Perguntas Leaf usado

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Perguntas Leaf usado

Mensagem por mafgod » 15 dez 2017, 15:50

filipeoliv Escreveu:Penso que o carro vem munido de um cabo para ligar à ficha em casa, certo?
Quantas horas leva a carregar?
Tenho encontrado Leaf a preços que posso pagar, com km entre 25 000 e 90 000Km,
Claro que quantos menos km´s tiver melhor, na vossa experiência até 50 000km é muito?
Claro que não sei como foram feitas as cargas...
Desculpem o testamento e desde já obrigado pelo vosso tempo dispensado.
- o cabo para carregar em casa a 10A deverá vir com o carro, o de carregar nos postos públicos da rede Mobi.e não
- a carregar a 10A, carrega energia suficiente para fazer ~15km/h (+/- depende do pé, troço.....)
- pode arranjar um cabo para carregar em casa ou um carregador para casa de 16A, e aí carrega energia suficiente para fazer ~25km/h (+/- depende do pé, troço.....)
- o que interessa num VE é por onde andou (clima mais quente/frio), se esteve muito tempo com carga máxima ou mínima... os kms não é muito importante (ou poderá ser por questões da garantia)
- se for um Leaf, pode ver o "estado" da bateria através das barras que estão presentes no ccarro, o máximo são 12
Última edição por mafgod em 15 dez 2017, 17:24, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Perguntas Leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 15 dez 2017, 15:51

O EVSE que vem com o carro é de 10A, logo 2,3kW. Já dizia o outro, é só fazer as contas :mrgreen: Sabendo que deves receber um carro que não deve ter mais de 18kWh de bateria utilizável, podes contar com 11-12h se estiver nas lonas. (a ultima hora é balanceamento, não carrega praticamente nada e tens de contar que não carregas tudo o que vem da tomada).

Tem em atenção a idade do carro, conta mais que os km.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

traveller
Proprietário Leaf
Mensagens: 143
Registado: 09 set 2016, 14:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 60 Ah

Re: Perguntas Leaf usado

Mensagem por traveller » 15 dez 2017, 15:56

As cargas podes saber como foram, mais importante que os KM's acho que é os anos e a degradação das baterias.
Tens carros com 30.000km's com 20% de degradação e tens carros com 100.000km's com 20% de degradação.
O Leaf spy é que te dá essa informação.
Eu comprei o meu com 53.000km's há um ano com 92% da bateria original com 400cargas rápidas e agora vai com 105.000km's sem problema nenhum.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Perguntas Leaf usado

Mensagem por filipeoliv » 15 dez 2017, 17:10

mafgod Escreveu:
- o cabo para carregar em casa a 10A deverá vir com o carro, o de carregar nos postos públicos da rede Mobi.e não
- a carregar a 10A, carrega energia suficiente para fazer ~15km (+/- depende do pé, troço.....)
- pode arranjar um cabo para carregar em casa ou um carregador para casa de 16A, e aí carrega energia suficiente para fazer ~25km (+/- depende do pé, troço.....)
- o que interessa num VE é por onde andou (clima mais quente/frio), se esteve muito tempo com carga máxima ou mínima... os kms não é muito importante (ou poderá ser por questões da garantia)
- se for um Leaf, pode ver o "estado" da bateria através das barras que estão presentes no ccarro, o máximo são 12[/quote]

Depois de ler, fico com a ideia que é inviável carregar o carro :cry:
Onde moro o posto mais proximo é em Santarém, salvo erro
Mesmo que compre um carregador de 16A não consigo carregar a bateria toda? só faz 25km?
Assim desisto da ideia :cry:

Em relação onde andou, não sei, vi um que é do final de 2014, embora seja o mais básico (Não me importa equipamento), tem um ano garantia Nissan Europa e baterias até 2022, foi o que o vendedor me disse.
Por isso suponho que seja o 30.
Suponho, porque descobri que há 24 e 30 aqui no forum, ainda não comentei com ele. :lol:

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Perguntas Leaf usado

Mensagem por filipeoliv » 15 dez 2017, 17:14

BrunoAlves Escreveu:O EVSE que vem com o carro é de 10A, logo 2,3kW. Já dizia o outro, é só fazer as contas :mrgreen: Sabendo que deves receber um carro que não deve ter mais de 18kWh de bateria utilizável, podes contar com 11-12h se estiver nas lonas. (a ultima hora é balanceamento, não carrega praticamente nada e tens de contar que não carregas tudo o que vem da tomada).

Tem em atenção a idade do carro, conta mais que os km.

Já fico um pouco mais animado.
Se em 10 ou 12h ele carregar, não importa o tempo.
Chego a casa ás 18h e saio ás 7.30h da manha.
Mas sem dúvida que é muito chato.
Tenho me centrado nos carros de 2014 para frente é muito velho?

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Perguntas Leaf usado

Mensagem por filipeoliv » 15 dez 2017, 17:17

traveller Escreveu:As cargas podes saber como foram, mais importante que os KM's acho que é os anos e a degradação das baterias.
Tens carros com 30.000km's com 20% de degradação e tens carros com 100.000km's com 20% de degradação.
O Leaf spy é que te dá essa informação.
Eu comprei o meu com 53.000km's há um ano com 92% da bateria original com 400cargas rápidas e agora vai com 105.000km's sem problema nenhum.
Ora muito importante, podes me explicar como funciona o Leaf Spy?
eu posso chegar a um stand e obter essa informação?

Ainda não agradeci a todos pelas resposta. :oops:
Desculpem e muito obrigado a todos ;)

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Perguntas Leaf usado

Mensagem por cacoila » 15 dez 2017, 17:24

Os 25km de carregamento que foram referidos julgo que serão por hora, ou seja, conseguirá carregar cerca de 25Km em cada hora ligado à tomada. (Nunca gostei desta apresentação de valores exactamente porque tem demasiadas variáveis extra).

Basicamente, em casa consegue carregar o carro em cerca de 8h se for o de 24kW ou 11h se for o de 30kW isto dos quase 0% aos 100% o que, a menos que seja necessário pelo trajecto diário, não deverá acontecer.

Quanto ao carro se é final de 2014 será o de 24kW (quase de certeza) e assim sendo não tem garantia de baterias até 2022 mas sim até 2019 (5anos os de 24kW ; 8anos os de 30kW) e dá-me ideia que isso é o mesmo vendedor que foi com essa treta da garantia para um conhecido meu e ele corrigio-o e explicou-lhe a diferença, se o continua a dizer então é porque é mesmo desonestidade.

Aconselho-o a informar-se melhor antes de tomar uma qualquer decisão sobre qual o carro a escolher, se não pode comprar gato por lebre (ainda hoje no Facebook apareceu alguém que já o tinha comprado e nem sabia se era o de 24kW ou o de 30kW e a duvida era "só" como é que o ia buscar se não tinha cartão Mobi-e). Fale com os "importadores" de serviço aqui do fórum (Orlando e Jasmim) que fica esclarecido e bem servido de certeza.

O LeafSpy é uma APP para smartphone mas precisa de ter um leitor OBD2 Bluetooth ou Wifi para ler a informação do carro, e nem pode ser qualquer leitor, normalmente os mais baratos não funcionam. Se for para ir ver um carro e obter essa informação dependendo da zona do país deve conseguir que alguém por aqui lhe empreste um.
Última edição por cacoila em 15 dez 2017, 17:26, editado 1 vez no total.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Perguntas Leaf usado

Mensagem por mafgod » 15 dez 2017, 17:25

filipeoliv Escreveu: Depois de ler, fico com a ideia que é inviável carregar o carro :cry:
Onde moro o posto mais proximo é em Santarém, salvo erro
Mesmo que compre um carregador de 16A não consigo carregar a bateria toda? só faz 25km?
Assim desisto da ideia :cry: :lol:
É pá... mea culpa!
Já alterei o meu post :-)

Referia por a cada hora de carregamento!!! :-)

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Perguntas Leaf usado

Mensagem por filipeoliv » 15 dez 2017, 17:29

mafgod Escreveu:
filipeoliv Escreveu: Depois de ler, fico com a ideia que é inviável carregar o carro :cry:
Onde moro o posto mais proximo é em Santarém, salvo erro
Mesmo que compre um carregador de 16A não consigo carregar a bateria toda? só faz 25km?
Assim desisto da ideia :cry: :lol:
É pá... mea culpa!
Já alterei o meu post :-)

Referia por a cada hora de carregamento!!! :-)

Bem mais mais animado se carregar em duas horas em casa a 10A para 30km acho razoável. ;)
Já agora, dependendo do pé e inclinação, conseguem fazer 180km com uma carga?

O carro está no norte de França, à partida lá é mais frio que cá...

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Perguntas Leaf usado

Mensagem por Erbium » 15 dez 2017, 17:47

filipeoliv Escreveu:
BrunoAlves Escreveu:O EVSE que vem com o carro é de 10A, logo 2,3kW. Já dizia o outro, é só fazer as contas :mrgreen: Sabendo que deves receber um carro que não deve ter mais de 18kWh de bateria utilizável, podes contar com 11-12h se estiver nas lonas. (a ultima hora é balanceamento, não carrega praticamente nada e tens de contar que não carregas tudo o que vem da tomada).

Tem em atenção a idade do carro, conta mais que os km.

Já fico um pouco mais animado.
Se em 10 ou 12h ele carregar, não importa o tempo.
Se chegar a casa com a bateria completamente vazia o que é muito raro penso eu, para carregar, por ex. 19kWh (bateria com uns 10/15% de degradação) para a bateria com o carregador de origem e assumindo uma eficácia de 85% demoraria 9.7 horas...
Se usar um carregador de 16A assumindo 90% de eficácia já demoraria 5.9 horas...
A 100% como já disseram por norma o carro demora mais 1h para balanceamento de células mas se há pressa desliga e sai porque a energia já lá está praticamente toda...
filipeoliv Escreveu:Já agora, dependendo do pé e inclinação, conseguem fazer 180km com uma carga?
Com um de 24kWh acho praticamente impossível, com o de 30kWh com jeito faz-se...
O máximo que já consegui fazer com um de 24kWh foi 150km's com alguma AE mas principalmente muita nacional com calma.

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”