Desistir da compra do LEAF :(

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Desistir da compra do LEAF :(

Mensagem por mikexilva » 07 mar 2011, 03:46

Com os tempos de crise tenho tido alguma pressão por parte da minha mulher para desistirmos da compra do LEAF, alegadamente:
- Por motivos profissionais, no inicio do ano tive um corte na remuneração;
- Nos telejornais falam do aumento das taxas de juro do credito à habitação (que se vai reflectir na nossa prestação da casa);
- Queríamos ter um segundo filho e já estamos numa idade que não convém adiar.
- O carro actual que iria substituir, Nissan Micra de 97 com 68mil km ainda chega para os pequenos percursos na cidade;
- Despesas adicionais com a instalação e carregador na garagem (juntando o facto do preço final do carro já ter ficado ~2k€ acima do esperado (falava-se em ~30k€ antes do aumento do IVA).

Nos últimos tempos tenho seguido atentamente o tema dos carros eléctricos, e há 4 ou 5 anos que prometi a mim mesmo que só iria trocar de carro quando estivessem disponíveis no mercado os carros eléctricos.
Portanto, surgiu a oportunidade que esperava, e o LEAF supera todas as expectativas (à excepção do software no computador de bordo ser Microsoft - que é contra os meus ideais), como tal, decidimos fazer este esforço conjunto para adquirir o LEAF, premiando assim a Nissan pelo feito (e até já temos o contrato assinado), e por outro lado mostrar ao resto da industria automóvel que (ao contrario do que andaram a pensar nos últimos 10 anos) este é o caminho que queremos seguir.

Mas hoje a minha mãe (que sempre foi contra o investimento num carro novo - com os tempos que correm) juntou-se à oposição, e a minha mulher pediu-me para pensar seriamente em desistir da compra do nosso LEAF, e na possibilidade de a adiar 2 ou 3 anos.

Os argumentos que tenho a favor da compra do LEAF penso que são poucos e com pouco peso:
- É mais seguro para transportar o nosso filho (apesar dos trajectos serem curtos, e na cidade geralmente os acidentes são menos graves);
- É mais económico (mas com trajectos muito curtos é difícil de justificar a prestação do LEAF com economia em combustível);
- É mais confortável e fácil de conduzir (mais uma vez com trajectos em Lisboa onde abundam buracos na estrada e obras quase permanentes, é mais relativo);
- Não precisa de ir à bomba (normalmente até vai comigo no FDS, e sou eu que abasteço, mesmo assim como anda pouco, 1 deposito chega para 1 mês);
- É melhor para o nosso planeta assim como o futuro do nosso filho (difícil de engolir, os ricos que normalmente são quem estragam mais, que se mexam);
- É um sonho meu realizado (apear de ser ela o condutor principal do carro);

Só queria desabafar isto com os colegas aqui no forum, pois já devia estar a dormir visto amanha ter que ir cedo ao Porto no carro da empresa... (e para ajudar à festa acabei de escrever tudo pela 2a vez, pois quando carreguei em "Enviar" pediu login por ter expirado a sessão e já não saiu tão cuidado como da primeira vez).

Se tiverem algum comentário, é bem vindo ;)

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Desistir da compra do LEAF :(

Mensagem por ruimegas » 07 mar 2011, 12:12

Mike,

Mesmo que não tenhas o Leaf agora, o que merecias pelo empenho demonstrado sempre que se fala deste VE, sabes que além de seres um dos moderadores deste fórum, penso falar em nome de todos, sempre tiveste comentários espectaculares e oportunos tendo ajudado muita gente, eu incluído, com os teus esclarecimentos.

Em resumo, lá por adiares a tua aquisição que, na tua situação é a posição mais aconselhável, apesar do que te vai custar, nem penses em abandonar a tua participação activa neste fórum até porque vai-te ajudar a manter a "chama" acesa e quem sabe se não vais ser o 1º a adquirir o Leaf de 2ª Geração já com o dobro da autonomia e com as economias de escala com alguma diminuição de preço :) .

Mais, se assim o entenderes, havemos de nos encontrar pessoalmente quer para testares o meu carro e matares "saudades" e em contrapartida dares-me uma "ensaboadela" de Android para eu ver se começo a "espremer" melhor este sistema operativo de smartphone.

Pessoal....o que pensam ? vamos deixar fugir o Mike?

Um Abraço e mantém-te connosco. ;)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Desistir da compra do LEAF :(

Mensagem por batalha » 07 mar 2011, 12:17

Ora aqui esta um assunto sem discussao :|

Mas, é muito mais fácil/barato corrigir esta decisão que a inversa :roll:

Para termos um mundo melhor para os nossos filhos, primeiro temos de ter filhos :evil:

Cumprimentos.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Desistir da compra do LEAF :(

Mensagem por RJSC » 07 mar 2011, 12:33

A prestação da casa até pode subir, mas já há fortes desconfianças que para o fim do ano a gasolina já ultrapassou os 2€ litro...
Agora vamos lá ver se é verdade ou se eles não sobem para tentar manter as pessoas agarradas à droga (petróleo)...

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Desistir da compra do LEAF :(

Mensagem por Seal » 07 mar 2011, 12:37

É assim mesmo Rui Megas, o Mike tem de continuar por aqui. Mais ano menos ano compras um EV. ;)

A família é mais importante que qualquer objecto. :D
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

jmiguel
Mensagens: 102
Registado: 12 jan 2011, 16:27
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Desistir da compra do LEAF :(

Mensagem por jmiguel » 07 mar 2011, 14:38

Efectivamente a família está primeiro.

Espero que te mantenhas por aqui com as tuas opiniões e sugestões sempre pertinentes.

Estou certo de que, embora não seja para já, o teu próximo carro será um EV. Pelo menos não irás sofrer os problemas de "juventude" que os primeiros irão ter. Esperemos sejam poucos...
Nissan Leaf 2.ZERO, 31-5-2018. 152.622 km em 31-5-2023.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Desistir da compra do LEAF :(

Mensagem por mjr » 07 mar 2011, 14:58

Faço minhas as palavras já proferidas. Já encomendaste o carro? Pode ser que aqui no forum haja alguém que queira aproveitar a tua reserva para receber o carro já. Penso que em caso de venda de particular para particular não há perda do incentivo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Desistir da compra do LEAF :(

Mensagem por vgomes » 07 mar 2011, 17:05

Mike, a decisão importante tu já a tomaste: O próximo carro será um EV :)

De facto também nós lá por casa tivemos essa reflexão, mas no nosso caso o Leaf fará perto de 80Kms diários e o nosso carro mais novo tem 12 anos, 150 000 e é a Gasolina/Gás.
O esforço está de facto a ser muito mas, no nosso caso, embora não compensa assim tanto sempre compensa mais que no vosso.
A nossa razão para nos mantermos na corrida é o facto que precisamos mesmo de um a carro novo.
Se esperarmos mais um ano, por exemplo, talvez já não haja o incentivo dos 5000€. Mesmo que o preço dos VE baixem com a concorrência, não creio que baixem assim tanto neste primeiro ano.

Portanto, não desesperes. Qd o vosso micra precisar de ser substituído já vais ter mais carritos eléctricos. Talvez um Zoe, Polo EV etc seja uma boa opção para as voltinhas em LX? Talvez até um Leaf 2ª geração.

Não deixes é de nos enriquecer com a tua experiência aqui no poiso. Apesar de tudo o que prometeste a ti mesmo continua alcançável: O próximo é EV, pode é não ser amanha.

Cumps,
Vgomes

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Desistir da compra do LEAF :(

Mensagem por mikexilva » 08 mar 2011, 00:07

Obrigado a todos pela vossa solidariedade, o tom que usei aqui no forum mostra alguma tristeza, e apesar de também me preocupar todas estas incertezas no futuro (ainda temos que fazer contas simulando aumentos das taxas de juro), não é esta a minha posição cá em casa, pois ainda não perdi a esperança, e não tenho dado parte de fraco ;) pois a esperança é a última a morrer, e ainda tenho esperança que um dia possa "formatar o disco (SSD?)" do computador de bordo do meu LEAF e instalar uma versão do Android 3.x mais optimizada para carros eléctricos :P

Agora os créditos para carros eléctricos não deviam estar no mesmo bolo que os créditos para os carros "normais" vendidos até hoje, pois não se trata de um carro "normal". Existe algum banco com condições melhores especificamente para veículos eléctricos? suponho que o estado ao ajudar à compra dando o incentivo inicial, já não deve achar necessário regular as outras condições de crédito. Mas assim como existiram os benefícios fiscais em PPR's podia haver algo do género para créditos a EV...

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Desistir da compra do LEAF :(

Mensagem por Essiemme » 08 mar 2011, 00:40

Caro Mike,

Desde o dia em que fiz (fizemos, nós - cá em casa) a reserva, o cenário já era cinzento... Digamos que após estes poucos meses as coisas tomaram, de facto, uma tonalidade bastante mais escura. O aumento do IVA, as reduções nos ordenados, aumentos nas taxas de juro, aumento dos preços dos alimentos e comodidades, etc, etc, acabaram por reduzir significativamente o poder de compra.

Quanto a nós cá em casa, já nessa altura, estávamos a prever que iria ser um esforço bastante "à conta" pelo que, com as novas variáveis, estamos também a reconsiderar. Também somos uma família com 2 crianças, o nosso carro familiar já vai com mais do que 260.000 KMs, funciona a gasóleo e é bastante guloso (já para não falar no meu transporte individual, que também é a gasóleo, embora mais económico...).

Estamos num dilema. Queremos ficar livres dos barões do petróleo, não podemos adivinhar até onde vai esta escalada de preços nem sabemos se vai parar mas, ao mesmo tempo, o agravamento do custo de vida está a tornar a compra do Leaf proibitiva, muito embora venha a reduzir os custos com combustíveis, o que é facto é que, para alem de ser uma viatura muito cara, viemos a saber desagradavelmente que acarreta custos adicionais (aparentemente) elevados, tornando-o numa viatura ainda mais cara.

Vamos esperar pelo dia D, hora H, quando ficarmos a saber os resultados do simulador da Nissan - depois de sabermos numeros, reais e finais, poderemos analisar para a decisão familiar.

Seja como for, mesmo que desistamos, quero que fique a saber que estamos consigo, a solidariedade é sincera e apelamos que não mude as suas ideias, pois tal como o Mike, nós já decidimos que nunca mais iremos comprar um ICE. Ou agora já ou num futuro próximo, certamente nós iremos entrar neste novo mundo.

Um abraço daqui deste lado que, apesar de não nos conhecermos pessoalmente, estamos em sintonia no que diz respeito à mudança radical do modo de transporte para o futuro.

sm

P.S.: já agora, não acho que isto seja de todo "Off-Topic"...
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”