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Re: Diário de bordo do Hyôiô

Enviado: 30 jun 2019, 15:55
por rnlcarlov
Há umas noites arranhei o carro desde a frente até atrás ao raspar num carro que estava estacionado com a traseira muito saída para a a estrada, e não me apercebi que estava em rota de colisão até ouvir o barulho. Felizmente foi praticamente só tinta raspada, e como ainda tinha a tinta de retoque que tinha comprado quando me rasparam a traseira do carro, disfarçou-se tudo muito bem, apesar da extensão dos riscos.

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Enviado: 08 jul 2019, 15:56
por rnlcarlov
Este fim de semana fui fazer a visita anual a Braga. A ideia era fazer apenas uma paragem para carregar durante o caminho, tal como fiz anteriormente, apontado para uma velocidade 100km/h em autoestrada. Mas por motivos técnicos ao fim de alguns kms tive de meter o cruise control a 125km/h e fazer uma paragem em Santarém. Aproveitei a paragem para meter um bocadinho de carga, até para compensar pela maior velocidade (cheguei com 63% e saí com 80%). O trajecto até Coimbra foi feito na mesma velocidade, já que tinha carga de sobra e cheguei com 25%, logo mesmo sem a carga teria dado para chegar.
Mas ainda bem que o fiz, pois o PCR de Coimbra estava com problemas na carga DC. Como precisava de almoçar, deixei o carro a carregar em AC durante uma hora e uns minutos enquanto enchia o bucho (ainda bem que o OPC cobra ao kWh).

Saí de Coimbra com 50% e defini ir directamente a Antuã, com CC a 120km/h. Cheguei lá sem problemas e carreguei até 80%, que era mais que suficiente para ir até Guimarães, onde ia ficar alojado.
Infelizmente, como tive de mudar a reserva muita em cima da hora, já não consegui reservar num hotel perto do centro (e dos mobie), pelo que carregar exigia um pouco mais de planeamento. Enquanto ia passear a Guimarães pensei deixar o carro a carregar no posto ao pé da universidade (que na miio marcava livre). Infelizmente nos minutos entre ver a app e chegar já tinha sido ocupado. :evil: Só depois mais à hora de jantar é que mudei o carro para o posto à entrada do centro histórico e aí carregou um bocado. Mas também não era preciso muito pois no dia seguinte em Braga carregou tudo num pcn enquanto estive com a familia. Á noite ainda dei umas voltas e fui ver um pouco da noite branca de Guimarães, deixando o carro carregar até aos 95% num pcn.

No Domingo abalei para carregar na Figueira da Foz (já que Coimbra estava fora de questão), com CC às vezes a 110 e outras vezes a 120.
Ao fim destes 183km cheguei com 6% e pus a carregar no PCR sem problema e arranjei local para almoçar mesmo em frente, do outro lado da rua. Mas ao fim de um bocado estranhei não receber nenhuma notificação de fim de carga, e constatei que tinha havido mais um black-out da rede mobie e todos os PCRs estavam sem comunicação. Felizmente isso não interrompe a carga, agora se tivesse chegado uns 15min mais tarde :roll:
Da Figueira da Foz a Lisboa vim sempre a 100 na AE (194km) e cheguei a casa ao primeiro aviso de bateria fraca (13%).
Mais uma vez este carro mostra que com 28kWh se faz muito :D

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Enviado: 09 jul 2019, 10:37
por migle
rnlcarlov Escreveu:
08 jul 2019, 15:56
Mais uma vez este carro mostra que com 28kWh se faz muito :D
E com uma rede fiável... :(
Ah! Saudades de França... Andar sem planear onde vou parar...

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Enviado: 09 jul 2019, 12:19
por frankesousa
migle Escreveu:
09 jul 2019, 10:37
rnlcarlov Escreveu:
08 jul 2019, 15:56
Mais uma vez este carro mostra que com 28kWh se faz muito :D
E com uma rede fiável... :(
Ah! Saudades de França... Andar sem planear onde vou parar...
Só com tesla mesmo! Andar sem ter de planear não é possível tendo de depender de redes manhosas. Temos sempre de saber se temos o cartão, a APP, e não sei que mais para cada operador, etc.

Em portugal só existe um "operador" mas desliga a rede quando lhe dá na telha :doh: :doh:

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Enviado: 09 jul 2019, 20:44
por migle
frankesousa Escreveu:
09 jul 2019, 12:19
Temos sempre de saber se temos o cartão, a APP, e não sei que mais para cada operador, etc.
Em França, um cartão dá para todas as redes. Dos vários que há disponíveis (ChargeMap, IZIVIA, etc, etc). E também dão para carregar na Suiça, na Bélgica, no Luxemburgo e no norte de Itália. É mais do que podemos dizer dos nossos.

As apps não são prácticas. O principal motivo que me levou a adquirir um cartão em França foi que estava a perder um bocado de tempo a usar a app.

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Enviado: 25 jul 2019, 11:53
por rnlcarlov
No Domingo fiz uma viagem de um dia até Vila Nova de Milfontes, para visitar uns amigos e experimentar os PCNs que finalmente funcionam. É um trajecto que dá para fazer directo, mas uma vez que são postos de 3.7kW, o tempo que lá ia ficar não dava para encher a bateria completamente para
o regresso. Logo a ideia inicial era à ida carregar no PCR de Alcácer, e encher depois em Milfontes.
Só que 3 minutos antes de eu chegar ao PCR, pumba, posto ocupado por um i3. Desisti e resolvi carregar apenas no regresso. Fiz o trajecto casa-Alcácer com CC a 120km/h, depois abrandei e fiz 110 nos troços de autoestrada a 90 nas nacionais. Cheguei a Milfontes com 16%.

Após por o carro à carga uns 5 minutos o carregamento parou (luz vermelha na tomada). Voltei a iniciar carregamento e desta vez manteve-se, embora volta e meia eu fosse verificar pois o posto ainda não aparecia na rede mobie, daí não ter maneira de saber se ocorreria outra paragem.
Mais para o fim da tarde fiz-me à estrada com 73% na bateria. Como pensei que nunca chegaria a Lisboa com essa carga e teria obrigatoriamente de parar no PCR, não me preocupei muito com a velocidade (95 CC nas nacionais), e 120 na AE. Claro que num domingo à tarde o trânsito para Lisboa era grande, e o PCR estava ocupado com um Leaf40, logo toca de esperar. Mas pelo menos não tinha acabado de iniciar a carga como o i3. Os engarrafamentos que se seguiram até chegar a Lisboa é que também foram muito maçadores. Há muito muito tempo que não entrava em Lisboa num Domingo à tarde, e isto veio relembrar-me porquê.
E provavelmente nem precisava de ter parado no PCR se viesse um pouco mais devagar o tempo todo, já que gastei apenas 80% da carga.

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Enviado: 26 jul 2019, 15:51
por rnlcarlov
Esta história do carro volta e meia não querer carregar num posto com o cabo Mennekes baralha-me. É que se fosse sempre num posto x,y ou z ainda percebia. Era o posto que não estava bom. Agora postos onde eu carrego regularmente darem-me este problema de vez em quando é que me deixa :think:

Há dois dias foi no posto da rua da Cruz de Santa Apolónia, na tomada 2. Ligava o cabo e ficava apenas a piscar azul no posto.
Hoje, no IKEA de Loures, dava a mensagem "erro de ligacão" no visor e não iniciava a carga.
O que vai valendo é o EVSE+adaptador Mennekes, que nunca falha. Mas com a limitação do adaptador de só dar 16A. Tenho de começar a pensar em arranjar uma ficha Mennekes e um cabo mais grosso para poder carregar a 32A nos postos mais rápidos. Está visto que isto vai ser para continuar.

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Enviado: 26 jul 2019, 15:57
por mafgod
No IKEA de Loures há dois postos avariados.
Um deixa carregar uns 10min e desliga-se.
O outro parece que carrega mas não.

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Enviado: 26 jul 2019, 18:01
por rnlcarlov
Sim, sei que um deles se desliga às vezes, mas nem sempre. E é como digo, com o EVSE todos carregavam.

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Enviado: 28 jul 2019, 18:33
por rnlcarlov
Hoje, mais uma vez que não consegui carregar com o cabo Mennekes. Desta vez foi no posto ao pé do Tivoli Oriente. Passava o cartão e ficava um grande bocado a tentar detectar o carro até que por fim dava erro.

APR EVSE to the rescue, embora só a 3.6kW claro....