Porque comprei um VE?

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Porque comprei um VE?

Mensagem por mafgod » 20 abr 2016, 14:48

Boas,

achei por bem criar este tópico para expor as razões por ter optado por um VE, e no caso em concreto um Leaf.
Sugiro que se fosse criada uma poll com as seguintes opções (e/ou outras) e em que se pudesse votar em mais do que uma, eventualmente atribuindo valores:
- mais económico
- mais ecológio
- mais saudável
- poder ser independente energéticamente
- não financiar paises terceiros
- estar na moda
- aproveitar os incentivos
- apostar nas novas tecnologias
....
Vamos ao meu caso em concreto.
Há cerca de dois anos tinha um diesel com ~15 anos, +430K Kms, 5,5L/100Km... e um gasto mensal em combustível na casa dos 150€ (~2000Km/mês).
Carro mais que pago, manutenções programadas quando me apetecia (um vez por ano) e apenas mudar óleo....
Manutenções corretivas várias.... a idade e os Kms não perdoam... mas prontos... nada de especial também...
Ou seja, o meu velhinho ainda daria para mais uns bons milhares, era só colocar diesel e umas reparações....
Contudo, sempre me fez muita confusão, estarmos dependentes de terceiros (paises produtores de petróleo), estarmos dependentes dos governos e dos especuladores (preço do combustível), estar a poluir o meio ambiente, estar a deitar fora todos meses mais de 150€....
Teria de haver algo melhor....
E havia, há.
Fiz as minhas contas (e cada um faz à sua maneira e feitio), ponderei os prós e os contras e avancei.
Arrependido pela escolha? Sim, o não ter feito mais cedo. :-)

Só um aparte, eu em vez de me estar sempre a queixar passo à acção... pode demorar é certo..... mas avanço.
Dou um exemplo, também sempre me fez confusão estarmos a deitar para o esgoto água potável quando bilhões de pessoas não a tem para beber.
O que fiz? Construi um reservatório na minha casa para aproveitar a água da chuva e uso-a para banhos, sanitas e exterior. Passei de um consumo mensal de 14m^3 para menos de 3m^3

Voltemos às razões de um VE:
- ponderei um VE usado, novo, pronto e a crédito versus um diesel usado ~5.000€ - por razões de investimento, retorno e disponibilidade financeira comprei um VE usado
- o valor a mais que paguei pelo VE face ao diesel usado, ao fim de quase 8 anos estaria pago (ok, a bateria nesses 8 ano terá de ser trocada mas o diesel de 5000€, nesses 8 anos também teria de ter algumas reparações bem caras...)
- a fiabilidade do Leaf até aos dias de hoje é alta... não se prevê grandes problemas....
- hoje não, mas se o pretender, posso fornecer eletricidade ao meu carro de origem renovável sem para isso necessitar de pagar a paises que subsidiam atos terroristas ou ditadoriais
- mudei de tarifário, e-move, que me garante que a eletricidade consumida é 100% renovável (sei que os eletrões não tem cor e os que entram em minha casa vem de todo o lado, mas se todos tivessemos este tarifário, o fornecedor não poderia obter eletricidade que não das fontes renováveis)
- quando pego no carro para dar uma volta não fico nem com a consciência pesada nem com a carteira mais leve (bem, aqui a carteira depende se levo a cara metade ás compras ou não lol)
- motor mais eficiente/eficaz e que dá um gozo enorme a conduzir
- não ter o chão da garagem com pingos de combustivel e/ou óleo
- entrar/sair da garagem sem deixar cheiro
- ir/vir casa/emprego ~75Km
....

Ao fim de dois anos e mais de 45,500Km... gastos:
- 1 única vez à oficina para manutenção ~50€ e não sei se irá à dos 4 anos :-)
- média de 13Kwh/100Km ~= 5,900 Kwh ~= 550€ (alguns carregamentos na MOBI.E e os de casa 99,9% sempre no horário noturno)
- mais de 700 dias sem stressses... nem de oficina nem de condução
- só o troquei para férias no Algarve e Porto e porque... não temos PCR que me permitem fazer estes trajetos num único dia e mesmo que tivesse, duvido que a bagageira servisse... com a família no carro de férias é complicado lol

Podia ter optado por um GPL, hibrido.... podia, mas não era a mesma coisa :-)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Porque comprei um VE?

Mensagem por pemifer » 20 abr 2016, 15:50

Excelente!
Ainda não comprei mas posso expor as minhas razões?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Porque comprei um VE?

Mensagem por mafgod » 20 abr 2016, 16:28

Força :-)

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Porque comprei um VE?

Mensagem por t3lmo » 20 abr 2016, 20:58

Um belo testemunho sem dúvida, que expõe as opções de muitos deste forum e outros. Parabéns ;)
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Re: Porque comprei um VE?

Mensagem por hsanchez » 20 abr 2016, 23:09

Parabéns mafgod, excelente relato, é isto mesmo, cada um terá as suas razões, aqui estão claramente todas identificadas, as económicas, as sociais e as ambientais.

Muitos e muitos kilómetros movidos a electrões.

Saudações eléctricas.
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Porque comprei um VE?

Mensagem por joaocfgoncalves » 20 abr 2016, 23:41

Fiz as mesmas contas, mas no meu caso tenho o dobro dos km por mês... Logo tenho o dobro das razões para o ter feito... E nunca mais volto aos Ci's.
Há! Vou de férias com o eléctrico...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Porque comprei um VE?

Mensagem por RNM » 21 abr 2016, 17:31

Eu comprei pq ando a fazer cerca de 3400 km/mês (casa-trabalho-voltinhas)
Mas só consegui comprar um (e fazer o mínimo de sentido económico) pq o comprei em segunda mão e importado, graças ao Orlando.

Obrigado Orlando, fazes MUITO pela mobilidade eléctrica!


PS- Os preços de VEs que se praticam em PT são :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: !!!

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Porque comprei um VE?

Mensagem por Apr » 22 abr 2016, 10:03

Muito bom mafgod, revejo-me em muitos desses pontos.

O que me levou a querer um VE de 4 rodas de forma instantânea foi ter passado pelo processo de transformação da minha ebike. à medida que se vão abrindo as coisas vai-se percebendo a ausencia de complexidade de um sistema totalmente elétrico.

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Porque comprei um VE?

Mensagem por Batotinha » 22 abr 2016, 11:56

Sem margem para dúvida. Cá estão quase todas as razões para ter um VE. Saúde, Hedonismo, Economia, Preservação, Independência...

Li uma vez uma resposta fantástica na parte do preço de aquisição, pois diziam que os VE são muito caros, Os VE são caros?
Resposta:
- Os VE não são baratos. Os CI é que são caríssimos. Porquê?! :o
- Digam-me lá o que acontece a qualquer tecnologia depois de 15 anos de implantação e massificação de consumo?
R.
- O preço baixa de forma drástica.
P.
-Desde quando os CI ficaram mais baratos no uso, e/ou baixaram drasticamente na compra?
R.
- Nunca! :o :o :o
Conclusão minha. Os VE não são baratos. Os CI é que são caríssimos. Ainda matam os humanos com partículas perigosas, retiram-lhes qualidade de vida e destroem o ecossistema :evil:
Os CI se custassem 1/3 ainda eram um mau negócio para a humanidade e para o proprietário. Só são óptimos para o negócio de alguns!

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Porque comprei um VE?

Mensagem por lmmr74 » 22 abr 2016, 13:55

RNM Escreveu:Eu comprei pq ando a fazer cerca de 3400 km/mês (casa-trabalho-voltinhas)
Mas só consegui comprar um (e fazer o mínimo de sentido económico) pq o comprei em segunda mão e importado, graças ao Orlando.

Obrigado Orlando, fazes MUITO pela mobilidade eléctrica!


PS- Os preços de VEs que se praticam em PT são :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: !!!
Qual foi o carro que compras-te? Tens DB? Abraço

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”