoio 24h da Hyundai... Pensei no tempo que demorariam a desenrascar-me.... Pensei que ia dormir em Badajoz, ainda bem que era sábado e não domingo. :(

Desconfiei da bateria de 12V. Retirei o ELM-327 logo... não parecia haver mais nada ligado. Nada... Depois de algum tempo com o motor a trabalhar (que carregaria a bateria), voltei a meter o ELM-327 e vi a tensão da bateria auxiliar nos 14, logo, estava em carregamento. Passou mais um minuto e de repente voltou a funcionar e estacionei no PCR.

Fiquei com a impressão de que o problema foi SoC demasiado baixo da bateria auxiliar. Tudo bem, com a CR ficaria tudo certo.

Perto das 18h decidimos voltar. As mudanças entraram normalmente. Paro em frente a uma máquina de pagamento para pagar o parque (4,40€ :? ) ... voltou a acontecer, não entrava o P. Esperei, voltou a funcionar. Paguei os 4,40€, entrou o R, voltou a não entrar o D.... E foi assim a viagem toda.... Isto é, geralmente não se metem mudanças, mas passámos no LIDL de Estremoz....

Associei esta situação a um consumo anormalmente alto. Eu cheguei a Badajoz nas lonas, apenas com 14% (depois do desfile, 10%). Ora, numa viagem de 198km, pela nacional, a 90km/h, eu esperava chegar com 20-25%. Resisti à tentação da velocidade e andei como se fosse um CI. No regresso, as médias estavam-me a parecer altas também.

Esta impressão pode ter sido errada, pode ter sido apenas uma questão de altitude. Porém, por segurança, em vez de fazer a viagem directo, desviei para o PCR de Évora. Novamente, problemas com as mudanças. O carro ficou meio de fora, porque encostámos ao PCR em R, mas o D já não entrava....

E assim continua. Hoje de manhã percebo que a luz da parte traseira do habitáculo está acesa. Esta luz não funciona, não está fundida, porque o problema é intermitente, mas na maior parte das vezes não funciona. É possível que os miúdos a tenham ligado e, por não ficar acesa, ninguém tenho visto. Seria possível que mesmo sem estar acesa consumisse? Seria ela a esgotar-me a bateria de 12V?

Desliguei, pareceu que o problema ficou bastante melhor. Fui a um supermercado, ok. Fui ao segundo supermercado, ko... E pronto, o problema é este, meter na garagem é um problema bicudo. Está melhor do que ontem, mas mantém-se.

Entretanto reparei que a luz vermelha que indica a mudança em que estou não se acende. Agora é mais fácil eu saber quando é que o botão da mudança vai responder. Está assim:

Imagem

E esta fotografia prova, no tablier vê-se que o carro está em D e vê-se que a luz vermelha não está acesa nos botões:

Imagem

Que devo fazer?
  • Devo usar o meu contacto no suporte técnico da Hyundai, para não ser simplesmente levar o carro a uma oficina?
  • Se calhar o melhor é usar a assistência 24h da Hyundai, não? Mais próprio, não incomodo o homem, e isto é um caso de ficar parado... Eu não posso ir para Lisboa e ficar no meio da rua para estacionar com o eléctrico atrás e os carros a apitar...
  • Devo ou não deixar o carro ligado à corrente durante a noite? Eu tenho 99% de bateria... é só por causa da bateria auxiliar...
Durante a viagem, pareceu-me que a bateria estava anormalmente nos 14V. Numa bateria de chumbo, 11.8V corresponde a 20% de SoC e 12.8V corresponde a 80%, isto em circuito aberto. Estes são os limiares entre os quais o Ioniq mantém a bateria. 14V ou coisa assim significa que a bateria está a carregar. Eu tenho ideia de que o ciclo de carregamento dura 20 a 30 minutos.

Tenho registos antigos:

Imagem

Em condução, o nível da bateria costuma estar mais nos 12 do que nos 14V:

Imagem

Embora em autoestrada, provavelmente com AC:

Imagem

Mesmo em Agosto, num registo de carregamento, vê-se o ciclo de carregamento da bateria auxiliar com uma duração normal:

Imagem

Ora, parece-me que ontem, no carregamento, o nível da aux ficou sempre nos 14V. Infelizmente, fiquei sem registo. Uso um telemóvel velho para fazer os registos... o problema é que o bluetooth/wifi está a funcionar mal... daí ter comprado outro...

Tenho o registo da viagem para Badajoz, estranhamente sempre nos 14V, uma vez que na primeira metade da viagem não precisámos de AC:

Imagem

Na viagem de regresso, não leio nada...

Imagem

Porém, no momento em que a falha se manifestou pela primeira vez, parece haver uma descida acelerada da tensão. No entanto, a tensão nunca desce abaixo do limiar de 11.8V que corresponde a 20% de SoC.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por leogrova » 14 out 2018, 20:16

Que má notícia Miguel.
Todos nós desejamos não ter problemas destes nos nossos carros.
Desejo que não seja nada complicado e que se resolva rápido.
Que chatice!
Última edição por leogrova em 15 out 2018, 10:09, editado 1 vez no total.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por jfr2006 » 14 out 2018, 21:40

Permite-me discordar numa coisa: a maior parte dos problemas nos carros é electrómecanica e a parte que falha é mecânica.

Dito isto, boa sorte na resolução do problema

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por mjr » 14 out 2018, 22:00

Assim de repente eu diria que o problema é um conetor mal encaixado que por vezes dá contacto e por vezes não. Isso explicaria o porquê da luz não acender no seletor de direção. A tensão da bateria parece estar ótima.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 14 out 2018, 22:03

MRider Escreveu:
14 out 2018, 20:29
Não fale de um carro eléctrico como se fosse um CI. Não faz sentido.
Motor a trabalhar? Meter mudanças?

Posto isto verifique os fusível, verifique a tensão da bateria. Se estiver tudo ok é melhor levar a marca.
Não me leve a mal. É brincadeira. Gosto de atestar a bateria e ver quanto gastei em gasolina. Quanto a "meter mudanças" nem sei que expressão utilizar. Tenho de meter a marcha à frente, a marcha atrás e o P.

jfr2006, "a parte eléctrica" num carro eléctrico, também era brincadeira.

Quanto à tensão da bateria, estão ali os gráficos. Os fusíveis, num problema intermitente...

Claro que vai para a Hyundai, só havia dúvida no como. Agora já não há grande dúvida. Esteve cá um reboque enviado pela Hyundai. O carro está pior, não meteu mudança nenhuma e vai ser rebocado amanhã da garagem.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 14 out 2018, 22:11

mjr Escreveu:
14 out 2018, 22:00
Assim de repente eu diria que o problema é um conetor mal encaixado que por vezes dá contacto e por vezes não. Isso explicaria o porquê da luz não acender no seletor de direção. A tensão da bateria parece estar ótima.
Pois, também tenho pensado nisso e em como é difícil escolher fichas boas num projecto novo. Além da luz vermelha, as letras são iluminadas, e numa daquelas fotos não estão.
O frustrante é que essa ficha deve estar por trás de não sei quantas peças de plástico.
leogrova Escreveu:
14 out 2018, 20:16
Que má notícia Miguel.
Todos nós desejamos não ter problemas destes nos nossos carros.
Nada de grave, tenho confiança que vai ficar tudo bem. Desde que encaixem bem todas as peças que desmontarem... Tenho a certeza de que a Hyundai vai fazer tudo para o incómodo ser o menor possível. Infelizmente, temo que não me emprestem um eléctrico...

Agora que é uma grande chatice, vai ser um grande atraso, perda de tempo, e mais uma instância na estatística de "visitas não planeadas à oficina", vai...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por Filipe » 15 out 2018, 00:24

Dá a impressão de haver um curto-circuito intermitente, que leva a bateria dos 12v a descarregar, acabando por provocar a perda
da possibilidade de ligar a bateria de tração, sendo isso mostrado através da impossibilidade de " meter as mudanças ". :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 15 out 2018, 00:40

Mas a bateria de tracção está ligada. Aliás, a primeira vez que me aconteceu, eu estava em D e tentei meter R e não dava. Ou seja, eu conseguia andar para a frente. Na altura até me senti atrapalhado porque me parecia que tinha de segurar o carro com o pé no travão (com os nervos, não me lembrei logo do Auto-Hold, e de desligar o carro).

Mas eu diria mais: e que tal esse curto circuito intermitente ser a lâmpada da parte de trás do habitáculo? Então, a história podia ser: os meninos, mal comportados, ligam a luz, que não acende como habitualmente, e eu não vejo. Porém, descarrega a bateria...

Embora os valores de tensão estejam no normal, o gráfico do acontecimento, das 15:05 às 15:27, tem um momento de carregamento (14.5V) depois desce para 13V e a seguir uma queda bastante acentuada...

Mais engraçado: infelizmente, parece que meter o ELM-327 tem influência. Isto é, parece-me que meto o ELM-327 ajuda, e passados uns segundos o selector funciona. Hoje fui ao supermercado sem problemas com aquilo metido.

Quando cá esteve o reboque, eu tinha tirado o ELM-327 :oops: Não consegui tirar o carro da garagem... Nada feito, deixei o carro com o motor a trabalhar na garagem uma hora, voltei lá abaixo, nada feito. Há pouco, desesperado por tirar o carro da garagem (meter uma pickup na garagem para me tirarem o carro pode provocar danos...), arrisquei a minha impressão e meti o ELM-327.... passados uns segundos o selector funcionou, e felizmente o carro já está na rua.

Tipo... o ELM-327 descarrega ligeiramente a bateria e desencadeia o ciclo de carregamento...?

Enfim... já preparei um email com todos os detalhes para entregar amanhã. Convém ir tudo sempre por escrito. Não envio para o tipo do suporte técnico porque se eu entregar o email na recepção vai parar a ele na mesma, como aconteceu da outra vez, e escuso de abusar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por Filipe » 15 out 2018, 01:41

Quando evoquei o curto, foi precisamente pela descrição do problema relacionado com a luz do habitáculo, por outro lado também já reparei
que quando se está a usar o OBD, existem uns relés algures que de vez em quando funcionam, não sei exatamente do que se trata, mas (nos
Leaf´s, 24 mk1 e 40Kw) acontece, e gastam alguma corrente, desaparecendo quando se desliga o OBD.
Já me aconteceu ficar sem acesso á bateria de tração (o Leaf não ligava) devido á descarga da bateria de 12v, razão pela qual agora desligo
sempre o OBD.(mesmo sem ter a certeza se está relacionado, mas por enquanto não me voltou a acontecer) :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por BrunoAlves » 15 out 2018, 06:01

Chatice... :(
Esperemos que resolvam o problema rapidamente.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Hyundai”