Leaf usado

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf usado

Mensagem por cacoila » 23 jan 2018, 11:07

Calma Ricardo, não é tão complicado como parece.

Basicamente precisas de um EVSE e um Cabo Mennekes. Passando a explicar. Todos os postos públicos tem uma tomada Mennekes e o "carregador/EVSE" é no próprio posto, então só tens de ligar o cabo ao posto e ao carro. Podes montar uma wallbox em casa que use esse mesmo cabo, sim, mas o EVSE (já vem um com o carro) é sempre util por exemplo no caso em que falas, queres carregar num restaurante ou noutro local qualquer onde só tens tomadas normais, sejam elas Schuko ou CEE azuis ou vermelhas etc, são só tomadas, não EVSEs e então precisas de ter o teu EVSE.

Posto isto, eu prefiro um EVSE regulável e com dois ou três adaptadores para as tomadas todas (Schuko, CEE azuis 16A, CEE Azuis 32A, CEE vermelhas) que posso levar para todo o lado e adaptar ao local onde estou (tomadas e potencia), do que uma wallbox que fica sempre em casa e quando precisares de carregar noutro sitio estás limitado ao EVSE da Nissan que é só de 10A e por vezes podes ter disponível mais que isso e ficas horas a carregar "sem necessidade".

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 23 jan 2018, 11:15

:)

Aquilo que é tradicional:
- Os PCR têm o próprio cabo
- Os postos "normais" são normalmente tomadas "mennekes" fêmea, em que precisas de um cabo teu para ligar ao carro. Estes postos têm o controlador dentro do posto, pelo que só necessitas do cabo para ligar ao carro.
- O carro vem com um EVSE que ligas numa tomada shucko lá de casa. Este tem o controlador naquele paralelepípedo que normalmente chamamos de "sabonete". Normalmente permitem-te carregar em segurança em qualquer tomada, mas estão limitados a uma corrente inferior à que o carro suporta (10A no caso do Leaf). Ter uma extensão de 2,5mm^2 é muito recomendado.

Isto é o que precisas de saber e ter como "base".

Depois...
- Alguns postos também têm tomada CEE azul de 16A (mas que estão - ou estavam... - a ser gradualmente substituidas por mennekes). Nestes, podes usar o teu EVSE que vem com o carro, mas precisas de um adaptador CEE16 --> shucko
- Às vezes podes carregar por exemplo num shopping, nos terminais de carga ou em tomadas espalhadas pelos estacionamentos. Se tiverem uma shucko porreiro, se tiverem uma CEE16 porreiro porque podes usar o adaptar anterior, mas se tiverem uma CEE32 monofásica ou CEE vermelha trifásica, já não podes. Então precisarias de um adaptador de qualquer um destes tipos para shucko.
Só que estes adaptadores todos para schuko só te vão permitir carregar a 10A, e o carro suporta pelo menos 16A. Então podes ter um EVSE aftermarket, regulável de preferência. Este EVSE já deve ter uma tomada CEE por segurança, logo os adaptadores anteriores mudam todos :mrgreen:

Numa primeira fase, recomendava só o cabo mennekes (é fundamental), um adaptador CEE16 --> shucko e uma extensão. O resto representa investimento adicional que não é obrigatório à cabeça e que podes ir verificando se de facto precisas ou não.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Leaf usado

Mensagem por rimsilva » 23 jan 2018, 11:26

Boa explicação Bruno.

Eu normalmente digo que quem está a começar não se deve preocupar em demasiado com estas questões, não se pode pensar que estamos a falar de "rocket science".

Tenho VE à 2 anos e apenas utilizo o que veio com o carro, não alterei nada em casa por causa do VE, por isso carrego em casa numa tomada normal, carrego nos postos com o cabo mennekes, nos PCR's e já me chega...

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf usado

Mensagem por Ricardo » 23 jan 2018, 12:23

Muito obrigado aos dois. Fiquei elucidado. Também estou como o Rimsilva. Afinal, acho que o que vem com o carro mais o tal menekkes me chegará.

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf usado

Mensagem por Ricardo » 02 mar 2018, 15:50

Ter uma extensão de 2,5mm^2 é muito recomendado.
Boas, mais uma questão. Ando aqui com obras em casa e vou ter por cá um Ampera em Julho. Não é meu, mas vou ter que o carregar. O Bruno falou de uma extensão 2,5mm^2 mas e o fio que vem do quadro? Que recomendam? Uma vez que é para ficar e já ando com as mãos na massa. 2,5 chega na mesma? dá para o futuro?
Muito obrigado

P.S. Tenho muita potencia disponível, isso não será problema. 45 amperes por fase acho?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 02 mar 2018, 16:05

Se vais ter essa hipótese, eu instalava um ponto de carga trifásico a 32A, com 6 ou até 10mm2 por fase. Ficava para o futuro, ainda que depois precises de um adaptador para schuko (ou instalar uma tomada no mesmo circuito).

Edit: eu fiz assim:
viewtopic.php?f=56&t=5173&start=20#p71886
Mas no meu caso monofasico porque não tenho trifásico em casa e não faço ideia de vir a ter.

A extensão é para um desenrasque a baixa potência. Instalação definitiva deve ser acautelada para o futuro ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf usado

Mensagem por Ricardo » 02 mar 2018, 23:31

Muito obrigado mais uma vez. Que faria eu sem vocês?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf usado

Mensagem por migle » 16 mar 2018, 17:11

Estava de passagem e li isto... Chamaram-me a atenção que ter um EVSE para as outras tomadas, as azuis e as vermelhas CEE, é útil para quem frequenta zonas industriais. Tipicamente, cada barracão tem um painel com umas quantas azuis e outras tantas vermelhas. Para quem tem um EVSE portátil desses, monofásico ou trifásico, pode expremer dali muito sumo.

Para quem, como eu, trabalha num escritório, não serve para nada.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 16 mar 2018, 23:13

Se tiveres um EVSE para 16A ou mais, tens de ter uma CEE. Depois podes é fazer um adaptador para Schuko para poderes carrregar numa tomada dessas, mas a responsabilidade de não puxar demasiada corrente é tua ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”