Importar um VE

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Importar um VE

Mensagem por BrunoAlves » 01 mai 2016, 01:51

Olá a tod@s

Depois de pegar no Excel e fazer contas, chego à conclusão que posso e devo trocar o meu Clio comercial por um VE. Não é para mim, é para a "Maria" que faz todos os dias 60km para o trabalho.
contas.PNG
contas.PNG (36.68 KiB) Visto 9828 vezes
Gosto mais da estética do Zoe mas pelo que tenho lido o Leaf será melhor alternativa. Pedi test drive a ambas as máquinas, quando isso acontecer devo esclarecer a parte subjectiva da questão. Para já, o Leaf leva vantagem.

Infelizmente o preço em novo de qualquer dos carros é completamente proibitivo para a nossa carteira e por isso, após alguma investigação, estamos mais ou menos decididos a importar um.
Tenho lido bastante este fórum e não só, tenho pesquisado vários sites de vários países e aí sim, sempre se encontram negócios mais interessant€s.
Depois de ver a reportagem da Sic Notícias e a entrevista ao Sr. Orlando Pereira (é o membro Orlando aqui do fórum?), decidi registar-me aqui para recolher experiências de outros utilizadores que tenham optado pela importação, sobretudo os seguintes pontos:
- de que país importaram?
- idade e kms?
- como é que se processa a garantia, na eventual hipótese de ser necessário activá-la?
- trataram de tudo pessoalmente ou recorreram a outras pessoas/empresas?

Como não tenho pressa na troca (o Clio nunca me deu grandes chatices e funciona bastante bem), estou apostado em fazer a melhor compra possível, sobretudo ponderada e informada.
Obrigado
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Importar um VE

Mensagem por santanamos » 01 mai 2016, 09:44

Bem vindo,
Sim, o Orlando da entrevista é o mesmo do fórum. Eu optei por lhe comprar a ele pois como utilizador de electricos ele sabe o que é bom. Por norma seria melhor importar de países/cidades frias por causa da bateria mas não quer dizer que os outros sejam piores e o Orlando trata disso à confiança.
No meu caso tinha menos de 6000km e 1 ano, mas nada melhor do que falar directamente com o próprio e expor as condições.

A garantia é igual, se for necessário é ir a uma oficina da marca e eles lá se entendem (foi o que entendi num contacto com a nissan).

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Importar um VE

Mensagem por BrunoAlves » 01 mai 2016, 21:07

Boa tarde.

Tenho lido mais umas coisas (aliás, tenho lido até não poder mais) e a informação realmente existe em grande quantidade.

Queria agradecer ao membro "jasmim" que me aturou numa longa conversa telefónica e onde me esclareceu imenso (e não só sobre o processo de importação). Bem haja :)

Agora vou continuar a escavacar a internet à procura de negócios int€r€ssant€s, enquanto espero pelos test drive para sentir os "bichos".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Importar um VE

Mensagem por jrochate » 02 mai 2016, 07:32

Viva.

É fundamental entrar nesse cálculo a comparação do valor de aquisição de ambas as viaturas, com condições semelhantes: mesmos km e mesma idade, e depois analisar o seu preço de revenda, no tempo de posse estimado da viatura.

Nota que o VE tenderá a perder capacidade de carga da bateria (continua a ler o forum) e será necessário trocá-la algures no tempo.

Mais outra nota: o custo de 2€/100km só é possível obter com carregamentos noturnos com tarifa bihorária. Existe essa possibilidade? E de carregar em garagem?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Importar um VE

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2016, 09:34

Bom dia.
jrochate Escreveu: É fundamental entrar nesse cálculo a comparação do valor de aquisição de ambas as viaturas, com condições semelhantes: mesmos km e mesma idade, e depois analisar o seu preço de revenda, no tempo de posse estimado da viatura.
Não entra e é propositado. Eu nunca comprei um ICE (nunca comprei novo) por um valor tão alto como o que me proponho a gastar num VE também usado e, neste mercado, conseguem-se negócios bestiais. Um exemplo rápido: o meu carro de família é uma carrinha Kia Ceed SW, que me custou 11.000€ com 3 anos e ~~58k km. Era um salvado sem praticamente nada estragado (roubo), gastei mais 1000€ depois da compra e estava "nova". Para os Leaf que andei a ver lá fora, preciso de encontrar uma desvalorização de quase 50% para o meu limite de ~~18.000EUR e para um carro com os mesmos 3 anos (ou menos para ser um mk2 --> obrigado jasmim). Em cima disto preciso de gastar ~~2000€ mais (importação e wallmount pelo menos).
Claro que os VE vêm cheios de mariquices tecnológicas que a minha carrinha nem sonha que existem e por isso a comparação não é completamente justa. Mas a minha carrinha faz > 800km com um depósito :mrgreen:
Ou seja, só estou a olhar para os custos de propriedade, e esses são interessantes a longo prazo, mesmo que tenha de trocar as baterias. Os custos de aquisição ainda não me parecem interessantes de analisar :P
jrochate Escreveu: Nota que o VE tenderá a perder capacidade de carga da bateria (continua a ler o forum) e será necessário trocá-la algures no tempo.
Sim, já interiorizei essa despesa adicional. A minha expectativa é que, quando essa troca for necessária, já exista uma tecnologia diferente nas baterias e que a troca possa ser feita para essas (o que também me parece pouco provável mas sonhar ainda é de borla :mrgreen: )
jrochate Escreveu:Mais outra nota: o custo de 2€/100km só é possível obter com carregamentos noturnos com tarifa bihorária. Existe essa possibilidade? E de carregar em garagem?
Sim e sim. http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=29&t=5103
Ainda que tenha lido já por aqui que por causa da temperatura do pack, carregar na rua possa até ser melhor.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Importar um VE

Mensagem por VETL » 02 mai 2016, 09:42

Não percebi isto:
margarett Escreveu:...Em cima disto preciso de gastar ~~2000€ mais (importação e wallmount pelo menos)...
Também não percebi de onde vem o preço da bateria da Nissan que está no post inicial deste tópico.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Importar um VE

Mensagem por jrochate » 02 mai 2016, 10:59

VETL Escreveu:Não percebi isto:
margarett Escreveu:...Em cima disto preciso de gastar ~~2000€ mais (importação e wallmount pelo menos)...
Também não percebi de onde vem o preço da bateria da Nissan que está no post inicial deste tópico.
Deve ser isto:
- 2000 = wallbox para 16A ou 32 A (~1000 eur) + lucro do importador (~1000 eur).
Não há wallbox de borla nem importadores que façam todo o trabalho de prospeção, aquisição, legalização e venda, sem cobrar :)

- preço das baterias: diferença de custo entre viaturas usadas com custo da bateria incluída no preço ou custo da bateria em regime de aluguer
Ele só quis analisar em quantos anos tinha o retorno de adquirir o VE sem aluguer de bateria.

Agora eu:
margarett Escreveu:Os custos de aquisição ainda não me parecem interessantes de analisar :P
Não percebi isto... Eu sei que tem uma cara a rir no final, mas não chego lá.

Não parecem interessantes de analisar, como assim? É preferível ignorar o facto, do que o justificar?

Para mim faz-me mais sentido admitir o seguinte, e depois justificar:

- O custo de aquisição e posterior venda num ICE é mais vantajoso do que um VE. O exemplo da KIA Ceed é disso espelho.

Porém... Estou disposto a perder esse dinheiro em troca de uma mobilidade limpa, sem emissões, sem ruído, antecipando já o futuro que se avizinha.
O prazer de condução de um VE é apenas explicável quando se anda num, e isso justifica perder N nas compra/venda.

Para quem entrou com contas ao detalhe, não pode ignorar a amortização ao longo do tempo de vida. ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Importar um VE

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2016, 11:57

VETL Escreveu:Não percebi isto:
margarett Escreveu:...Em cima disto preciso de gastar ~~2000€ mais (importação e wallmount pelo menos)...
É como disse o jrochate: wallmount + despesas de importação e legalização e trabalho do importador (ainda que os valores podem não ser exactamente aqueles, mas deve ser por aí, e depende também do tipo de wallmount que escolher). Foi um valor que estimei, pode ser mais ou pode ser (pouco) menos
VETL Escreveu:Também não percebi de onde vem o preço da bateria da Nissan que está no post inicial deste tópico.
É +- a diferença do preço em novo. Mas também já apanhei por aqui o preço das baterias (peço desculpa, li tantos tópicos aqui recentemente que não consigo apanhar em qual foi) e era 5000 + IVA (e sim, eu sei que é superior ao valor que eu indiquei)

@jrochate, a sua explicação caracteriza bem a minha análise à "coisa". Tentei expor os meus argumentos de uma forma mais descontraída mas se calhar a mensagem não passou.
jrochate Escreveu:
VETL Escreveu:Não percebi isto:
margarett Escreveu:Os custos de aquisição ainda não me parecem interessantes de analisar :P
Não percebi isto... Eu sei que tem uma cara a rir no final, mas não chego lá.

Não parecem interessantes de analisar, como assim? É preferível ignorar o facto, do que o justificar?
Não é ignorar mas sim, há uma parte de mim que está disponível para gastar dinheiro que sei que dificilmente terá retorno. Terá a ver com as razões que indica, sim.
jrochate Escreveu:Para quem entrou com contas ao detalhe, não pode ignorar a amortização ao longo do tempo de vida. ;)
Nunca fiz essas contas nos carros que comprei (também não foram assim tantos :mrgreen: ). Tentei sempre fazer compras equilibradas (de acordo com o gosto - vá, que a esposa gosta :mrgreen: - e que posso pagar), na expectativa que o carro dure muito tempo e por isso não dou muito valor ao quanto o carro vai desvalorizar na troca. Se calhar é altura de começar a pensar nisso, até porque não sabemos o que o futuro dos VE reserva.
Isto para dizer que dou muito mais importância aos custos do dia a dia do que ao custo de aquisição e posterior desvalorização.

O outro motivo que me leva a dar mais importância aos custos do dia a dia é que eu, efectivamente, não preciso de trocar de carro. Gostava de ter um VE sim (ainda falta conduzi-los), julgo que é uma excelente solução para segundo carro (e o percurso diário da minha esposa é fantástico) e poupar algum dinheiro mensalmente, dou importância às questões ambientais mas, *objectivamente*, não preciso de trocar de carro.
Daí também que não tenha pressa nenhuma. Estou interessado, estou "no mercado", mas sem pressão ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Importar um VE

Mensagem por VETL » 02 mai 2016, 12:18

Eu considero um erro gritante gastar rios de dinheiro numa wallbox.
Mesmo para quem pode, acho um erro.
Ainda se dessem para regular a potência, tudo bem. Mas uma parte delas nem isso faz.
Para mim a única coisa que faz sentido é um EVSE regulável.
Um equipamento único que faz tudo e que serve em qualquer lugar...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Importar um VE

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2016, 12:24

Sim, entretanto já me deram umas dicas de uns EVSE reguláveis que podem vir a ser eleitos :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”