Custos de instalação particular de Posto de Carga

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga

Mensagem por batalha » 29 jan 2011, 00:52

CarlosOliveira Escreveu:Batalha, é por aí. Tens toda a razão. Esse efeito de facto existe, no entanto ele só é significativo se: o cabo (condutor) não estiver bem dimensionado e/ou o isolamento não for de qualidade. No entanto, apesar destas consequências não serem visiveis ou palpáveis, esta situação induz sempre um factor de perdas (correntes induzidas/efeitos electromagnéticos) que não existirão se o cabo estiver desenrolado.
eu sei do que falo, e digo mais, o isolamento em nada interfere nesse efeito (a não ser que seja uma malha metálica), mas é claro que uma ou duas voltinhas num cabo bem dimensionado o efeito pode passar despercebido, mas não imaginas a quantidade de "técnicos" de outras áreas, que deixam o cabo (15m/20m) enrolado até derreter o isolamento, já me lixaram 2 extensões de 50m com essa brincadeira.
Mas isto é facilmente comprovável, basta experimentar!

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga

Mensagem por mikexilva » 29 jan 2011, 00:54

O problema do cabo enrrolado deve ser o mesmo que nos aspiradores e das extensões electricas, dizem para não se deve usar com potencias elevadas com o cabo enrrolado porque o minimo efeito de aquecimento ao longo do cabo vai multiplicar-se no mesmo local pelo numero de espiras com a agravante que as de dentro não tem por onde dissipar o calor... efeito de resistencia.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga

Mensagem por RJSC » 29 jan 2011, 01:03

batalha Escreveu: não imaginas a quantidade de "técnicos" de outras áreas, que deixam o cabo (15m/20m) enrolado até derreter o isolamento, já me lixaram 2 extensões de 50m com essa brincadeira.
Mas isto é facilmente comprovável, basta experimentar!
50 Hz não chegam para causar aquecimento por indução dos fios de cobre normais. Normalmente os equipamentos de aquecimento por indução usam várias centenas de Hz.
Esse efeito nos rolos de cabo que falas acontece em AC e DC.
O que acontece é que o cabo desenrolado tem muito ar à sua volta para dissipar o calor gerado pela resistência. Quando está enrolado apenas a parte de fora do rolo está em contacto com o ar e cada camada interna além do calor que gera é isolada e aquecida pelas camadas que a circundam.

Além disso eu suspeito que essas extensões derretem também por serem aí com uma secção de 1mm^2 ou 1.5mm2 e puxaram uns 15A ou mais por elas. Para essas correntes têm que ser cabos de 2.5mm^2

heldernunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 29
Registado: 08 mar 2011, 18:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Palmela

Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga

Mensagem por heldernunes » 24 abr 2011, 02:16

Pioneiros Leaf
Da proposta que recebi da Efacec fiquei a saber que podem ter três preços, a execução do posto particular para alimentar os Leaf´s:
1- €940+IVA, se existir já próximo do local de fixação do equipamento,um circuito eléctrico dimensionado e independente. 2- €990+IVA, se o local de alimentação do Leaf estiver até 20m do quadro eléctrico.
3 - Orçamento específico quando as instalações não se enquadrem no tipo das duas anteriores e excedam os 20m.
É tudo.
heldernunes
Nissan Leaf Azul c/painel fotovoltaico de opção,80KW(107CV) ; Pré-reserva 16/Set.2010 ; Encomenda 26 Jan.11; Entregas previstas: Fev./Abr.2011e 31Mar.2011; Entrega efectiva 21 Jun.2011; Incentivo recebido( 6.500€) em 05/09/2011; 1800Km.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga

Mensagem por victormcpinto » 05 jun 2011, 15:23

Acabo de receber o orçamento da Efacec para instalação do Home Charger - 1 306,00 €, IVA incluído.

Não aceitei o orçamento por considerar o valor elevado e, no meu caso, tive de considerar a facilidade da instalação. Não poderá ser mais simples.
Também não me agrada esta posição de monopólio, situação sempre indesejável e que terá de ser alterada a curto prazo. O mercado vai reagir e, se calhar, ainda durante 2011.
Assim, e não abandonando a hipótese de vir a instalar uma estação de carga 16A, vou optar por adquirir o cabo que a Nissan refere como "cabo de emergência", 10 A.
A experiência na sua utilização e o uso que vier a dar ao Nissan Leaf, virá a determinar o que vou fazer no futuro. Vou aprender, estudar e tirar conclusões próprias. Não está tudo esclarecido e a prática será determinante.
Aqui colocarei os meus resultados e opiniões, sem outro interesse que não seja o de ajudar a que cada um encontre a melhor solução para o seu caso.
Por otro lado, também penso que aquele cabo poderá ser de grande utilidade em muitas outras situações. Mas cada caso será um caso e caberá sempre a cada proprietário encontrar a melhor solução, face à utilização que irá fazer do carro.

Hoje penso assim, amanhã... direi.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga

Mensagem por ruimegas » 05 jun 2011, 17:25

Bem vindo ao fórum Victor,

Agradecemos a tua partilha de experiências e fica à vontade para colocar as questões que tiveres.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”