Qual a Wallbox indicada? Nissan Leaf 62kwh

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Mustang76
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Qual a Wallbox indicada? Nissan Leaf 62kwh

Mensagem por Mustang76 » 01 abr 2021, 19:44

Boa tarde
Precisava da V/ ajuda... na próxima semana irei receber um Nissan Leaf 62kwh, é o meu primeiro VE.
Como tenho que instalar uma Wallbox na minha garagem, precisava de aconselhamento para adquirir uma que fosse indicada para este modelo.
Tenho um quadro monofásico de 30A e um disjuntor disponível de 16A.
Esteve cá em casa um electricista, disse-me que só precisa saber ao certo as especificações da wallbox e fazer uma puxada com cerca de 3mts com cabo de 6mm.
Daí eu precisar da V/ experiência para comprar algo bom preço/qualidade.
A minha utilização irá ser casa-trabalho, 80kms para cada lado, em estrada nacional e um pouco de AE, a uma velocidade na ordem dos 90/100 km/h.
Desde já um obrigado.

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rnlcarlov
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Re: Qual a Wallbox indicada? Nissan Leaf 62kwh

Mensagem por rnlcarlov » 01 abr 2021, 19:59

Faz mesmo questão de ser uma wallbox fixa, ou considera a hipótese de ter uma tomada CEE onde fica ligado um carregador portátil que tanto pode servir como wallbox ficando preso em casa, como levar consigo caso venha a ser necessário?

LAbreu
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Re: Qual a Wallbox indicada? Nissan Leaf 62kwh

Mensagem por LAbreu » 01 abr 2021, 21:02

Não precisas de Wallbox para isso.

Faço 100kms/dia de AE em zona de montanha e com o carregador fornecido carrego todos os dias com o "sabonete" em Vazio todas as noites.

Dificil é manter o SOC abaixo dos 80% quando acaba de carregar... :lol:

PS: estou a 15 meses para comprar uma wallbox de 20A :D

mafgod
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Re: Qual a Wallbox indicada? Nissan Leaf 62kwh

Mensagem por mafgod » 01 abr 2021, 21:15

Resumindo 160km por dia, com AE, precisa de carregar uns 30kW (ou mais :-) inicialmente, depois nem chegará aos 30kW)
Carregando a 16A, 3,7kW, precisa de umas 8h (29,6kW).
O bihorário semanal é das 00:00 ás 07:00, irá sempre, ou quase, carregar um pouco em cheio (se tiver cuidado com o pé consegue jogar com a capacidade da bateria e na volta as 7h diárias serve). Este horário tem o vazio nos domingos todo e grande parte das horas dos sábados.
O bihorário diário é das 22:00 ás 08:00, 10h, todos os dias, portanto usaria à vontade o vazio.

Sobre a BOX, recomendo estas duas:
- carregador portátil 6/10/13/16A
viewtopic.php?f=52&t=8262
- carregador portátil 10/16/20/24/32A
viewtopic.php?f=52&t=8235
- BOX potência variável 6/13/16/32
viewtopic.php?f=52&t=7876

Vantagens dos carregadores portáteis, pode levar consigo em viagem e pode dar jeito caso hospede num sitio onde possa carregar o carro.
Tem também já o cabo incluido (cerca de 5m), tipo2 (dá para p Leaf62) evitando ter de andar sempre a abrir a bagageira para por/tirar, caso a garagem não seja privada.
Desvantagem, só dá para tipo2 :-) Se tiver outro VE com tomada tipo1 não dá.

Vantagem da BOX, está ali a jeito e como é tomada tipo2, semelhante aos postos públicos, é só ligar o cabo de rua e dá para qualquer VE.
Desvantagem, se a garagem não é privada,t em de andar sempre a tirar e por o cabo na box.

Resumindo, se estiveres interessado nalguma daquelas propostas, ou se quiseres mais esclarecimentos, manda uma mensagem privada, sem compromisso.

mafgod
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Re: Qual a Wallbox indicada? Nissan Leaf 62kwh

Mensagem por mafgod » 01 abr 2021, 21:25

Independentemente do que comprar, BOX ou carregador portátil, convém ter lá uma tomada CEE16 (ou CEE32).

Carregar a 10A (2,3kW), para poder fazer os 160km, precisaria de umas 10 a 13h! :-)

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Re: Qual a Wallbox indicada? Nissan Leaf 62kwh

Mensagem por Nonnus » 01 abr 2021, 22:16

Dê uma olhadela aqui: viewtopic.php?f=78&t=7197

É o melhor que você pode comprar. É portátil, mas nada impede que fique num suporte preso a parede, se assim o desejar, é configurável usando o telemóvel ou o PC, o suporte ao cliente é sem dúvida uma mais valia. ;)

Se tiver dúvidas mande uma MP ao autor do tópico (@Apr).

Ao ler o tópico se ficar com a impressão que é algo muito complicado, é puro engano, já vem tudo montado e pronto a usar.
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Re: Qual a Wallbox indicada? Nissan Leaf 62kwh

Mensagem por LuisG » 02 abr 2021, 00:38

O bi-horario diário começa as 22h até as 07h, seriam 9h de carga, não repõem o que necessita diariamente mas a bateria é grande e pode carregar o remanescente ao fim de semana. Quer isto dizer que não precisa precipitar a compra, o carregador schuko de origem apesar de carregar apenas a 10A, serve e com a utilização pode chegar a uma melhor decisão quanto ao que realmente necessita.
Pessoalmente também tive o mesmo dilema!
Apesar de o disjuntor ser apenas de 16A, tal como aqui já se falou, optei por pedir ao eletrecista para instalar uma cee azul de 32A, com cabo 6mm desde o quadro. Ficou preparado para o máximo possível, para no futuro poder evoluir se necessário em caso de upgrade de VE.
Em vez de wallbox que é fixa, adquiri um carregador portátil a um user aqui do fórum, com intensidade carga ajustável por Wi-Fi , via telemóvel ou pc. Foi o melhor que fiz!
Tal como o Nonnus referiu, está num suporte na parede, tem o cabo próprio o que é bastante pratico, não ter de retirar todos os dias o carregador da mala do carro.
Quando vou de férias, vai connosco, porque é pequeno (ocupa mesmo espaço do original) podemos regular à medida que queremos dependendo do local onde estamos. Isto com uma solução fixa não é possível, além de ter sido mais económico que a wallbox e muito melhor funcionalidade como descrito.
Cumprimentos.
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Re: Qual a Wallbox indicada? Nissan Leaf 62kwh

Mensagem por RaaR » 02 abr 2021, 01:14

LuisG Escreveu:
02 abr 2021, 00:38
O bi-horario diário começa as 22h até as 07h, seriam 9h de carga,
(…)
O diário é das 22h às 8h.

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Re: Qual a Wallbox indicada? Nissan Leaf 62kwh

Mensagem por LuisG » 02 abr 2021, 03:31

RaaR Escreveu:
02 abr 2021, 01:14
LuisG Escreveu:
02 abr 2021, 00:38
O bi-horario diário começa as 22h até as 07h, seriam 9h de carga,
(…)
O diário é das 22h às 8h.
Certo. Até as 7h é o semanal, agradeço a correção!
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Re: Qual a Wallbox indicada? Nissan Leaf 62kwh

Mensagem por rnlcarlov » 02 abr 2021, 16:05

Já agora, ainda existe o ciclo tri-horário, que tem o vazio nas mesmas horas, mas em que o fora do vazio de subdivide em ponta e cheias. No horário de verão em que estamos agora, na vertente semanal só existe as horas 'más' de ponta das 9h15 às 12h15, logo se é expectável que o carro saia um pouco da hora do vazio, então este tipo de ciclo pode ser vantajoso, que o cheio tem um preço muito parecido com o do simples, ou seja, bastante mais barato que o fora do vazio convencional.

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