É desta que me desgraço :)

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
hugorsf
Mensagens: 16
Registado: 10 jun 2018, 00:54
Data de fabrico: 01 jan 2011

É desta que me desgraço :)

Mensagem por hugorsf » 10 jun 2018, 01:40

Vivam.
Acho que é desta que me meto num elétrico. :twisted:

A situação é a seguinte: fazer cerca de 80km diáriamente (casa-trabalho-casa) montijo-Lisboa. Tem de ser mesmo 100% elétrico por causa do estacionamento gratuito na EMEL.

Já algumas vezes equacionei um elétrico, mas por esta ou aquela razão acabei sempre por optar por um diesel. :oops:
Mas desta estou mesmo com vontade de ir para o elétrico.

Finalmente há um VE 100% bonito: o novo Leaf. O problema é que está mais 10k€ bonito :evil:

Não pretendo gastar 30k€ num carro elétrico sobretudo sem perceber bem como é a questão das baterias. Quanto tempo duram em média, se o "problema" principal é o desgaste ou a pura "morte", etc...).

Posto isto estou a pensar num usado. O que recomendam?

2 perguntas finais:

1 - A "cena" do aluguer das baterias como é que funciona realmente? não me preciso de preocupar mais com baterias mas tenho aquela mensalidade para o resto da vida? e quando for preciso substituem-nas sem mais encargos?

2 - Como se calcula o custo de carregar o carro em casa?

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Ass. um possível-quase-certo-mesmo-mesmo-com-vontade futuro ecológico :)

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por beme83 » 10 jun 2018, 10:19

O novo LEAF está aproximadamente pelos valores do modelo anterior. Em relação ao aluguer de baterias a Nissan já não o oferece apenas a Renault. Mas com o seu perfil irá fazer mais de 25000kms ano o que ficará numa mensalidade na Renault enorme.
O preço do carregamento em casa é multiplicar o valor dos kw que carrega na bateria pelo valor de cada um. Em bi horário no horário de vazio o valor varia entre os 1.5 a 2 euros com IVA incluído.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por BrunoAlves » 10 jun 2018, 11:09

O título devia ser "é desta que tomo uma atitude racional" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Para esses km, o aluguer de bateria na Renault fica em 120€/mês (não sei se + IVA ou já incluído) e + seguro obrigatório.
Com esses km e considerando as garantias actuais, com o novo Leaf ficas sem garantia ao fim de 6 anos e meio. Nesse tempo terias pago 11k€ de aluguer. Se alguém acha que isto faz algum sentido... :roll:

Esquece a bateria, esquece o aluguer, esquece esses mitos antigos ;) 8 anos ou 160k km de garantia com limite de degradação salvaguardado, não há que enganar.

Em relação ao carro em si, é fazeres as contas e vês quanto poupas em relação a um fumarolas. E depois, como todos sabemos, arrependes-te de não o teres feito mais cedo eheheh

O custo da energia é tal e qual como o combustível, as em barato :mrgreen: Se não fizeres autoestrada fazes facilmente 13kWh/100km. Com autoestrada, 16 ou mais, depende do pé. 25000km (por ano)/ 100 X 13 X 0,11€ = 357€/ano
É fundamental ter bi-horario e carregar no vazio. Fiz as contas a 11cts
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por jasmim » 10 jun 2018, 11:46

Parabéns pela decisão. Falta referir que o novo leaf tem um tempo de espera de cerca de 6 meses.
Para os seus km diários um de 30 kWh ou mesmo de 24 kWh serve perfeitamente com a vantagem de poder poupar já, e comprar muito mais barato.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

hugorsf
Mensagens: 16
Registado: 10 jun 2018, 00:54
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por hugorsf » 10 jun 2018, 12:29

O título devia ser "é desta que tomo uma atitude racional" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Não tenho dúvidas :)

A questão do novo é que não quero dar agora 30k€ por um carro. Vou-vos contar a estória toda para perceberem.

Neste momento tenho um carro familiar e um smart.
Eu e a minha esposa vamos para lisboa todos os dias. Ela leva o Smart e eu deixei de levar o familiar porque deixe de ter estacionamento perto da empresa. Então tenho ido de barco e tal. mas não dá. Só há de meia em meia hora e depois montes de greves e supressões, enfim... não dá! Então tenho levado o carro até quinta das conchas e depois vou de metro até o Marquês.

No final do ano passado, tirei carta de moto e a minha ideia era comprar uma moto e passar a ir de moto. Acontece que entretanto a minha esposa passou a ter veículo da empresa. E familiar! Ou seja, não faz sentido ter 3 carros.

A minha ideia inicial seria vender o familiar e o SMART, comprar a moto para ir e vir todos os dias e comprar um carro em 2ª mao baratinho só para ir buscar o miúdo e tal aqui deste lado. Andava a ver GPL, já naquela de poupar, mas se o carro era para só dar umas voltinhas também não serviria de grande coisa. nao pouparia por aí além.

Entretanto, e como referi, bateu-me na cabeça: E porque não voltar a equacionar um elétrico? Tenho estacionamento da EMEL de borla, assim pago o mesmo de portagem que com a moto, e volto a ter a mobilidade que tinha.

Agora isso se couber no orçamento.

E o orçamento, consigo esticá-lo (porque vou ter mais mobilidade e isso tudo) até à roda dos 15k€, que julgo só dará para um mk1. Mas queria um mk2 pelo que tneho lido por aqui, compensa a diferença. Se a minha esposa não tivesse agora carro familiar com km e tal, se calhar ainda equacionava um novo, mas assim, não vale a pena ter 2 carros familiares. Bem vistas as coisas até um clone (já agora, a que é que chamam clone exatamente :oops: ) daria, mas tenho lido que o mais fiável é mesmo os leaf... não sei... :roll:

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por jasmim » 10 jun 2018, 13:17

Clone = Misubishi IMIEV / Peugeot ION / Citroen c-zero
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

hugorsf
Mensagens: 16
Registado: 10 jun 2018, 00:54
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por hugorsf » 10 jun 2018, 13:36

E é clone porque? A tecnologia é a mesma do leaf?

A fiabilidade e degradação das baterias é a mesma do leaf?

E já agora: é possível comprar uma bateria nova para qualquer dos leaf? Por quanto?

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por jfr2006 » 10 jun 2018, 13:47

É clone, porque o Mitsubishi I-Miev, Peugeot Ion e Citroen C0 são todos o mesmo carro (são clones um do outro), só muda o símbolo de fora e uma ou outra coisita lá dentro.

A bateria dos Leaf neste momento custa 5000€+IVA entregando a antiga. Mas a não ser que vá comprar um Leaf com a bateria muito degradada e fora do período de garantia da mesma, é algo que não vale a pena preocupar-se ;)

hugorsf
Mensagens: 16
Registado: 10 jun 2018, 00:54
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por hugorsf » 10 jun 2018, 15:33

jfr2006 Escreveu:
10 jun 2018, 13:47
É clone, porque o Mitsubishi I-Miev, Peugeot Ion e Citroen C0 são todos o mesmo carro (são clones um do outro), só muda o símbolo de fora e uma ou outra coisita lá dentro.

A bateria dos Leaf neste momento custa 5000€+IVA entregando a antiga. Mas a não ser que vá comprar um Leaf com a bateria muito degradada e fora do período de garantia da mesma, é algo que não vale a pena preocupar-se ;)
Obrigado pelo esclarecimento. Mas a bateria (e o resto) desses clones é fiável como a dos leaf? Qual o máximo de autonomia
destes clones?

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por jfr2006 » 10 jun 2018, 16:51

Em relação à bateria dos clones, tens aí alguns DB onde poderás pesquisar essa informação. Neste aspecto, não te posso ajudar muito, pois pouco sei dos clones, para além de que é possível usar o A/C para arrefecer a bateria dos mesmos aquando estão a fazer cargas rápidas.

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”