Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 15 out 2018, 08:33

Mais uma vez, tive de meter o ELM-327 para conseguir meter o N enquanto espero o reboque. Dá-me arrepios pensar que o tipo de ontem estava disposto a rebocar em P. Travão de mão solto, direcção solta, pode rebocar...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por Erbium » 15 out 2018, 09:14

Tiraste a lâmpada que está com problemas do casquilho mesmo? Com ela cá fora acabas com as dúvidas...
Parece-me que será algo na bateria de 12v.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por noway » 15 out 2018, 09:26

Que azar!

Sim, a bateria de 28kWh é mesmo só para a tracção.... e para carregar a bateria de 12V. Deve ser só isso...

Uma coisa que me avisaram no stand da Nissan é o de usar SEMPRE o número da Nissan quando for necessário rebocar o carro por qualquer motivo, em detrimento do número da seguradora, pois os reboques não sabem transportar veículos eléctricos. No caso do novo Leaf há a possibilidade de elevar a suspensão traseira quando este é rebocado pelas rodas da frente (as duas tampas são visiveis no interior da bagageira).
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por Nonnus » 15 out 2018, 11:10

noway Escreveu:
15 out 2018, 09:26
Que azar!

Sim, a bateria de 28kWh é mesmo só para a tracção.... e para carregar a bateria de 12V. Deve ser só isso...

Uma coisa que me avisaram no stand da Nissan é o de usar SEMPRE o número da Nissan quando for necessário rebocar o carro por qualquer motivo, em detrimento do número da seguradora, pois os reboques não sabem transportar veículos eléctricos. No caso do novo Leaf há a possibilidade de elevar a suspensão traseira quando este é rebocado pelas rodas da frente (as duas tampas são visiveis no interior da bagageira).
Quem te disse isso foi só para se armar. Eu já usei o serviço de reboque da Nissan e vem um reboque "normal", o mesmo que as seguradoras usam, alias era o primeiro eléctrico que o rapaz ia rebocar, portanto estas a ver o conhecimento que ele tinha.

No caso do Leaf o travão eléctrico destrava mesmo não havendo carga na bateria de tracção.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por noway » 15 out 2018, 11:53

Mas o tipo disse-me que a Nissan dá algumas instruções extra ao reboque. Digamos que o reboque é o habitual, mas com um "briefing" prévio.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por Nonnus » 15 out 2018, 14:16

Sabes como é que diz o outro? Bullshit... conversa de vendedor.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
aaasilva
Mensagens: 56
Registado: 25 jun 2018, 23:34
Data de fabrico: 15 jun 2017
Capacidade bateria: 28kWh

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por aaasilva » 15 out 2018, 20:09

Miguel, espero que o problema a se resolva e que seja só mesmo encaixe.
Aventuras... :(
"Stay Hungry, Stay Foolish"

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 15 out 2018, 23:29

Nonnus Escreveu:
15 out 2018, 11:10
noway Escreveu:
15 out 2018, 09:26
Uma coisa que me avisaram no stand da Nissan é o de usar SEMPRE o número da Nissan quando for necessário rebocar o carro por qualquer motivo, em detrimento do número da seguradora, pois os reboques não sabem transportar veículos eléctricos. No caso do novo Leaf há a possibilidade de elevar a suspensão traseira quando este é rebocado pelas rodas da frente (as duas tampas são visiveis no interior da bagageira).
Quem te disse isso foi só para se armar. Eu já usei o serviço de reboque da Nissan e vem um reboque "normal", o mesmo que as seguradoras usam, alias era o primeiro eléctrico que o rapaz ia rebocar, portanto estas a ver o conhecimento que ele tinha.

No caso do Leaf o travão eléctrico destrava mesmo não havendo carga na bateria de tracção.
Também me contou essa o meu colega do Smart ED. Nem me passou pela cabeça usar outra coisa que não a assistência Hyundai, tratando-se de uma avaria em garantia. Realmente, veio um reboque normal, veio pelo ACP (mas nem era amarelo, foi chamado pelo ACP). Ou seja, Hyundai chama ACP, ACP chama reboque normal. Sim, eles falam ao telefone uns com os outros. Mas se não estivermos atentos...

E o problema não é só o travão de estacionamento. O carro tem de estar em N. Ele teria rebocado em P... Como disse o tipo na recepção da oficina da Hyundai, "era até partir". Disseram-me que vão entrar em contacto com o ACP, porque isso não pode ser. O carro teria de ser levantado com uma grua. Coisa que, aliás, se tivesse ficado na garagem seria impossível.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 15 out 2018, 23:38

O Preço da Dignidade

Mas não pensem que o António foi de reboque. O primeiro reboque que me telefonou de manhã, estava apenas a 10 minutos, mas desapareceu. Depois telefona-me outro do Pinhal Novo. Ora, eu tinha conseguido meter em N para rebocar.... conseguia também pôr D e achei que o melhor era evitar o reboque.

Foi para a oficina, mas pelo próprio pé, com dignidade! Ei-lo sozinho na segunda circular (após o troço cortado ao trânsito graças ao NAV com trânsito em tempo real) e a entrar na oficina.

Imagem

Imagem

E também a prova de que há mais de nós. Além deste novinho sem matrícula, o técnico dos EVs da Hyundai tinha-se deslocado a um porto para desembarcar outro EV.

Imagem

Mas a que preço?

Primeiro balde de água fria com a Hyundai. Se o carro tivesse entrado de reboque na oficina teria direito a veículo de substituição, de acordo com o contrato de assistência Hyundai 24h. A oficina recebeu o fax via ACP, estavam prontos para me receber. Porém, como entrou a andar, não era um caso de assistência Hyundai 24h não tinha direito a veículo de substituição!!! Pasmem-se!

Eu gozei e disse que o punha à porta e chamava outra vez o reboque. Claro que não o fiz. Naturalmente, deixei o carro ali parado e disse "agora tirem-no dali". Claro que não o conseguiram tirar.

Enfim... já me emprestaram carros à borla por causa de uma revisão (em Setúbal). Enfim, ao fim da tarde pedi um carro e pronto.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 15 out 2018, 23:56

Resolução

Quando o técnico de EVs da Hyundai ficou disponível, a resolução foi simples. Foi desligar a bateria de 12V e voltar a ligar. Após esta operação, o selector de mudanças passou a funcionar normalmente. Não estou a falar de uma reinicialização das memórias estáticas, ficar 5 ou 30 minutos com a bateria desligada, foi mesmo um simples desliga e volta a ligar da bateria de 12V. O carro tinha registado um código de erro, sim, apesar de não ter havido luzes de aviso no painel.

Não encontro um smiley com orelhas de burro para pôr aqui...
MRider Escreveu:
14 out 2018, 20:29
Posto isto verifique os fusível, verifique a tensão da bateria. Se estiver tudo ok é melhor levar a marca.
Sim, isto teria sido suficiente. Eu achei que como estava a ter a medição da tensão da bateria de 12V via OBD, não precisava de mais. O tipo do reboque que cá esteve ontem à noite disse "eu podia medir...." mas com o carro na garagem não poderia fazer um encostão de bateria... ficou por aí...
Perguntei na oficina "se eu tivesse desligado a bateria de 12V ...?" e sim...

Causa desconhecida. Talvez um pico de corrente enquanto carregava. Aqui já não sei... Quanto à lâmpada do habitáculo, trocaram-na, pura e simplesmente, e eu já estava a ver a factura dentro do meu saquinho quando fui obrigado a dizer que a que lá estava, estava boa, não foi isso que eu pedi para verificar.

A ideia é que esse pico de corrente fez o carro entrar num modo de segurança, um modo de auto-protecção, tranca a bateria de alta voltagem e não mete mudanças.

Mas como é que era intermitente? A única hipótese que vejo é que quando eu metia o ELM-327, ele mesmo estando em modo de segurança, entrava noutro modo, tipo de diagnóstico ou de oficina, e deixava meter as mudanças após uns 30 segundos. Certo é que foi após meter o ELM-327 que o carro funcionou em Espanha, ontem à noite depois do desespero de não o conseguir tirar da garagem e hoje de manhã para meter o N. Nunca meteu uma mudança sem o ELM-327 lá metido.

Enfim. Ficam dúvidas. Mas é certo que é um modo do carro, não é um funcionamento de falha aleatória. Eu pedi informação sobre o código de erro e sobre se tem registada a hora.

O carro ficou para amanhã porque precisam que esteja desligado 4h. Deve ser para medir a tensão da bateria auxiliar em repouso, e falaram num sensor também (tensão? calibração do voltímetro da bateria auxiliar?).

Amanhã vão testar bem em estrada, vão carregar o carro, e vão voltar a olhar para o problema da luz do habitáculo.

Para a próxima, colegas de Ioniq: desliguem sempre a bateria de 12V e voltem a ligar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”