Escolha do 1 Carro a pilhas :-)

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
Mouroalgarvio
Mensagens: 3
Registado: 07 mar 2017, 23:50
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 1000

Escolha do 1 Carro a pilhas :-)

Mensagem por Mouroalgarvio » 08 mar 2017, 23:59

Bom dia ,

Aqui está mais um fan dos VE´s , e em breve vou me converter aos carros a pilhas :-) e a situação é a seguinte :

-40 Kms por dia

+-4 vezes por ano o seguinte trajecto : Lagoa ( Algarve) --> São João da Madeira ( é o que me assusta mais ...) , de qq modo há alguns carregadores pelo caminho ,
parando umas 3 vezes ou 4 devo chegar ao destino :-)) , com vmedia de 110km/h ...


Opção 1 : Hyundai IONiQ
Opçao 2 : Leaf

o Hyundai parece-me ser um bom carro , não sei se alguem ja experimentou uma maquina destas ?
O Leaf ja é mais batido pelo que supostamente há mais gente a martelar o carro ...ja testei um Acenta de 24Kwh de um amigo e gostei imenso.


Bem haja!

Rui

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Escolha do 1 Carro a pilhas :-)

Mensagem por Orlando » 09 mar 2017, 00:08

Bem vindo.
40kms por dia, até de mota dá!
Ioniq nunca experimentei, mas é Hyundai.
Leaf é leaf.
:D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Escolha do 1 Carro a pilhas :-)

Mensagem por BrunoAlves » 09 mar 2017, 01:13

Essa viagem é quase Portugal lés a lés :mrgreen:

Ioniq ainda não consegues comprar cá, mas em teoria é por pouco tempo. Se puderes esperar e pagar o que ele custará, era a minha recomendação.

O Leaf tem a vantagem de estar como dizes mais que esmifrado.

Enfim, como disse o Orlando, os km diários até de mota, literalmente qualquer VE dá. Para a viagem grande, tens de pesar custo VS autonomia. Até num clone (que ficam baratuchos importados) dá, mas será certamente uma viagem de muitas, muitas horas...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Escolha do 1 Carro a pilhas :-)

Mensagem por Fil » 09 mar 2017, 01:27

Bem vindo!

Do que tenho visto em vídeos, o ioniq parece superior. Importar um é boa ideia. O leaf já todos sabemos o que é, e como funciona. Penso que fica bem servido com qualquer um dos dois.

Com os pcr's que já temos, essa viagem faz-se na maior com esses dois modelos.

O mais importante é que compre um VE, e que esteja ciente dos pontos fortes e fracos de cada modelo, o resto são opções;)

Boa sorte na escolha.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Escolha do 1 Carro a pilhas :-)

Mensagem por LuisG » 09 mar 2017, 23:22

Já testei os dois, embora no caso do ioniq a versão híbrida. Gosto bastante dos dois. Pela sua aerodinâmica o ioniq será talvez mais eficiente em estrada. Para 40km diários acho que não é problema.
O ioniq só para junho (promessa) com valor a rondar os 36k, garantia superior 160M /kmVs 200M/km mas é um modelo novo.
Como já disse e bem o leaf já tem provas dadas no mercado quanto à sua fiabilidade e assistência . Neste último ponto, sendo os VE um caso partícular das marcas a nissan vai dando resposta pela experiência e maturidade no mercado. Quanto à Hyundai tenho as minhas dúvidas, já para não falar dos eventuais problemas típicos de modelos novos. Pode acontecer ou não, é um risco.
Posto isto é uma questão de gosto e opções mas considero a diferença de preço considerável para as diferenças entre eles.

O importante é que seja VE.

Sendo do Algarve, era importante escrever para as autarquias e centros comerciais porque infelizmente essa zona está um pouco esquecida no desenvolvimento da rede.
Parabéns pela decisão.
Cumprimentos
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Escolha do 1 Carro a pilhas :-)

Mensagem por RNM » 14 mar 2017, 18:33

Vou dar a minha modesta opinião:

Eu compraria um VE barato e em segunda mão, Leaf, iOn, Miev para o dia a dia.
Com o dinheiro que sobra (que não é pouco!), iria de avião ou comboio até ao Porto e alugava um carro. Ou simplesmente alugaria um carro para essas viagens.

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Escolha do 1 Carro a pilhas :-)

Mensagem por jrochate » 14 mar 2017, 19:26

RNM Escreveu:Eu compraria um VE barato e em segunda mão, Leaf, iOn, Miev para o dia a dia.
Com o dinheiro que sobra (que não é pouco!), iria de avião ou comboio até ao Porto e alugava um carro. Ou simplesmente alugaria um carro para essas viagens.
Eu já fiz isso, e não é assim tão limpo como tudo isso, se partirmos do princípio que é o OP mais a sua família.

1º Ir de avião ou comboio com 2 ou 3 miudos atrás + bagagem é muito incómodo e custoso

2º Alugar viatura para 5 pessoas com conforto por vários dias, tb não é barato

3º Quer transportes públicos quer aluguer, existe um overhead administrativo de procurar os melhores preços, adquirir com antecedência, etc, etc.
E depois se alguém adoece? E ir levantar e entregar o carro?

4º Andar no dia-a-dia com um VE usado de baixa gama, não é a mesma coisa que andar todos os dias com um VE novo/moderno (ioniq, leaf, soul)

Se for esse o caso do OP, compreendo-o perfeitamente pois tb já passei pelo mesmo e no passado aluguei muitos carros (alhambra, qasqai, espace, etc..)
Eu iria para um VE de qualidade que permitisse a viagem grande com os corredores de PCR.

Se não for esse o caso, é uma pessoa sozinha que vai um dia em negócios, acabei de desperdiçar 4 minutos da minha vida :P

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Escolha do 1 Carro a pilhas :-)

Mensagem por sosimple » 14 mar 2017, 23:21

Não sendo uma escolha popular por estas bandas, um Opel Ampera seria também uma boa escolha para este caso em particular, podendo ser usado como um VE puro no dia-a-dia (como é no meu caso) .

Faz com facilidade 65km por carga no inverno e permite qualquer viagem mais longa, com recurso ao extensor de autonomia, com consumos (e emissões) bastante baixos.
DSC_1970-01.jpg
DSC_1970-01.jpg (70.17 KiB) Visto 4749 vezes
Chegado ao destino, volta a ser um VE puro.
DSC_2619-01.jpg
DSC_2619-01.jpg (69.45 KiB) Visto 4749 vezes
Desde o início do ano, entre deslocações do dia-a-dia e passeios:
DSC_2620.jpg
DSC_2620.jpg (43.93 KiB) Visto 4749 vezes
Falando em poupança, consegue comprar-se um bom Ampera por cerca de 15000 euros.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Escolha do 1 Carro a pilhas :-)

Mensagem por LuisG » 15 mar 2017, 09:00

O autor do tópico focou as opções no ioniq e leaf mas sem dúvida que o ampera é uma óptima opção, bom carro e com preços de usados muito interessantes . Para os tais 40km diários é mais que suficiente !
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Escolha do 1 Carro a pilhas :-)

Mensagem por jasmim » 15 mar 2017, 11:05

Aprecio muito o Ampera. :clap:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”