Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
smashermarques
Mensagens: 14
Registado: 10 fev 2019, 20:15
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por smashermarques » 12 fev 2019, 00:53

Boas,

Em princípio irei trocar um VW Polo 1.6 TDI de 95cv 2018 por um Nissan Leaf. Isto porque em menos de um ano já foram 35.000kms e o ritmo é em princípio para manter. Sendo que a maioria dos dias serão entre os 120 e os 170kms, repartidos entre AE e nacionais. (Guimarães - Porto)

Ora, pretendo carregar o carro na garagem do prédio (para a qual aguardo a certeza de ser possível ligar o quadro do meu apartamento a minha garagem).
Depois de ter a ligação feita vou precisar de uma WallBox certo. Ora com 120/170kms por dia vou precisar de carregar o carro todos os dias e de preferência a 100% para evitar surpresas.
Para isso o ideal será uma WallBox de 7.4 certo? Mas aí não posso ter problemas a nível de potência contratada? A EDP por vezes não permite mais que 6.9kva em prédios, pelo que me foi sendo dito...


Em relação à compra, já pedi uma cotação num stand e deram-me como “melhor preço de todos” 34.500€ para um N-Connecta com pintura metalizado como extra.
É de facto o “melhor preço” ou vale a pena ir dar uma volta a mais stands?

Desde já obrigado!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8548
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por mjr » 12 fev 2019, 12:38

Bem vindo!

Não penso ser absolutamente necessário ter os 7.2kVA.

Em 10 horas de bi-horário (22h-08h da manhã em ciclo semanal) a 16A (3,7kVA) dá para carregar 37kW.h. Com um consumo de 16kW.h/100km da tomada (valor típico) estes 37kW.h dão para 230km. Mesmo com consumos mais elevados dá sempre. Só em casos de urgências é que pode ser mais crítico carregar mais rápido. Por isso é recomendável que o EVSE seja regulável de modo a permitir colocar correntes mais altas. Mas não é necessário ir até aos 32A. 24A por exemplo já é substancialmente mais rápido que 16A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2069
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por jfr2006 » 12 fev 2019, 13:11

Não precisa necessariamente de usar os 7.4, nem o Leaf carrega a 7.4, mas sim a 6.6 no máximo.

Construí recentemente para um familiar com um Leaf 2.0 uma WallBox com a possibilidade de escolher entre 16, 20, 24 e 30A para corrente de carga e apesar de ele fazer por dia os mesmos kms que faz e às vezes até mais, costuma carregar sempre a 20A.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 266
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por noway » 12 fev 2019, 13:18

Parabéns pela decisão.

É como o mjr e jfr2006 dizem... não precisas de ir além dos 16A / 20A. A 20A já enches a bateria do Leaf 40 numa noite se chegares a casa com o SoC a 20%. Isto quer dizer que não precisas de ir além dos 6,9kVA no quadro eléctrico (30A). Normalmente o carro carrega durante a noite... ou seja... os 10A que sobram chegam e sobram para as necessidades da tua casa, mesmo com alguns aparelhos ligados ao mesmo tempo.

O importante é fazer chegar à tua garagem um cabo eléctrico com o mínimo de 6mm^2 de secção para teres isso preparado para carregares até aos 32A (idealmente secção 10mm^2).

Para a instalação de uma wallbox dá uma vista de olhos aqui, especialmente ser fores tu a fazê-la:
viewtopic.php?f=84&t=7483

Se em vez da comodidade de uma wallbox quiseres a flexibilidade de uma solução portátil, o pessoal tem falado bem destes (e os da ecowatt):
https://www.e-zencar.net/product/evse-32a/

O Apr está a trabalhar numa solução baseada no OpenEVSE, vai lá dar uma espreitadela e pergunta-lhe o preço:
viewtopic.php?f=78&t=7197&hilit=EVSE+inteligente
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 146
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 06 jun 2016
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por pedromgs » 12 fev 2019, 19:04

Mais um ve em Guimarães boa, o valor do carro acho elevado foi na jap3
Nissan Leaf 03/2017

smashermarques
Mensagens: 14
Registado: 10 fev 2019, 20:15
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por smashermarques » 12 fev 2019, 20:51

Obrigado pelas respostas!

Ainda não está decidido, mas primeiro tenho que aclarar todos estes detalhes.

O meu electricista também referiu que era util passar pelo menos 6mm^2 de secção, amanhã já vou confirmar. Tive agora a confirmar que do meu quadro (6º andar) ao rés do chão passa bem um cabo de 10mm ou mais. Daí para a garagem é que não deve passar tanto. É que no -1 existem apenas 2 focos de iluminação e uma luz de emergência... Mas amanha já confirmo...

Quanto aos A, realmente 24 já seria "bom". O meu medo resido mais em noite mais curtas de 4/5 horas que por vezes acontecem e por norma coincidem com dias longos (~200kms) logo a carga partiria de um nível mais baixo. Mas também terei na mesma um diesel em casa.
noway Escreveu:
12 fev 2019, 13:18
Se em vez da comodidade de uma wallbox quiseres a flexibilidade de uma solução portátil, o pessoal tem falado bem destes (e os da ecowatt):
https://www.e-zencar.net/product/evse-32a/

O Apr está a trabalhar numa solução baseada no OpenEVSE, vai lá dar uma espreitadela e pergunta-lhe o preço:
viewtopic.php?f=78&t=7197&hilit=EVSE+inteligente
Primeiro deixa-me dar-te os parabéns pelo teu post, grande guia para iniciantes no carregamento! Tivesse lido antes e não tinha escrito metade eheh
Fazes ideia do preço desses EVSE portáteis? Corrijam-me se estiver enganado mas isto permitiria-me ligar a "qualquer" ficha certo? Do que vejo é o que necessito, se calhar convinha era poder programar o tempo e inicio de carga. Há algum do género que permita?
Vou também enviar uma mensagem ao Apr porque parece interessante...
pedromgs Escreveu:
12 fev 2019, 19:04
Mais um ve em Guimarães boa, o valor do carro acho elevado foi na jap3
Sim, fui à JAP3. Sugeres outro concessionário? Também não "marralhei" nada... Mas daí perguntar..

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8548
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por mjr » 12 fev 2019, 22:26

O Leaf permite programar o início e o fim da carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

kony76
Mensagens: 417
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por kony76 » 13 fev 2019, 09:26

Eu tenho O EVSE da zencar e estou satisfeito com ele.
O preço pode variar conforme o que pretenderes. Ex: extensão do cabo, adaptadores, etc.
mas se fores lá ao site, entras em contacto com eles e vais negociando o que queres. Andam a rondar os 300€.

De momento só tenho shuko na garagem, pelo que não carrego a mais de 16A. Já falei com a empresa que fez toda a instalação eléctrica do prédio e vão-me preparar a garagem para poder carregar até os 32A, se bem que a potencia que tenho contratada é de 30A.

Seja como for, o que pretendo fazer é carregar, por norma, nos 20A. Vai chegar para quase todos os dias. Se em algum momento precisar de mais, vou até os 25A, mas será algo muito esporádico.

Já agora aproveito para fazer uma pergunta. Se carregar a 10A for suficiente para o que necessito no dia seguinte, mas tendo a opção de carregar mais rápido, por exemplo a 20A, qual é o mais conveniente. Carregar à velocidade mais lenta ou mais rápida?

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 2761
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por Filipe » 13 fev 2019, 10:15

Quanto mais devagar, melhor. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 2.0 - Spring Cloud - 3 K em 29 Jul 2018

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 146
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 06 jun 2016
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por pedromgs » 13 fev 2019, 12:53

smashermarques Escreveu:
12 fev 2019, 20:51
Obrigado pelas respostas!

Ainda não está decidido, mas primeiro tenho que aclarar todos estes detalhes.

O meu electricista também referiu que era util passar pelo menos 6mm^2 de secção, amanhã já vou confirmar. Tive agora a confirmar que do meu quadro (6º andar) ao rés do chão passa bem um cabo de 10mm ou mais. Daí para a garagem é que não deve passar tanto. É que no -1 existem apenas 2 focos de iluminação e uma luz de emergência... Mas amanha já confirmo...

Quanto aos A, realmente 24 já seria "bom". O meu medo resido mais em noite mais curtas de 4/5 horas que por vezes acontecem e por norma coincidem com dias longos (~200kms) logo a carga partiria de um nível mais baixo. Mas também terei na mesma um diesel em casa.
noway Escreveu:
12 fev 2019, 13:18
Se em vez da comodidade de uma wallbox quiseres a flexibilidade de uma solução portátil, o pessoal tem falado bem destes (e os da ecowatt):
https://www.e-zencar.net/product/evse-32a/

O Apr está a trabalhar numa solução baseada no OpenEVSE, vai lá dar uma espreitadela e pergunta-lhe o preço:
viewtopic.php?f=78&t=7197&hilit=EVSE+inteligente
Primeiro deixa-me dar-te os parabéns pelo teu post, grande guia para iniciantes no carregamento! Tivesse lido antes e não tinha escrito metade eheh
Fazes ideia do preço desses EVSE portáteis? Corrijam-me se estiver enganado mas isto permitiria-me ligar a "qualquer" ficha certo? Do que vejo é o que necessito, se calhar convinha era poder programar o tempo e inicio de carga. Há algum do género que permita?
Vou também enviar uma mensagem ao Apr porque parece interessante...
pedromgs Escreveu:
12 fev 2019, 19:04
Mais um ve em Guimarães boa, o valor do carro acho elevado foi na jap3
Sim, fui à JAP3. Sugeres outro concessionário? Também não "marralhei" nada... Mas daí perguntar..
O meu veio de lá e foi o melhor preço na altura... Mas vi na confiauto e no porto
Nissan Leaf 03/2017

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”