Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017

Mensagem por beme83 » 08 dez 2016, 20:12

mjr Escreveu:Já tínhamos chegado à conclusão que não é possível deduzir o IVA da eletricidade usada para carregar os VEs. A questão que estávamos a discutir é como podemos fazer isso quando o consumo é realizado numa instalação com outros consumos além da carga dos VEs (iluminação, máquinas, PCs, etc) e onde o IVA da eletricidade é naturalmente deduzido. Acho que uma solução seria usar o consumo pelo qual o carro foi homologado e multiplicar esse consumo pelos kms percorridos num período de tempo. Até seria uma solução favorável pois na verdade o consumo costuma ser superior...
A fatura do IVA da comercializadora de energia é todo dedutível pois ninguém questiona o que cada máquina gasta ou etc, ou as empresas podem optar pela majoração de 130% nos custos da eletricidade com o abastecimento da viatura https://multigestao.com/beneficio-fisca ... lectricos/

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017

Mensagem por VETL » 08 dez 2016, 20:29

beme83 Escreveu:
mjr Escreveu:Já tínhamos chegado à conclusão que não é possível deduzir o IVA da eletricidade usada para carregar os VEs. A questão que estávamos a discutir é como podemos fazer isso quando o consumo é realizado numa instalação com outros consumos além da carga dos VEs (iluminação, máquinas, PCs, etc) e onde o IVA da eletricidade é naturalmente deduzido. Acho que uma solução seria usar o consumo pelo qual o carro foi homologado e multiplicar esse consumo pelos kms percorridos num período de tempo. Até seria uma solução favorável pois na verdade o consumo costuma ser superior...
A fatura do IVA da comercializadora de energia é todo dedutível pois ninguém questiona o que cada máquina gasta ou etc, ou as empresas podem optar pela majoração de 130% nos custos da eletricidade com o abastecimento da viatura https://multigestao.com/beneficio-fisca ... lectricos/
É falso o que escreveste beme83. Além disso, o conteúdo do artigo que citaste enferma de irregularidades.
Volto a salientar que o IVA da eletricidade consumida pelos VE's não é dedutível. E não escrevo isto só por mania minha. Isso está esclarecido aqui:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... o_8433.pdf

Chegamos a um cúmulo do ridículo de podermos deduzir 50% do IVA do gasóleo rodoviário e não podermos deduzir o IVA da eletricidade.
Espero que seja uma lacuna e seja rapidamente reposta a lógica nesta questão.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017

Mensagem por beme83 » 08 dez 2016, 21:29

VETL Escreveu:
beme83 Escreveu:
mjr Escreveu:Já tínhamos chegado à conclusão que não é possível deduzir o IVA da eletricidade usada para carregar os VEs. A questão que estávamos a discutir é como podemos fazer isso quando o consumo é realizado numa instalação com outros consumos além da carga dos VEs (iluminação, máquinas, PCs, etc) e onde o IVA da eletricidade é naturalmente deduzido. Acho que uma solução seria usar o consumo pelo qual o carro foi homologado e multiplicar esse consumo pelos kms percorridos num período de tempo. Até seria uma solução favorável pois na verdade o consumo costuma ser superior...
A fatura do IVA da comercializadora de energia é todo dedutível pois ninguém questiona o que cada máquina gasta ou etc, ou as empresas podem optar pela majoração de 130% nos custos da eletricidade com o abastecimento da viatura https://multigestao.com/beneficio-fisca ... lectricos/
É falso o que escreveste beme83. Além disso, o conteúdo do artigo que citaste enferma de irregularidades.
Volto a salientar que o IVA da eletricidade consumida pelos VE's não é dedutível. E não escrevo isto só por mania minha. Isso está esclarecido aqui:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... o_8433.pdf

Chegamos a um cúmulo do ridículo de podermos deduzir 50% do IVA do gasóleo rodoviário e não podermos deduzir o IVA da eletricidade.
Espero que seja uma lacuna e seja rapidamente reposta a lógica nesta questão.

Caro VETL numa empresa que tem uma conta de eletricidade de 5000 euros+IVA e que tenha uma ou duas viaturas elétricas dificilmente ou raramente irá ter um centro de custo para a eletricidade da viatura. O que me apresentou foi para um profissional liberal, o caso dos profissionais liberais é bem diferente à contabilidade das empresas devido a regras de imputação a que é sujeito e há inexistência de imobilizado que justifique os gastos energéticos.
Além disso e de acordo com a informação do portal das finanças só não é dedutível se a utilização da viatura não fizer parte do objeto da atividade desenvolvida.
Já sobre o artigo fui verificar as fontes e a majoração está sim disponível mas para empresas que operam no setor dos transportes http://www.iconsulting-group.com/blog-posts/view?id=12 e http://www.dec.com.pt/2015/11/19/benefi ... lectricos/, o que não vem mencionado no artigo anterior.´Estas propostas têm como base a proposta da fiscalidade verde http://www.embopar.pt/folder/documento/ ... 0verde.pdf

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017

Mensagem por VETL » 08 dez 2016, 21:41

Tudo errado beme83.
Agora não tenho tempo para dirimir isto. Fazes o que quiseres. Eu só quis alertar a malta e deixei documentado preto no branco o alerta.
A partir daqui cada um é livre de fazer o que quiser.
Só duas coisas:
1 - O código do IVA aplica-se de igual forma a empresários, empresas pequenas, empresas grandes e gigas sem qualquer distinção do tipo de entidade ou do tamanho da conta;
2 - Eu também deduziria muito provavelmente esse IVA mas "...uma coisa é a lei, outra é o que eu faço...".
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

banshee
Mensagens: 141
Registado: 22 jul 2016, 22:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017

Mensagem por banshee » 08 dez 2016, 21:47

Eu tenho uma fatura de luz dentro desses valores, e tenho um carregador a 7,4 kw que têm incorporado um contador, no entanto mesmo que hipoteticamente quisesse não deduzir o iva referente ao ve " no meu caso relativamente fácil de apurar" não vejo como numa fatura total do fornecedor de electricidade possa apurar na mesma fatura o respectivo iva a deduzir e a pagar .

Outra coisa dentro do tópico, ainda não recebi nem sei quando irei receber o incentivo do abate na troca do ve. tenho tudo entregue e validado desde Julho deste ano.

Ai se eu não pagasse os meus impostos a dia e horas .................até o penico me penhoravam. :snooty: :snooty:

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017

Mensagem por beme83 » 08 dez 2016, 21:56

VETL Escreveu:Tudo errado beme83.
Agora não tenho tempo para dirimir isto. Fazes o que quiseres. Eu só quis alertar a malta e deixei documentado preto no branco o alerta.
A partir daqui cada um é livre de fazer o que quiser.
Só duas coisas:
1 - O código do IVA aplica-se de igual forma a empresários, empresas pequenas, empresas grandes e gigas sem qualquer distinção do tipo de entidade ou do tamanho da conta;
2 - Eu também deduziria muito provavelmente esse IVA mas "...uma coisa é a lei, outra é o que eu faço...".
Caro VETL, dizer que está tudo errado é um pouco abuso. Pode dizer sim que parte dedução do IVA dos KW gastos no carregamento da viatura como se fosse um custo da produção não é a prática mais correta, pode-o dizer. Também para uma empresa em que as viaturas carregam nos postos Mobie, em casa dos colaboradores e na empresa o custo de colocar em prática um sistema de controlo de KW pode ser elevado e difícil de operacionalizar. Pode-se usar muitos métodos de imputação mas todos eles vão ser possíveis de serem contestados.

Em relação ao banshee,seria possível o apuramento mas desses KWh não tem tarifa diferente dependente do horário? o contador conta isso? No caso de ter painéis montados? qual a componente de energia que está a ser consumida pelo VE? a produzida pelos painéis solares ou o que se está a gastar da rede?...

MLF
Mensagens: 209
Registado: 16 set 2013, 12:48
Data de fabrico: 15 set 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017

Mensagem por MLF » 08 dez 2016, 22:50

Uma questão, para recuperar o IVA o valor do carro tem que ser de €62500...como se calcula este valor :
- €62500 IVA incluido ou €62500 + IVA = 76850 ?
Num stand disseram-me que era segunda hipótese !

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017

Mensagem por beme83 » 08 dez 2016, 22:53

MLF Escreveu:Uma questão, para recuperar o IVA o valor do carro tem que ser de €62500...como se calcula este valor :
- €62500 IVA incluido ou €62500 + IVA = 76850 ?
Num stand disseram-me que era segunda hipótese !
62500+IVA de acordo com interpretação das finanças.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017

Mensagem por mjr » 08 dez 2016, 23:03

De acordo com a lei se as finanças quiserem podem ver o número de carros elétricos da empresa e fazer uma estimativa do consumo de eletricidade, impedindo a dedução dessa parte do IVA. O ónus da prova em contrário ficaria do lado do contribuinte. Se calhar até podem multar por fuga aos impostos pelo facto do contribuinte estar a deduzir IVA "indevidamente".

Tudo isto é ridículo e deve ser corrigido/aclarado como disse o VETL o mais rápido possível, para não termos à perna inspetores das finanças inimigos da ME.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017

Mensagem por VETL » 08 dez 2016, 23:37

beme83 Escreveu:
MLF Escreveu:Uma questão, para recuperar o IVA o valor do carro tem que ser de €62500...como se calcula este valor :
- €62500 IVA incluido ou €62500 + IVA = 76850 ?
Num stand disseram-me que era segunda hipótese !
62500+IVA de acordo com interpretação das finanças.
Correto.
Mas não é de acordo com interpretação das finanças, é de acordo com o código do IVA. É claro e limpo, não necessita interpretação.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”