Diário de bordo do Hyôiô

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 30 jul 2019, 18:07

Parece que há mesmo qualquer problema com o carregamento. Ontem à noite não consegui carregar em nenhuma das tomadas do LSB-135 e hoje de tarde também não consegui carregar no LSB-48 (Alcântara). Mas carreguei noutro dia no LSB-144 (Av. Berlim). Parece-me que estou a conseguir carregar nos postos que pedem PIN, mas não nos de software novo está a falhar muito, embora tenha conseguido carregar no de Santa Apolónia (que não pede PIN).

Nos leafs sei que se pode limpar DTCs que pode ajudar em casos de problemas no carregamento. No Ioniq não sei.
Pode também ser do cabo, embora me pareça estranho, pois permite carregamentos nalguns postos, logo a energia passa.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 01 ago 2019, 12:59

Lembrei-me que o Torque era capaz de conseguir ler a apagar DTCs. E consegue
Apareceram-me dois erros, um deles com o código P1CF6, que após pesquisar econtrei que está associado ao carregamento nos Kia Soul EV. Dado que a Kia tem muita coisa semelhante à Hyundai, provavelmente também está relacionado com o carregamento.

Limpei os DTCs e ontem já consegui carregar num posto que não me estava a aceitar cargas com a Manecas (o de Santa Apolónia).

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 02 ago 2019, 22:33

Pelos vistos a história dos carregamentos ainda não está bem resolvida. Hoje tentei carregar no IKEA de Loures, mas no posto mais antigo (que são só duas tomadas). Parecia que iniciava a carga, mas logo a seguir indicava carga suspensa e ficava o led a piscar azul. :think:

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por mafgod » 02 ago 2019, 23:06

Se era o do lado esquerdo é normal :)
Já está assim há uns dias.
Parece que inicia, mas não.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 03 ago 2019, 07:52

mafgod Escreveu:
02 ago 2019, 23:06
Se era o do lado esquerdo é normal :)
Já está assim há uns dias.
Parece que inicia, mas não.
Com o EVSE carreguei normalmente.

Mas adivinhem o que aconteceu à noite, no mobie da rua de Santa Apolónia? Voltou a não carregar com cabo Mennekes :roll:
Lá vou ver se lá estão os DTCs novamente....

Bem, mas por agora não me vou ralar mais com isso, pois tenho maiores peixes para pescar. Saio hoje rumo a Nerja, onde continuo sem ter um ponto de carga no destino. Só a 16km de distância uma tomada e a 50 um PCR. :lol:

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por mafgod » 03 ago 2019, 10:10

Como carregas com o evse num posto de carga com tomada mennekes?

Avatar do Utilizador
vitocril
Mensagens: 138
Registado: 10 mai 2017, 22:22
Data de fabrico: 01 set 2015
Capacidade bateria: 42,3 Ah

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por vitocril » 03 ago 2019, 12:21

:?: e
mafgod Escreveu:
03 ago 2019, 10:10
Como carregas com o evse num posto de carga com tomada mennekes?
pois, também gostava de saber🤔

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 03 ago 2019, 12:41

Há um adaptador mennekes para CEE16 que a malta das motas (sobretudo) usa. Julgo que seja esse.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 04 ago 2019, 21:45

BrunoAlves Escreveu:
03 ago 2019, 12:41
Há um adaptador mennekes para CEE16 que a malta das motas (sobretudo) usa. Julgo que seja esse.
Exacto. Mas por acaso desta vez não havia DTCs.... Cada vez percebo menos. Parece que carro joga aos dados com uns postos e é certo com outros.

Por agora estou longe da mobile, pois vim para Nerja. Saí no Sábado, e para evitar as filas nos pcrs e no caminho do Algarve, usei uma rota diferente, por Évora. Saí de casa e pus CC a 120km/h no caminho até Évora onde cheguei com 30% é uma média de 14.5kWh/100.
O PCR estava livre (e com o botão de emergência pressionado), e carreguei até 94%. Dali segui por nacionais passando por Reguengos, Amareleja e Barrancos (onde almocei), atravessado a fronteira e seguindo na direção de Aroche e depois Aracena, onde cheguei com 16% após 181km com uma média de 12.3 kWh/100.
A cidade de Aracena tem dois pcrs lado a lado, um com 3 mangueiras e outro com 2. De utilização gratuita até ao final do mês. Espanha a dar cartas :D
Imagem

Carreguei até 91% e segui para Alcalá de Guaraira, perto de Sevilha, que custava de uns 100km. Dada a elevação de Aracena, cheguei a ter médias de 7kwh/100, mas com AE no final ficou em 9.5.
No hotel Oromana ficou a carregar durante a noite (já estão habituados a ter pessoas com VEs a passar por ali. No dia seguinte fica o trajecto mais desafiante. 200km até Málaga, com uma serra pelo meio. O abetterrouteplanner simulou-me que indo a 90km/h conseguia chegar ao cume da serra com 15% e daí era quase sempre a descer, prevendo 11% à chegada.
Na realidade ao chegar ao cume da serra tinha 29% (embora metade do caminho sem A/C ligado) e cheguei ao PCR com 28% (1% gasto para cerca de 30km :o )
Dos três pcrs de Málaga usei o da estação de comboios, que é o mais barato (e lento, a 25kw). Uma vez que precisava de almoçar, tempo não era problema. Até estive mais 18 min na manecas para ir aos 100%. Usei a APP do electromaps, e tive o estacionamento de borla.
Até Nerja foram ~50km, e fiz parte junto ao mar. Cheguei com 82%. Tinha conseguido vir directo sem carregar em Málaga! Máquina do demo! Agora não tenho é carga aqui, por isso vai ser uma gestão complicadita.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por migle » 04 ago 2019, 22:10

Bestial!
E eu que tinha algum medo de ir até Málaga por causa da subida aos 800m. Afinal vai mais longe.

Qual foi o caminho? Foi a nacional em direcção a Marbella ou foi a A-92? O PCR foi activado pela app do electromaps? Ou levaste identificadores?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”