Será que chegou a altura (fiat 500e)???

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
zesismeiro
Mensagens: 12
Registado: 12 jul 2018, 11:40
Localização: Lisboa

Será que chegou a altura (fiat 500e)???

Mensagem por zesismeiro » 16 jul 2018, 21:28

Olá a todos.

Já sigo o forum há muito tempo mas só agora me inscrevi pois só agora começo a ter capacidade económica para comprar um EV.

Para fazer o meu dia-a-dia qualquer EV é suficiente (+-60KM diários).
O maior problema são os fins-de-semana. Embora trabalhe em Lisboa, sou de Leiria, logo tanto à sexta como ao domingo tenho de fazer a viagem entre cidades. Mas o orçamento é um problema. Tenho como teto máximo 8mil€ (carro, importação, transporte, etc).

Apercebi-me que o fiat 500e é dos EV com aspecto de carro (como devem imaginar a namorada adorou) que se consegue arranjar a um preço mais acessível. Inevitavelmente, só poderá ser considerado como hipótese importando o carro.
Tenho estado atento ao fórum mas também já procurei e não encontrei feedback do carro. Alguém tem alguma experiência do carro?
Outra situação que ainda não consegui esclarecer completamente é o processo de importação. Dado que já existem cá carros destes suponho que seja mais simples. Mas ao certo, como funciona todo o processo e quais os custos? (eu sei que existem empresas cuja actividade é a importação de veículos, mas necessariamente tem custos)

Dados os constrangimentos orçamentais e os veículos que existem no mercado, o que aconselham? Será preferível aguardar mais tempo?

Obrigado a todos.
Abraço

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???

Mensagem por pemifer » 17 jul 2018, 10:59

A ZEEV, em Lisboa, tem 500e para venda mas pedem 19000€.
Nos EUA os 500e ficam por 7000$ mas com a importação, impostos e legalização a brincadeira vai para 11500€.
Na Europa há 500e baratos que não são americanos e que têm prestações péssimas, não aconselho.
De qualquer maneira o 500e não dá para fazer a viagem Leiria - Lisboa pois não tem carregamento rápido.
A disponibilidade que falas é um bocado curta mesmo para um clone que são os elétricos mais baratos.
Mas com um clone fazes Leiria - Lisboa na boa, e nem precisas de ir muito devagar...
Em Leiria tens o Orlando que importa elétricos da Europa, para alem de excelente negociante, é um profundo conhecedor de carros elétricos.
Igualmente o Jasmim, excelente negociante e conhecedor mas mais a norte (se não me engano perto de Aveiro).
A fiabilidade do 500e é inferior à dos clones e dos Leaf mas superior à dos Renault.
Os Renault são tentadores mas não compensam as dores de cabeça que dão. Foge de Renault!
Os clones e os Leaf são carros extremamente fiáveis como nunca houve até hoje.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???

Mensagem por Nonnus » 17 jul 2018, 11:02

Boas,

Em tempos também andei a ver desse carro para mim (as mulheres adoram) o problema é que esse carro é apenas comercializado nos States, a Fiat não vende o carro em mais nenhum mercado, embora no ENVE a ZEEV me tenha dito que eles importam directamente da Europa :roll: caso queiramos algum, o primeiro veio dos States. O preço que eles pedem pelo carro é cerca de 20000€ e tens de ter em atenção que autonomia do carro é pouco mais de 120km, para fazer cidade é bom, para fazer viagens um pouco maiores já tens de pensar bem. Com 20000€ já compras outro tipo de carro que pode não ser tão bonito, mas da-te outra liberdade.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???

Mensagem por pemifer » 17 jul 2018, 11:03

Assim de repente, sem avaliar o carro, parece bom negócio... (é o clone mais barato; há mais 2 a 8000 e tal)
https://www.olx.pt/anuncio/citroen-c-ze ... c41751ef9b

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???

Mensagem por rnlcarlov » 17 jul 2018, 11:24

pemifer Escreveu:
17 jul 2018, 11:03
Assim de repente, sem avaliar o carro, parece bom negócio... (é o clone mais barato; há mais 2 a 8000 e tal)
https://www.olx.pt/anuncio/citroen-c-ze ... c41751ef9b
Com 108000 km eu tinha algum cuidado. O estado da bateria pode não ser o indicado. Se é para fazer viagens intercidades convém não ter uma bateria com bastante degradação não só para reduzir o número de paragens necessárias para carregar, como também para os carregamentos não demorarem tanto tempo (quanto mais degradação mais lento é a carga no PCR, entre outros factores)

O melhor é falar com o Orlando e o Jasmim e ver o que se arranja de terras gaulesas com menos km.

zesismeiro
Mensagens: 12
Registado: 12 jul 2018, 11:40
Localização: Lisboa

Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???

Mensagem por zesismeiro » 17 jul 2018, 14:33

pemifer Escreveu:
17 jul 2018, 11:03
Assim de repente, sem avaliar o carro, parece bom negócio... (é o clone mais barato; há mais 2 a 8000 e tal)
https://www.olx.pt/anuncio/citroen-c-ze ... c41751ef9b
Olá pemifer, antes demais obrigado pela ajuda.

A verdade é que, como o rnlcarlov disse (a quem também agradeço a ajuda), a kilometragem do carro conta bastante. O próprio anunciante do carro que deste o link diz que o carro carrega acima dos 100km, não especificando o valor (pelo que sei de origem fazem 150km).

O percurso que normalmente faço à sexta é ir pela A1 de Lisboa até Aveiras e o restante vou de nacional. Dado que tenho o carregador na estação de serviço de Aveiras, acham que é uma possibilidade viável, ou terei de esperar demasiado tempo para ganhar od 30km de autonomia que me faltam?

Obrigado

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???

Mensagem por rnlcarlov » 17 jul 2018, 17:07

Não tenhamos ilusões. 150km só a velocidades Malmonásticas (que significa muito lento) e sem grandes relevos.
Eu já fiz esse percurso uma vez, carregando até 80% no PCR de Aveiras. Só que nessa altura ainda havia muito menos VEs. Hoje Aveiras é um dos PCRs de autoestrada com mais utilização, logo pode haver algum tempo de espera. Quando vou para o norte vou carregar sempre a Santarém. Para ir até Leiria basta carregar lá ums 15-20 minutos e já dá para chegar. É de longe o método mais rápido para fazer Lisboa-Leiria.
No meu diário de bordo tenho relatdas várias viagens nesse sentido e até à área de serviço de Leiria demoro cerca de 1h40, carregamento incluído.

Indo pela nacional só mesmo parando em Aveiras. E nesse caso pode ir a abir a 120 até Aveiras que o tempo de carga não altera muito. Quanto mais baixo está o nível de carga, mais rápida é a carga. Logo um clone pode demorar 25 minutos dos 0-80%, mas dos 60-80% demora uns 15.

zesismeiro
Mensagens: 12
Registado: 12 jul 2018, 11:40
Localização: Lisboa

Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???

Mensagem por zesismeiro » 17 jul 2018, 19:26

rnlcarlov Escreveu:
17 jul 2018, 17:07
Não tenhamos ilusões. 150km só a velocidades Malmonásticas (que significa muito lento) e sem grandes relevos.
Eu já fiz esse percurso uma vez, carregando até 80% no PCR de Aveiras. Só que nessa altura ainda havia muito menos VEs. Hoje Aveiras é um dos PCRs de autoestrada com mais utilização, logo pode haver algum tempo de espera. Quando vou para o norte vou carregar sempre a Santarém. Para ir até Leiria basta carregar lá ums 15-20 minutos e já dá para chegar. É de longe o método mais rápido para fazer Lisboa-Leiria.
No meu diário de bordo tenho relatdas várias viagens nesse sentido e até à área de serviço de Leiria demoro cerca de 1h40, carregamento incluído.

Indo pela nacional só mesmo parando em Aveiras. E nesse caso pode ir a abir a 120 até Aveiras que o tempo de carga não altera muito. Quanto mais baixo está o nível de carga, mais rápida é a carga. Logo um clone pode demorar 25 minutos dos 0-80%, mas dos 60-80% demora uns 15.
Como faço o caminho todas as semanas olho sempre para os dois lados para ver que carros estão a carregar. São poucas as vezes que encontro lá carros, mas agora no verão também devem começar a haver mais

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???

Mensagem por migle » 17 jul 2018, 21:52

Se o preço é importante, então não faz sentido limitar-se a um modelo específico. É como com a comida, quem mais escolhe, mais paga.

E depois, o Fiat 500e não é um carro particularmente aerodinâmico, talhado para a estrada. Além dos inconvenientes já apontados.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???

Mensagem por BrunoAlves » 17 jul 2018, 22:34

Não tem CR. Um VE sem CR (sobretudo um que pretende sair da cidade) é um não assunto ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”