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Ioniq e os PCR com potência limitada

Enviado: 08 nov 2018, 23:45
por BrunoAlves
A questão voltou hoje a surgir no FB, lembrei-me de criar este tópico para podermos documentar melhor a "coisa".

Nos PCR que têm potência limitada (só parece acontecer nos Efacec, mas não há muitos outros por cá, e limitados também), o Ioniq não se comporta correctamente. Não é claro que seja do posto ou do carro porque o argumento dá para os 2 lados:
- argumento do posto: os outros carros carregam lá todos bem
- argumento do carro: noutros PCR limitados o carro aparentemente porta-se bem (o migle carregou num DBT "capado" em Espanha e não houve qualquer problema, vi vários relatos em Inglaterra ioniq a carregar em postos que não têm mais de 30kW).
Parece também ser só problema com o ioniq, o Sérgio Magno carregou um Kauai num dos postos que vou mencionar à frente.

Posto1: PCR Prio em Coimbra. Este é o posto mais limitado que conheço e não é só a limitação da potência, é também da própria instalação. A protecção térmica do posto está tão justa que caso o carro não respeite o limite anunciado pelo posto - e o ioniq não respeita - esta dispara e o posto fica mesmo desligado.
Eu desliguei este PCR 2x quando comprei o carro (fui lá para experimentar a CR), na discussão que se levantou no FB na altura surgiu um outro ioniq que também já o tinha desligado.
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 518515649/
Numa outra discussão apareceu ainda outro utilizador
Coimbra.jpg
Coimbra.jpg (35.44 KiB) Visto 5157 vezes
Só voltei a este PCR depois de ter OBD e vi claramente os 125A a entrar no carro, quando toda a gente não tira de lá mais de ~~90A. Claro que interrompi a carga antes de voltar a disparar o térmico (das outras vezes ainda demorou uns 5min). Já lá não vou há quase 1 ano, não sei se continua na mesma ou não.

Posto2: PCR Mobiletric Porto, Av. França. Todos os PCR Mobiletric instalados na fase piloto estavam com potência limitada aos ~~39kW (provavelmente ainda estão), mas o ioniq puxava alegremente os 125A. Como a protecção térmica neste posto não estará justa (deve ter sido instalado com cabos à séria ao contrário do de Coimbra) consegui carregar sem problemas.
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 3369484697
Imagem
Nos mesmos comentários confirmava-se que ninguém puxa mais de 95A. Isto já foi há mais de um ano.

Posto3: PCR de Leiria. Já carreguei (várias vezes!) neste posto a 125A/50kW, mas nessa altura não permitia carregamento simultâneo. Ou seja, ao contrário dos Mobiletric, tem disponíveis os 50kW, tal como a maioria dos postos de auto-estrada. Recentemente, o posto foi alterado para permitir carregamento simultâneo mas, em vez de ter 50kW para DC e 43kW para AC, tem 50kW que balanceia entre as tomadas. Claro que, se não estiver ninguém em AC, o DC deve ter os 50kW.
A minha experiência há coisa de 1 mês: não passei de 90A/33kW e naturalmente que estava sozinho.
viewtopic.php?f=79&t=6902&start=250#p111774
Tópico do FB de hoje:
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 020648494/
Nessa discussão do FB o Sérgio Magno confirma que carregou lá o Kauai ontem a 49kW.

Como as coisas mudam. Antes carregava a 50kW onde outros não passavam de 33kW, agora é ao contrário :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: Ioniq e os PCR com potência limitada

Enviado: 08 nov 2018, 23:49
por migle
Lá da Hyundai dizem que é "os PCRs da Prio" mas pelos vistos tu já reuniste melhor a informação que eles.

Re: Ioniq e os PCR com potência limitada

Enviado: 08 nov 2018, 23:52
por BrunoAlves
Claro. Eu ando com um carro eléctrico e eles não :lol: :lol: :lol:

Re: Ioniq e os PCR com potência limitada

Enviado: 09 nov 2018, 00:03
por migle
É verdade... O tipo vai para Gaia todas as semanas. Dizia que po isso, para ele "não dava"... Realmente não conhecem a capacidade do carro. Agora com o Kauai isso deve mudar...

Re: Ioniq e os PCR com potência limitada

Enviado: 09 nov 2018, 00:31
por frankesousa
BrunoAlves Escreveu:
08 nov 2018, 23:52
migle Escreveu:
09 nov 2018, 00:03
Desculpem meter-me nas conversas dos Ioniq :mrgreen: (já que tenho um Leaf) mas o que vos parece deste assunto das potências limitadas (não para os Ioniq que parece que até derretem o posto :mrgreen: ) nos postos pagos ao minuto?
Eu fiquei um bocado "irritado" com isso e reclamei fortemente com o OPC/ MobiE e obtive uma resposta bastante, digamos, positiva.
Se quiserem e poderem dar uma vista de olhos sobre as respostas que obtive vejam aqui:
viewtopic.php?f=29&t=7442&start=680#p114525

migle Escreveu:
09 nov 2018, 00:03
EDIT: Caraças!! Foste rápido. Estava eu aqui a escrever isto e tu já a comentar o meu post. :D :D

Re: Ioniq e os PCR com potência limitada

Enviado: 09 nov 2018, 10:56
por jfr2006
Numa de maldade, vocês dos Ioniq podiam fazer o serviço à comunidade:

-Carregar nesses postos até eles irem abaixo, para tentar forçar esses OPC a mudarem a potência para o valor correcto :lol:

Re: Ioniq e os PCR com potência limitada

Enviado: 09 nov 2018, 11:10
por migle
A ligação entre o PCR e a bateria do carro é demasiado promíscua. O risco de danos é demasiado grande.

Re: Ioniq e os PCR com potência limitada

Enviado: 09 nov 2018, 18:52
por pemifer
Só para baralhar ainda mais a discussão...
O PCR mais antigo da Av.França tem preço (Valor Variável (€/min): 0,052) inferior ao mais novo (Valor Variável (€/min): 0,098).
Será isto um sinal que a própria Mobiletric reconhece que há diferença de potência?

https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -de-franca
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -de-franca

Re: Ioniq e os PCR com potência limitada

Enviado: 09 nov 2018, 20:03
por BrunoAlves
Não, em princípio é porque o antigo foi oferecido pelos fundos comunitários e o novo já foi pago por eles.
Mas isso não dirá respeito a este tópico, desculpa preferia tentar manter este tópico focado ;)

Re: Ioniq e os PCR com potência limitada

Enviado: 11 nov 2018, 00:58
por leogrova
Recentemente senti na pele o efeito de um PCR que eventualmente não estará a debitar os 50kwh (pelo menos ao modelo Ioniq, não estará, visto que outros proprietários se queixaram do mesmo)- o PCR da área de serviço de Leiria (sentido sul - norte).
O Ioniq costuma demorar aproximadamente 30m a atingir os 94% de carga (costumo entregar o carro aos cuidados do PCR com aproximadamente 20% de SoC); no PCR de Leiria, demorou 45m! Mais 15m (+50% de tempo)para chegar aos 94%.