Hyundai Nexo fuel cell

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Responder
ramscosta
Mensagens: 82
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Hyundai Nexo fuel cell

Mensagem por ramscosta » 05 nov 2018, 22:36

Boas.

Deixo aqui mais uma info de viaturas a hidrogénio.

http://exameinformatica.sapo.pt/mobilid ... -em-direto

Tenho a ideia que a Toyota ia lançar algo em 2019

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Hyundai Nexo fuel cell

Mensagem por jpedromr » 05 nov 2018, 23:24

Há quem defenda que é o futuro e não os elétricos, tal como se pensa.

Do que estudei sobre estas tecnologias na faculdade, tendo em conta a tecnologia que havia na altura e a menos que muita coisa mude acho que vou fugir destes carros! :lol:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Nexo fuel cell

Mensagem por BrunoAlves » 06 nov 2018, 00:25

Para mim o problema maior da tecnologia actual é que virtualmente TODO o hidrogénio que se produz é produzido a partir de petróleo e não da água como tanto se apregoa.
Mesmo assim é caro (além de não haver em sítio praticamente nenhum), se fosse a partir da electrólise da água custava muitas vezes mais :(

Eu acho que isto virá a ser solução para transporte de longo curso, acho mesmo. Para ligeiros, meh :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Hyundai Nexo fuel cell

Mensagem por HellMaster » 06 nov 2018, 17:14

Ainda há umas semanas vi uma notícia/documentário num canal qualquer do cabo a apregoar que fuel cell era o futuro e a 8ª maravilha do mundo, e que estava a ser implementada em comboios para um futuro mais verde.

Era baseada nesta: https://www.cnbc.com/2018/09/17/worlds- ... rvice.html, mas era em português.

Claro que o destaque era que esta sim, era a tecnologia revolucionária, que iria dominar... esqueceram-se foi de acrescentar o que está no último parágrafo da notícia que coloquei no link... "É uma alternativa para os diesel, especialmente em zonas sem electrificação, uma vez que em zonas electrificadas, é muito mais económico usar eléctricos.

Com os automóveis será similar... como alternativa ao Diesel, é muito mais ecológico. Como alternativa ao eléctrico... até que me demonstrem que é mais ecológico e eficiente usar electricidade para produzir hidrogénio para as fuel cell, do que usar directamente nos carros... vou pela alternativa mais directa, e logo mais acessível em larga escala.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Hyundai Nexo fuel cell

Mensagem por OCasal » 06 nov 2018, 19:05

Estive recentemente na exposição de veículo elétricos do Porto e tive oportunidade de falar com alguns dos "gurus" deste setor.

A evolução do hidrogénio seria o caminho mais simples para as marcas tradicionais de automóveis e para as gasolineiras que, com a introdução do hidrogénio não teriam de fazer grandes adaptações no seu modelo de negócio. Se por um lado para as gasolineiras era só acrescentar/disponibilizar mais um produto para abastecer o automóvel, para as marcas automóveis mantinha-se a dependência duma mecânica com varias peças de desgaste e com necessidade de substituição periódica, que as próprias produzem. Lembre-se que as marcas tradicionais de automóveis nunca foram produtoras de baterias!

A meu ver tem sido dado tempo para uma mudança harmoniosa de tecnologia. A evolução das baterias e a progressiva mudança de paradigma na mobilidade, cada vez mais elétrica, vai fazer prevalecer a tecnologia dos carros a bateria, mas só o tempo e os interesses o dirão!

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Hyundai Nexo fuel cell

Mensagem por rnlcarlov » 06 nov 2018, 19:22

Quando esteve cá o barco a hidrogénio, fui a uma talk onde estiveram presentes pessoas ligadas ao hidrogénio. A visão da maioria delas não ia para utilização em ligeiros, mais sim para pesados (mais especificamente barcos), e como forma de armazenamento de energia para articular com o crescimento da produção elétrica renovável intermitente.

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Hyundai Nexo fuel cell

Mensagem por jpedromr » 06 nov 2018, 20:45

Do que estudei as implicações do hidrogénio são:
- Poluição na sua produção - Há bastante necessidade de energia para o produzir, etc etc
- Dificuldades no armazenamento e perigos do mesmo - Do que me recordo são pressões altissimas, tanques pesados para meia dúzia de kg de hidrogénio, etc
- Sensibilidade das células - Isto é, se o hidrogénio não for mesmo puro há bastante "degradação" das pilhas
- Custo dos equipamentos - Tal como nos VE acredito que com o aumento da procura também haja diminuição dos preços

Do que me recordo era isto. Claro que entretanto houve bastante evolução, apesar de isto não ter sido há muito tempo.

Das poucas vantagens indicadas era mesmo a questão do abastecimento ser bastante mais rápido.

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Hyundai Nexo fuel cell

Mensagem por leogrova » 07 nov 2018, 11:38

Eu, genericamente concordando com o que li acima, penso que é difícil prever a evolução da mobilidade. Se por um lado, podem acontecer avanços tecnológicos fracturantes, também é verdade que a sua implementação estará sempre subjugada aos poderes económicos.
Dito isto, continuo a achar no mínimo estranho, que tanto Toyota como Hyundai estejam alinhados nesta questão do hidrogénio - é que com humildade, temos que admitir que eles saberão mais do que nós sobre o tema.

Os próximos 5 anos serão muito interessantes de seguir.

Responder

Voltar para “Hyundai”