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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 17 abr 2018, 11:51
por mafgod
Mas quem é que faz contas quando compra um carro? (eu faço e muitos daqui do forum também, mas a regra não faz)

Regra geral é pela marca e o meu carro tem de ser melhor que o do vizinho.

É como a anedota da loura e morena... qual é que se escolhe? ;-)
Creio que não preciso responder lol

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 17 abr 2018, 12:30
por civic
É isso mesmo, quando os elétricos forem da moda, aí sim, ninguém vai fazer contas e tudo vai comprar elétricos. :lol:
Por agora, vamos andando e tentar fazer com que as coisas funcionem melhor, pois os carros estão aí, o problema maior é mesmo os postos de carregamento, a haver postos (a pagar, obviamente, pois o facto de ser à borla só serve mesmo para brincar com o assunto) em condições ninguém se preocupará com a autonomia, pelo menos dentro do nosso Portugal. ;)

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 17 abr 2018, 13:49
por jfr2006
mafgod Escreveu: É como a anedota da loura e morena... qual é que se escolhe? ;-)
A que tiver as (.)(.) maiores :lol: :lol: :lol:

Desculpem lá o off topic, mas não resisti :mrgreen:

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 17 abr 2018, 14:18
por mafgod
:mrgreen:

Mas é que é mesmo.

Quantas vezs andamos a escolher algo e ponderamos o custo inicial, manutenção, ROI... e depois escolhemos... o que a patroa gosta :mrgreen:

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 17 abr 2018, 14:29
por LuisG
Querem contas? Então para quem gosta vamos a isso :D

Comparativo de Diesel Vs VE para 140 km`s diários;
Diesel Vs VE.JPG
Diesel Vs VE.JPG (30.43 KiB) Visto 3201 vezes
Diesel Vs VE quadro .JPG

Encargo total no final dos 5 anos:
Diesel »» 42962,67
VE »» 36455,75
Poupança em 60meses = 6506,92€

Notas:
Consumo diesel: 5.5lt 100km
Consumo VE : 16kwh
Preço combustivel: 1.20€ /l
Preço da energia: 0.1073€ (em vazio no bi-horário)
Troca de pneus a cada 60.000km`s e aumento das despesas em 2% anuais

Por experiência própria, a despesas com CI é tendencialmente superior ao esperado e inversamente as despesas com VE, podem ser menores que a estimativa.

Recentemente, fiz outro comparativo semelhante a este para um colega que encomendou um CI no valor de 39k que roda 20.000km`s ano. Utilizei como referência o novo Leaf, versão teckna com custo de 35k, que em equipamento e tecnologia é superior e logo à partida menos 4k! Resultado final? 9.400€ no final de 60 meses a favor do VE. Ainda assim, venceu o CI :roll:
Quem quiser contas para o seu caso, é só dizer que personalizo ;)

edit: meti imagem, em texto ficou desformatado :mrgreen:

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 17 abr 2018, 14:33
por BrunoAlves
Mete isso numa tabela que preciso de mostrar a umas pessoas :P

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 17 abr 2018, 15:04
por NunoLopes
@LuisG;

1- O meu vazio em Bi-Horario dá 0.939€ + 23% IVA = 0.115497€
2- O meu fora do vazio em Bi-Horario dá 0.2017€ + 23% = 0.248091€
3- Em tarifa Simples dá 0.1614€ +23% = 0.198522€

Carregando uma média de 11kW (~20% a 80%) dá para os preços acima mencionados;
1- 1.270467€/dia
2- 2.649801€/dia
3- 2.1832€/dia

Carregando todos os dias, e fazendo contas ao 30 dias do mês, temos então;
1- 38.11401€
2- 79.49403€
3- 65.496€

Assim se vê que compensa carregar em tarifa Bi-Horaria, e com uns painéis solares compensar o gasto durante o dia (standby's e mais um pouco para gastos), e não se estar a regular pelo horário noturno.

Metendo aqui mais umas contas para ajudar ás do @LuisG, Eu + a Maria para toda a nossa vida diária com os dois fumarentos gastávamos:
Diesel - 100€ mensais (Vento 1.9D; média 5.5l/100Km)
Gasolina Simples Prio - 40€ mensais (Clio 1.2; média 6.5l/100Km)
Passe Navegante - 60€ mensais (CP + Metro)
Tempo perdido em viagens - 1.20h de manhã + 1.20h á tarde.

Desde que temos o nosso VE a ser usado pelos dois, poupamos;
Diesel - 100€
Passe Navegante - 60€
Tempo perdido em viagens - Passou de 2.40h por dia, para 40 minutos por dia, logo poupança de 2h por dia na qualidade de vida da família.

Ainda mantenho a despesa de 40€ do Clio 1.2 (mas espero acabar com ela com a aquisição de outro VE, Nissan :D )

Aumentei a despesa de 12€ anuais para o selo da EMEL.

Passei de 200€ mensais para 52€ mensais, e menos 2h em viagens diárias.

**** Atenção, só estou a considerar combustíveis e passe, nunca contei com manutenção, que já todos sabemos que as do VE são muito mais baratas e apenas uma ao ano,
Quanto á bateria nem se fala, porque considerando que ao fim de 7 anos o carro não tem "bateria" com a poupança de 100€ mensais x 12 meses = 1200€ ano, ao fim de 5.83 anos está paga a bateria, ou seja ao fim de 68 meses e 3 dias.

Quando fizer um mês sobre a data da aquisição do Tekna, meto aqui os quilómetros que ele fez.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 17 abr 2018, 15:23
por LuisG
NunoLopes

O valor de 0.1073€ que assumi, é do tarifário mobilidade verde da EDP, com 10% desconto em vazio.
Utilizo fotovoltaicos mas é só para o consumo da casa, o Leaf tem a noite só para ele :P

A tuas contas reforçam a teoria que os custos no VE tem potencial para serem inferiores ;)

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 17 abr 2018, 15:31
por NunoLopes
LuisG Escreveu:NunoLopes

O valor de 0.1073€ que assumi, é do tarifário mobilidade verde da EDP, com 10% desconto em vazio.
Utilizo fotovoltaicos mas é só para o consumo da casa, o Leaf tem a noite só para ele :P
@LuisG; eu utilizei o meu da GalpOn (Eletrecidade+Gás)

Tenho de ver como aderir á EDP Mobilidade Verde, andei a ler por alto mas não entendi bem aquilo.

**** Vou ver se faço um Excel com a minha poupança, só combustível, como apresentei em cima, mas com os IUC's dos fumarentos.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 17 abr 2018, 16:44
por Nerusonu
LuisG Escreveu:As contas fazem-se sempre, em determinada altura passa a ser praticamente intuitiva, como em qualquer CI.
O consumo de combustivel está tão enraizado que o problema é mesmo esse, a alteração de "mind set".
São filosofias distintas, os veiculos a combustão por muito que o marketing das marcas procure transmitir uma imagem de eficiência e de poupança, esqueçam, não há volta a dar. Só existem para queimar combustivel. Por outro lado, o VE está concebido, de facto para poupar energia!
Só quando começamos a conduzir com regularidade um VE, é que se percebe este conceito. Andar a 50, 70, 90 ou 110km/h, tens sempre resultados diferentes. Acelerações fortes ou suaves, recuperações de velocidade, descidas em neutro ou regenerar, assim como travagens suaves com esse objetivo de recuperar energia, obtemos sempre um resultado, como se de uma recompensa se tratasse.
Nos CI, isso não acontece. Por muito que tentes adoptar uma condução mais inteligente e eficiente, os resultados são pouco relevantes e significativos para que sejam adoptados por muitos, graças à ineficiência destes motores.
A adaptação de cada um de nós é tanto melhor e mais rápida, quanto é a nossa mudança de mentalidade.
Eu bem digo que quando tiver um electrico vou andar mais preparado que muitos... Tenho uma Vectra B 2.0 Dti de 1998, ando a fazer médias de 5,5l/100km num carro com 20 anos, muito por causa da minha mentalidade ser poupar ao máximo, por exemplo as vezes que venho para o trabalho por AE faço-o a 80Km/h(perto das 2000rpm) que é onde vejo que ela vem a gastar menos no consumo instantâneo, uso também muito o cruise control mesmo em nacional pois já vi que também gasto menos assim, testo vários trajectos até achar o mais poupado, etc.

Edit:
mjr Escreveu:A discussão está muito interessante, mas é melhor manter o tópico sobre a bateria do Leaf 2 40.
Sorry, só vi isto no fim...