Custos de instalação particular de Posto de Carga
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Custos de instalação particular de Posto de Carga
Apesar de ainda não ter valores oficiais sobre o custo da instalação dum Posto de Carga para utilização individual tenho "ouvido" os mais diversos valores que vão desde 1.000,00 €, onde me afirmaram a pés juntos que nunca será mais do que isso, até entre 200,00 € e 300,00 €.
Face às dúvidas existentes seria bom que logo que alguém tivesse um valor claro do preço da instalação o colocasse aqui para análise e quem sabe uniformizar, por baixo, os preços pedidos.
Fica aqui o desafio então para quem tiver informações que queira e possa partilhar.
Cumprimentos
Face às dúvidas existentes seria bom que logo que alguém tivesse um valor claro do preço da instalação o colocasse aqui para análise e quem sabe uniformizar, por baixo, os preços pedidos.
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NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga
Ontem na nissan disseram-me entre os 800 e os 1200.
800 se for ao pe do quadro e até 30 mts de distancia. Logo acho fácil manter o preço abaixo dos 1000 para quem tem moradias, mesmo que se tenha que fazer um buraco nalguma parede.
Para prédios... continuo a achar difícil um puxado de um andar até a garagem sem haver uma pre instalacao, conduta, para passar os cabos. Acharia mais fácil uma instalação dedicada a partir do quadro da garagem do prédio. Mas há alguns prédios que com a garagem tipo boxe fechada em que a instalação já é do próprio inquilino.
800 se for ao pe do quadro e até 30 mts de distancia. Logo acho fácil manter o preço abaixo dos 1000 para quem tem moradias, mesmo que se tenha que fazer um buraco nalguma parede.
Para prédios... continuo a achar difícil um puxado de um andar até a garagem sem haver uma pre instalacao, conduta, para passar os cabos. Acharia mais fácil uma instalação dedicada a partir do quadro da garagem do prédio. Mas há alguns prédios que com a garagem tipo boxe fechada em que a instalação já é do próprio inquilino.
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Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga
Eu acho um valor exagerado, para o tipo de material usado... (mesmo com a montagem).
Até que ponto seria dispensável este equipamento, por exemplo numa box com 20A em que apenas é usado um motor para o portão e uma lampada fluorescente ?
Até que ponto seria dispensável este equipamento, por exemplo numa box com 20A em que apenas é usado um motor para o portão e uma lampada fluorescente ?
11 Barras.
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- ruimegas
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Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga
Infelizmente eu sou um desses...a minha box na garagem colectiva tem duas hipóteses. Ou vem do quadro da minha casa para o lugar de estacionamento no piso -2 a cerca de 30 metros e fico com a minha tarifa bi-horária, ou tenho de pedir outro quadro a partir dos quadros que se encontram na garagem para poder continuar a usufruir da tarifa bi-horária que fica a 10 metros. Veremos...para já são tudo suposições, vamos ver o que os especialista dirão quando virem as condições in loco.vgomes Escreveu:Ontem na nissan disseram-me entre os 800 e os 1200.
800 se for ao pe do quadro e até 30 mts de distancia. Logo acho fácil manter o preço abaixo dos 1000 para quem tem moradias, mesmo que se tenha que fazer um buraco nalguma parede.
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Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga
Mas chama um electricista independente, porque se forem os que estão metidos no esquema "EFACEC/Nissan" obviamente vão tentar roubar...ruimegas Escreveu: Infelizmente eu sou um desses...a minha box na garagem colectiva tem duas hipóteses. Ou vem do quadro da minha casa para o lugar de estacionamento no piso -2 a cerca de 30 metros e fico com a minha tarifa bi-horária, ou tenho de pedir outro quadro a partir dos quadros que se encontram na garagem para poder continuar a usufruir da tarifa bi-horária que fica a 10 metros. Veremos...para já são tudo suposições, vamos ver o que os especialista dirão quando virem as condições in loco.
Vais ver que com 200€ um eletricista independente te põe uma ficha Azul igual às da mobi-e na garagem.
Consultem este post para mais informações úteis e "revoltantes" http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 1099#p1099
Tesla já vende o "Universal Mobile Connector" para o Roadster por 1500 USD (mais barato que o EVSE do LEAF nos EUA) aceita qualquer coisa entre 110V e 240V e tem a corrente regulável de 10A a 40A pelo utilizador.
A Nissan e os outros é que se estão a fazer esquisitos com os EVSE para poderem encher os bolsos vendendo unidades que custam 100€ por 1500€.
Nem sequer há qualquer razão de segurança porque se o utilizador for "pouco entendido em electricidade" e a instalação elétrica cumprir as normas o máximo que pode acontecer é mandar o quadro abaixo como já aconteceu com todos nós quando ligamos aparelhos demais ao mesmo tempo (aquecedores, forno, aspiradores, bombas de água, etc).
Aqui em Portugal, cada circuito com tomadas Shucko (Normais) tem que estar protegido por um pequeno disjuntor de 16A, por isso, se alguém puxar mais dispara ou o limitador de potência da EDP nos casos em que for de 15A ou o disjuntor do sub-circuito e a instalação nunca está em risco.
Depois quem carregar por aí em tomadas industrias pode por-se a puxar 30A ou 40A porque se o disjuntor não disparar é porque a instalação elétrica está preparada para fornecer essa corrente sem qualquer risco.
Agora se as instalações das casas de adobes dos idosos têm fios finíssimos e não tem disjuntor nenhum a não ser o limitador de potência da EDP e os ratos andam a roer o isolamento dos cabos, aí o problema é deles porque a sua instalação não está a cumprir os regulamentos e eles têm que chamar um eletricista para a atualizar.
Se mais nenhum fabricante quiser vender um EVSE regulável como o da Tesla, podem sempre comprar a eles e trocar a ficha da ponta por uma SAE J1772 (a que tem no LEAF para carregamento normal) porque o protocolo de comunicações do EVSE é igual uma vez que a Tesla "pressionou" a SAE para que o utilizassem sem alterações. Aliás, pelo menos já um proprietário de um Roadster substituiu a tomada no carro e no cabo por uma J1772 para carregar nos postos públicos dos EUA sem adaptadores.
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Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga
Ah Ah! No MyNissanLeaf.com já estão a "cozinhar" um EVSE em Kit para montar em casa. Isto sim é gente!
The possibility of a kit for a Level 2 EVSE - http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=4&t=752
Morte aos especuladores
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Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga
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Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga
Boa tarde,
Com toda esta discussão sobre o EVSE, ainda não percebi se, com alimentação trifásica (30A por fase) e com tomada 16A na garagem (moradia) necessito do EVSE?
Desculpem a ignorância...
Com toda esta discussão sobre o EVSE, ainda não percebi se, com alimentação trifásica (30A por fase) e com tomada 16A na garagem (moradia) necessito do EVSE?
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Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga
Pelo menos precisa duma vistoria para validar a instalação que penso ser obrigatória por lei, tal como acontece com o gás.CarlosOliveira Escreveu:Boa tarde,
Com toda esta discussão sobre o EVSE, ainda não percebi se, com alimentação trifásica (30A por fase) e com tomada 16A na garagem (moradia) necessito do EVSE?
Desculpem a ignorância...
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Re: Custos de instalação particular de Posto de Carga
Com uma tomada "CEE" azul monofásica de 16A carregase o carro com o cabo que vem de origem para usar na mobi.e. Essa ficha é exactamente a que tem nos postos da mobi.e.ruimegas Escreveu:Pelo menos precisa duma vistoria para validar a instalação que penso ser obrigatória por lei, tal como acontece com o gás.CarlosOliveira Escreveu:Boa tarde,
Com toda esta discussão sobre o EVSE, ainda não percebi se, com alimentação trifásica (30A por fase) e com tomada 16A na garagem (moradia) necessito do EVSE?
Desculpem a ignorância...
Já com as trifásicas vermelhas não dá. A não ser com adaptadores "manhosos" para usar só uma das 3 fases, mas quem não perceber o que está a fazer é melhor não inventar,
Essa da vistoria deve ser mais uma maneira de tentar sugar mais umas notas da carteira, porque por razões de segurança não é concerteza.
Ora vejamos, quando alguém compra um fogão elétrico de potência superior a 3.3 kW (a potência do caregador do Leaf) é preciso alguma inspeção?
Peçam a eles por favor o decreto lei que obriga a inspeção, pois eu suspeito que possa não existir, e a existir, postem aqui no fórum.
Se fosse eu, quando comprava dizia que não tenho garagem e que só ia carregar na mobi.e, e depois instalava uma ficha "CEE" na garagem e eventualmente pedia um segundo cabo para deixar permanentemente na garagem dizendo que perdi o original de forma a não ter que tirar sempre o cabo da mala em casa.
Meter uma ficha dessas em casa não apresenta qualquer perigo, uma vez que são as mesmas fichas com que ligam as roulotes e auto-caravanas quer nas casas quer nos parques de campismo e os iates nas marinas. e ninguém obriga a uma vistoria se eu instalar uma ficha dessas na garagem para ligar a auto-caravana e ter o frigorífico com comida uns dias antes de sair.