Compra de Leaf ou Clone para 20km dia

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
JCF
Mensagens: 46
Registado: 30 jun 2016, 14:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Compra de Leaf ou Clone para 20km dia

Mensagem por JCF » 10 jun 2017, 20:08

Olá a todos

Tenho a seguinte situação. Moro a cerca de 10 km do meu local de trabalho na zona do Campo Pequeno. O trajeto normalmente é feito pela radial de Benfica ou pelo Monsanto, Av Lusiada, enfim o que o transito ditar.

Ha 2 anos quando fui trabalhar para esta zona, resolvi comprar uma scooter para poupar no combustível e ser potencialmente mais rápida a deslocação mas por várias circunstancias acabei por a usar muito pouco, no ultimo ano a scooter fez cerca de 400 km e nem foram assim tantos os km feitos para ir trabalhar.

Atualmente estou a vender a scooter, situação que espero esteja resolvida nos próximos dias. Com o dinheiro da scooter mais uns euros que tenho guardados espero reunir para já cerca de 9000 euros para a possível compra do VE.

A ideia é usar o VE para as deslocações do dia a dia, casa trabalho compras e voltinhas aqui perto, eventualmente uma ou outra ida para um raio de até 30km à volta de casa. Para as voltas maiores tenho o carro a gasolina do segmento C que é o carro que uso agora em todas as minhas deslocações diárias.

Portanto primeira duvida é se devo comprar o VE e manter o carro a gasolina que é praticamente novo ou se mantenho apenas o gasolina para todo o uso. Ficar apenas com o VE para já não me parece opção dada a reduzida autonomia e eventuais problemas com carregamentos.

Decidindo-me pela compra do carro elétrico para estas pequenas voltas a duvida seguinte é qual? Como disse a principal limitação é o orçamento mas sinceramente não me parece valer a pena investir muito dinheiro num carro para voltas tão pequenas. Nesse sentido e pelo que tenho visto um Clone poderá ser a melhor opção. É um carro essencialmente citadino, estreito e pequeno que se estaciona bem e esgueira bem pelo meio do transito. Contudo numa breve pesquisa pelos sites franceses de carros usados verifiquei que também se encontram Leaf por preços aproximados aos dos Clones mas com mais 1 ou 2 anos e a duvida instalou-se, será que vale mais a pena um Leaf. É que os Clones não dão assim um grande prazer de condução, o volante é fixo e a posição de condução não é nada de especial. Alem disso não são especialmente bonitos.

Face a estas duvidas existenciais o que me podem dizer. Por um valor à volta dos 9000 haverá hipótese de comprar um Leaf? Por esse dinheiro compra-se um Clone mais recente e com menos km? A única coisa que está mais ou menos assente é que a ideia será comprar usado na europa e importa-lo.

Agradeço a ajuda e as opiniões que quiserem dar

PS: Desculpem o testamento.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Compra de Leaf ou Clone para 20km dia

Mensagem por rnlcarlov » 10 jun 2017, 21:16

Leafs ao preço de clones? Cá para mim ou têm muitos kms em cima e muitas barras a menos na bateria ou então são versões com aluguer de bateria :?

Com que frequência é que sai para longe de Lisboa? Se for ao Algarve ou ao Porto todos os meses compreendo que dê bastante uso ao CI, e que não lhe dê jeito ficar apenas com VE. Aqui em casa vamos mantendo o CI pois há dias em que ambos precisamos de carro, porque pelo número de vezes por ano que realmente precisamos da autonomia de um CI conta-se pelos dedos de uma mão (e sobram dedos). Só este ano já fui ao Algarve duas vezes de clone, 1 vez a Coimbra e outra a Aveiro. Só mesmo para Espanha é que preciso mesmo do fumarento. :D

JCF
Mensagens: 46
Registado: 30 jun 2016, 14:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Compra de Leaf ou Clone para 20km dia

Mensagem por JCF » 10 jun 2017, 21:29

Olá boa noite

Um exemplo, claro que tem bastantes mais km
http://www.lacentrale.fr/auto-occasion- ... 95687.html

Em regra ando aqui na zona de Lisboa, raramente não conseguiria fazer a deslocação no elétrico mas ha os constrangimentos com o carregamento. No parqueamento tenho uma tomada mas pertence ao condomínio e terei de ver ainda se e como a poderia usar. No serviço pode não ser possível carregar, também poderei ter algum constrangimento pelo que deverei usar o carro mais nas voltas muito perto e para o trabalho de modo a só ter de carregar o carro 1 vez por semana ou algo assim.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Compra de Leaf ou Clone para 20km dia

Mensagem por jasmim » 10 jun 2017, 22:02

JCF Escreveu:
Um exemplo, claro que tem bastantes mais km
http://www.lacentrale.fr/auto-occasion- ... 95687.html
Flex = aluguer de bateria.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

JCF
Mensagens: 46
Registado: 30 jun 2016, 14:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Compra de Leaf ou Clone para 20km dia

Mensagem por JCF » 10 jun 2017, 22:07

Ops, não sabia. :oops:

Nesse caso a opção terá de ser por um Clone já que aluguer de baterias está fora de questão.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Compra de Leaf ou Clone para 20km dia

Mensagem por jasmim » 10 jun 2017, 22:29

Se precisares de ajuda, manda PM. ;)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Compra de Leaf ou Clone para 20km dia

Mensagem por jrochate » 10 jun 2017, 22:30

JCF Escreveu:Olá a todos
É que os Clones não dão assim um grande prazer de condução, o volante é fixo e a posição de condução não é nada de especial. Alem disso não são especialmente bonitos.
Discordo :)

Tenho um Outlander PHEV, uma Astra 1.9 com 200cv e um clone.

Imagine qual o que dá mais prazer de condução, sobretudo no inverno e com controlo de tração desligado :P

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Compra de Leaf ou Clone para 20km dia

Mensagem por BrunoAlves » 11 jun 2017, 00:43

Para 20km por dia, se tiveres a certeza absoluta, sintética e analítica que essa é a opção a manter, compra um twizzy usado. Atenção que também tem aluguer de bateria.
Não querendo, um clone que pelo menos é um carro :P

Para 20km no centro de Lisboa, eu diria para tentares maximizar os transportes públicos e evitar um segundo carro, mas isto sou eu a opinar à distância...

Se só precisas de um carro, não tenhas 2...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

JCF
Mensagens: 46
Registado: 30 jun 2016, 14:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Compra de Leaf ou Clone para 20km dia

Mensagem por JCF » 11 jun 2017, 02:40

Viva

Um TWIZZY sinceramente está fora de questão, é muito limitado e pouco discreto para alem de não ser bem um carro.

Transportes públicos seria uma hipótese mas o autocarro que passa aqui e que vai para a zona do Campo Pequeno dá uma série de voltas e nunca mais lá chega. Alem disso no serviço tenho estacionamento à borla e estou habituado a andar no meu carro e ter a liberdade que isso me dá.

Um carro elétrico é especialmente indicado para andar em cidade onde ele é mais eficiente, tem melhor autonomia e tem o conforto da caixa automática.

Se se justifica muito ter dois carros? Se calhar não justifica, daí estar a tentar limitar os gastos na aquisição. A desvalorização é a dobrar, tem dois seguros, etc. mas em termos de gastos espero poupar cerca de 50 euros/mes em combustível e poupar o outro carro das voltinhas que gastam mais combustível e estragam mais o carro.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Compra de Leaf ou Clone para 20km dia

Mensagem por BrunoAlves » 11 jun 2017, 09:42

Sim, eu também partilho desse conforto de andar no meu carro, sem dúvida.

Será uma questão de fazer contas então. Do ponto de vista puramente economicista, uma poupança de 50€/mês dificilmente justifica um investimento de 10k€, mas o que irá acontecer é que o pequeno eléctrico tomará o lugar do outro carro. É igual para toda a gente :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”