Compra de Nissan Leaf 2.0

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hughfr4nc15
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Compra de Nissan Leaf 2.0

Mensagem por hughfr4nc15 » 10 dez 2019, 02:18

Boas,

Apesar de "sonhar" com o Tesla, vou optar pela opção mais sensata e que também me transmite confiança pela experiência da marca nestas andanças, o Nissan Leaf.
Estou 90% decidido e tenho um carro já em vista no entanto tenho várias dúvidas referentes ao Leaf e aos VE no geral...

- Primeiro a questão dos carregamentos em casa... tenho uma potência contratada de 6,9kVA, um quadro de 30A com um disjuntor de 20A que liga ao quadro da garagem que por sua vez tem um disjuntor de 16A para a tomada que tenho na arrecadação. Ora como percebo pouco disto, qual a minha melhor opção de carregamento? Calculo que tenha que me sujeitar ao carregamento de 3.7 KW correcto? Vale a pena instalar Wallbox? Se sim que instalador aconselham? Posso usar a tomada da arrecadação? É daquelas tomadas cinzentas típicas de garagem.

- Relativamente ao MOBI.E e afins, do que percebi actualmente a MoBI.E não fornece mais cartões, passaram a ser os CEME a emitir os cartões. A minha pergunta é seu preciso de um cartão da Galp, um da Prio, etc... ou se com um consigo usar todos uma vez que a rede MOBI.E (pelo que percebo) é a mesma.

- Devemos manter a utilização da bateria entre os 20% e os 80% correcto? É muito mau carregar o carro até aos 100% pontualmente em caso de viagem grande? Pergunto o mesmo relativamente aos PCR, uso pontual não é grave certo?

- Como funciona a garantia da Nissan relativamente às baterias? Quando pode ser accionada? Com uma utilização normal, estimam que a bateria degrade que % anualmente?

Algumas perguntas parecem-me básicas mas quero mesmo ter a certeza que tenho as ideias correctas.

Obrigado pela vossa ajuda, se me lembrar de algo mais questiono.
Última edição por hughfr4nc15 em 13 dez 2019, 21:57, editado 2 vezes no total.

cfvp
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Re: Compra de Nissan Leaf 2.0

Mensagem por cfvp » 10 dez 2019, 21:12

Bem-vindo.

- Eu também não percebo grande coisa da parte eléctrica, por isso deixo isso para outros esclarecerem melhor. No entanto é importante saber quantos kms vai fazer diariamente? Se calhar não precisa de Wallbox nem de potências superiores. Convém também frisar que o cabo original da Nissan para ligar a uma tomada caseira está limitado a 10A, ou seja, só vai conseguir carregar a 2.3kW. Contudo pode comprar um cabo que permita carregar a potências maiores (ou uma wallbox, mas o cabo tem a vantagem de ser portátil), só que voltamos à questão da necessidade.
Quanto à tomada eu acho que não há problema, mas não sou grande entendido nesta matéria, como já disse.

- A ideia é ter um cartão e usá-lo em qualquer posto. No entanto pode pedir vários cartões, se vir que é vantajoso. Eu tenho Galp e evaz, mas para mim o da evaz chegava.

- Segundo um estudo que colocaram neste fórum há uns tempos, o que diminuía a vida útil da bateria era SOCs (percentagens de carga) elevados, temperatura e profundidade das cargas/descargas. Isto é, por exemplo se puder carregar até 60% em vez de 100% ou 80%, é melhor os 60%. Além disso se puder descarregar/carregar apenas 20% da bateria em vez de 40%, é melhor descarregar 20% e carregar 20%. As temperaturas acho que não é preciso explicar, mas os níveis preocupantes normalmente só acontecem com cargas rápidas.
Contudo, dito isto, acho que não devemos ficar muito preocupados com estas condições. Não devemos viver em função do carro, por isso isto apenas são boas regras para quando se pode, quando não se pode não se usam. Portanto se precisar de carregar até 100%, carregue, mas tente não deixar muito tempo a 100%. Quanto ao PCR sim, se for uso pontual não há problema. Mesmo com uso regular, tipo 1 vez por semana, não me parece haver problema.

A Nissan garante no minimo os 70 ou 75% de capacidade durante os 8 anos de garantia ou 160.000km. Não sei se é possível por uma % de degradação anual, até porque a degradação inicial normalmente é maior e vai estagnando ao longo do tempo.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

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BrunoAlves
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Re: Compra de Nissan Leaf 2.0

Mensagem por BrunoAlves » 10 dez 2019, 23:52

Sem investir muito em modificações eléctricas, poderás colocar uma tomada industrial de 16A com cablagem adequada (se alguma tomada já tiver fio de 2,5 podes só trocar a tomada) e comprar um EVSE que te permita ir aos 16A. Como explicaram antes, com o EVSE que vem com o carro só carregas a 10A
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

hughfr4nc15
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Re: Compra de Nissan Leaf 2.0

Mensagem por hughfr4nc15 » 11 dez 2019, 04:57

Obrigado pelas vossas respostas.
Relativamente ao EVSE, alguma sugestão de marca ou onde comprar?

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frankesousa
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Re: Compra de Nissan Leaf 2.0

Mensagem por frankesousa » 11 dez 2019, 12:17

hughfr4nc15 Escreveu:
11 dez 2019, 04:57
Obrigado pelas vossas respostas.
Relativamente ao EVSE, alguma sugestão de marca ou onde comprar?
A minha única sugestão é não comprar EVSE de 16A com ficha Schuko (há vários por aí à venda).

Desde que tenha tomada CEE 16A azul (monofásica) serve. E claro, se for muito barato o mais certo é não prestar para nada 8-)

Existem vários por aí, até daqui de pessoal do forum.
por exemplo estes:
viewtopic.php?f=52&t=7538&start=80
https://plugged-drive.com/site/
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

kony76
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Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Compra de Nissan Leaf 2.0

Mensagem por kony76 » 11 dez 2019, 13:35

Eu tenho 1 da zencar variável 10A - 32A. Até hoje funciona perfeitamente. Tem a vantagem de se poder escolher os adaptadores e o tamanho do cabo.

Mas também é importante perceber Até quanto se pode aguenta a instalação de casa.

hughfr4nc15
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Re: Compra de Nissan Leaf 2.0

Mensagem por hughfr4nc15 » 11 dez 2019, 14:39

Algum electricista ou empresa habituada a este tipo de andanças que me possa espreitar a instalação e eventualmente instalar a tomada/wallbox?

Moro na Venda do Pinheiro/Mafra.

mafgod
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Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Compra de Nissan Leaf 2.0

Mensagem por mafgod » 11 dez 2019, 16:33

Boas, somos vizinhos portanto :-)

O que pretendes mesmo, carregar com o EVSE de origem a 10A, comprar um EVSE regulável para mais potência, ou colocar eventualmente uma wallbox fixa/regulável?

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noway
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Re: Compra de Nissan Leaf 2.0

Mensagem por noway » 11 dez 2019, 16:47

hughfr4nc15 Escreveu:
11 dez 2019, 04:57
Obrigado pelas vossas respostas.
Relativamente ao EVSE, alguma sugestão de marca ou onde comprar?
A primeira coisa que deves perguntar a ti próprio é se o EVSE que o carro traz não chega para as tuas necessidades. Quantos quilómetros pretendes fazer no dia-a-dia? Se forem muitos ao ponto de precisares de 70% ou 80% da capacidade total da bateria talvez seja necessário um EVSE mais rápido. Se é portátil ou wallbox, isso já é uma escolha pessoal, pois ambos produzem o mesmo resultado.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

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noway
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Re: Compra de Nissan Leaf 2.0

Mensagem por noway » 11 dez 2019, 16:58

Para ajudar a perceber qual a corrente máxima que podes usar na tua garagem... consegues identificar a secção (em mm^2) de uma fase ou neutro do cabo eléctrico que chega ao quadro eléctrico da tua garagem? Se conseguires medir o diâmetro também serve. Nada de medir isso com o quadro ligado :naughty:

Com uma secção de 2,5mm^2 podes ir até 16A
Com uma secção de 4mm^2 podes ir até 20 ou 25A
Com uma secção de 6mm^2 podes ir até aos 32A

Para esta gama de correntes precisas de uma boa ficha CEE ou ligação directa à Wallbox, conforme o caso.

Para determinares a secção do fio podes usar as seguintes fórmulas:

Código: Selecionar todos

A=PI*R^2 <=> R=SQRT(A/PI)
D=2*R
D=2*SQRT(A/PI)

SQRT=Square Root=Raíz Quadrada
A=Área ou Secção
R=Raio
D=Diãmetro
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

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