Re: Compra de um Leaf
Enviado: 23 mar 2018, 12:44
Bom dia a todos,
Decisão já tomada depois de falar com a mulher, e ponderados todos os factos em termos de tempo poupado em viagens diárias de CP e Metro, combustíveis, revisões, e etc..., optamos por um Leaf de 30kWh Tekna em preto (acho que esta cor disfarça melhor a traseira), simplesmente por causa da melhor autonomia, estamos á espera a ver o que aparece nos próximos meses e contactos iniciados com o Orlando, a quem agradeço desde já pela ajuda e esclarecimentos.
O IUC nem sequer entra nas nossas contas porque vai ser para pagar os 12€ anuais á EMEL pelo estacionamento e ainda sobra 23€ que serão usados para custear a ida do EV para Lisboa, o que seria bom era a Brisa (e outras concecionárias fazerem as portagens mais baratas aos EV com ou sem a Via Verde).
O nosso plano será de 2 a 5 anos, mínimo e máximo, para acabar com a dependência da combustão cá por casa.
O primeiro passo neste momento é comprar o Leaf de 30kWh de 2015/6 e com este plano de 2 a 5 anos aprender como se conduz um EV, aprender os métodos de poupança, a autonomia, como viajar, etc, aprender o máximo sobre utilizar um EV e aprender a maximizar este investimento com a vossa ajuda,claro, este Leaf será para manter pelo menos até aos 8 anos ou 160.000Km (corrigido,tks @mafgod), calculo assim por baixo uma poupança de 126€ por mês só em combustível (1512€ anuais), a eletricidade não conto porque estou a ver se consigo só carregar fora de casa, estou a estudar a possibilidade de carregar no trabalho (nos postos da Cascais Próxima CSC-00011), ontem estavam todos livres á noite, aqui pode ficar a carregar 7h por noite.
Com este plano ainda mantenho um fumarento apenas para cerca de 20Km diários enquanto o EV está em Lisboa, custo de manter o fumarento fica em 40€ por mês só em combustível.
Com o dinheiro que se poupa pelo uso de um EV começar a encher a caixa já nomeada de "Poupança do EV" , e procurar um novo Leaf para comprar neste intervalo do plano, o segundo será um Leaf 2 Tekna (a mulher adora as fotos) quando já forem mais abundantes no mercado de usados e a preços mais simpáticos, assim passando a ter dois EV's.
Quando isto acontecer a poupança só em combustível será de 200€ por mês, o que dará a módica quantia de 2400€ ano (quase que dá para um pack de baterias novas), para a dita caixa.
A estimativa de levar o EV para Lisboa será de 29.6€ por mês, com o resto que sobra do IUC (23€) a dividir pelos 12 meses dá 1.91€ por mês a abater ao custo, por isso o custo real será de 26.7€, com portagens e a EMEL, não contando o custo da eletricidade.
O meu filho mais velho está a adorar a ideia de ter um carro elétrico.
Decisão já tomada depois de falar com a mulher, e ponderados todos os factos em termos de tempo poupado em viagens diárias de CP e Metro, combustíveis, revisões, e etc..., optamos por um Leaf de 30kWh Tekna em preto (acho que esta cor disfarça melhor a traseira), simplesmente por causa da melhor autonomia, estamos á espera a ver o que aparece nos próximos meses e contactos iniciados com o Orlando, a quem agradeço desde já pela ajuda e esclarecimentos.
O IUC nem sequer entra nas nossas contas porque vai ser para pagar os 12€ anuais á EMEL pelo estacionamento e ainda sobra 23€ que serão usados para custear a ida do EV para Lisboa, o que seria bom era a Brisa (e outras concecionárias fazerem as portagens mais baratas aos EV com ou sem a Via Verde).
O nosso plano será de 2 a 5 anos, mínimo e máximo, para acabar com a dependência da combustão cá por casa.
O primeiro passo neste momento é comprar o Leaf de 30kWh de 2015/6 e com este plano de 2 a 5 anos aprender como se conduz um EV, aprender os métodos de poupança, a autonomia, como viajar, etc, aprender o máximo sobre utilizar um EV e aprender a maximizar este investimento com a vossa ajuda,claro, este Leaf será para manter pelo menos até aos 8 anos ou 160.000Km (corrigido,tks @mafgod), calculo assim por baixo uma poupança de 126€ por mês só em combustível (1512€ anuais), a eletricidade não conto porque estou a ver se consigo só carregar fora de casa, estou a estudar a possibilidade de carregar no trabalho (nos postos da Cascais Próxima CSC-00011), ontem estavam todos livres á noite, aqui pode ficar a carregar 7h por noite.
Com este plano ainda mantenho um fumarento apenas para cerca de 20Km diários enquanto o EV está em Lisboa, custo de manter o fumarento fica em 40€ por mês só em combustível.
Com o dinheiro que se poupa pelo uso de um EV começar a encher a caixa já nomeada de "Poupança do EV" , e procurar um novo Leaf para comprar neste intervalo do plano, o segundo será um Leaf 2 Tekna (a mulher adora as fotos) quando já forem mais abundantes no mercado de usados e a preços mais simpáticos, assim passando a ter dois EV's.
Quando isto acontecer a poupança só em combustível será de 200€ por mês, o que dará a módica quantia de 2400€ ano (quase que dá para um pack de baterias novas), para a dita caixa.
A estimativa de levar o EV para Lisboa será de 29.6€ por mês, com o resto que sobra do IUC (23€) a dividir pelos 12 meses dá 1.91€ por mês a abater ao custo, por isso o custo real será de 26.7€, com portagens e a EMEL, não contando o custo da eletricidade.
O meu filho mais velho está a adorar a ideia de ter um carro elétrico.