Que combinação de EVSE é a ideal

Fórum para discussão sobre os equipamentos de fornecimento de energia para VEs - EVSE.

Que combinação de EVSE é a ideal

Portátil
4
12%
Fixo
2
6%
Portátil e Fixo
16
47%
Dois portáteis
12
35%
 
Total de votos: 34

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mjr
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Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por mjr » 17 set 2018, 18:25

Nova votação sobre a combinação preferida de EVSEs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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PMESS79
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por PMESS79 » 17 set 2018, 18:29

Já que andamos numa de votações, que tal o numero de km's dos nossos carros e/ou média anual ou mensal
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

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BrunoAlves
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por BrunoAlves » 17 set 2018, 18:38

Assim já respondi de forma diferente :)

Idealmente teria 2 EVSE igual ao meu, um deles numa caixa maior e, fundamentalmente, fixo. Uma das coisas espectaculares da experiência do eléctrico é chegar à garagem e ligar o cabo, que lá está. Não é preciso ir buscar à mala, esticar, enrolar, nada. Ligar e está.
Mas como não tenho t€mpo, tenho o portátil montado como fixo e, quando vou para fora, levo-o
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Apr
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por Apr » 17 set 2018, 18:41

Para mim o ideal é 1 portátil para emergencias e fixo em todos os lugares onde o carro habitualmente carrega.

labutess
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por labutess » 17 set 2018, 19:56

E eu tenho 1 cabo com a ficha j 1772
Que é comum ao evse fixo (o tijolo de 10A da nissan )e ao evse
Portátil que fiz e que regula dos 6A aos 32A.Como o carro no máximo só carrega a 16A ainda não deu problemas.Na outra ponta do cabo está uma ficha trifásica. É apenas esse cabo que tiro da mala para carregar em casa,nada mais simples de utilizar.

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migle
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por migle » 17 set 2018, 20:36

Apr Escreveu:
17 set 2018, 18:41
Para mim o ideal é 1 portátil para emergencias e fixo em todos os lugares onde o carro habitualmente carrega.
Eu também, com a ressalva de que o portátil não precisa de ser grande espingarda. O de origem serve (6/9/12).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

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Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por lmlr » 17 set 2018, 21:33

Falta aí uma opção que o EVSE do APR permite, que é carregar com a produção solar, por exemplo. Ou adequar a potência de carga à potência disponível no momento, por exemplo o carro está a carregar a 20A, liga-se uma máquina e o EVSE baixa para a potência disponível.

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Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por migle » 17 set 2018, 21:58

Isso já é uma votação muito complicada. Mas sim, são todo um lote de funcionalidades avançadas: ajuste à potência disponível na casa, um dia carregamento de dois EVs, etc.
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RJSC
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por RJSC » 17 set 2018, 22:11

labutess Escreveu:
17 set 2018, 19:56
E eu tenho 1 cabo com a ficha j 1772
Que é comum ao evse fixo (o tijolo de 10A da nissan )e ao evse
Portátil que fiz e que regula dos 6A aos 32A.Como o carro no máximo só carrega a 16A ainda não deu problemas.Na outra ponta do cabo está uma ficha trifásica. É apenas esse cabo que tiro da mala para carregar em casa,nada mais simples de utilizar.
Cuidado com isso de usar fichas CEE trifásicas na outra ponta do cabo J1772!
Algum dia ainda alguém liga a ficha CEE numa tomada de uma instalação elétrica e a J1772 no carro sem EVSE, lá se vai o carregador interno!

Eu arranjei uma ficha com 4 pinos que não é utilizada em instalações elétricas (Weipu SP21).
Além de não haver hipótese de confusões é bem mais compacta que uma ficha CEE.
No meu carro ando com 5m de cabo agarrado à ficha J1772 e depois na outra ponta ou ligo a ficha Mennekes ou o EVSE.
Assim evito andar com 2 rolos de cabo no carro (um do cabo mennkes e outro do EVSE). Este kit todo cabe com folga na mochila que a Nissan fornece com o EVSE de origem.
Em Portugal arranjam-se fichas SP21 por exemplo aqui: https://mauser.pt/catalog/index.php?cPa ... _2541_2547
Mas também se arranjam mais baratas no eBay, a partir do estrangeiro.
IMG_20170814_151259.jpg
O ficheiro IMG_20170814_151259.jpg não está disponível
Anexos
IMG_20170814_152519.jpg
IMG_20170814_152519.jpg (168.95 KiB) Visto 8177 vezes

labutess
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Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Mensagem por labutess » 17 set 2018, 23:01

RJSC Escreveu:
17 set 2018, 22:11
labutess Escreveu:
17 set 2018, 19:56
E eu tenho 1 cabo com a ficha j 1772
Que é comum ao evse fixo (o tijolo de 10A da nissan )e ao evse
Portátil que fiz e que regula dos 6A aos 32A.Como o carro no máximo só carrega a 16A ainda não deu problemas.Na outra ponta do cabo está uma ficha trifásica. É apenas esse cabo que tiro da mala para carregar em casa,nada mais simples de utilizar.
Cuidado com isso de usar fichas CEE trifásicas na outra ponta do cabo J1772!
Algum dia ainda alguém liga a ficha CEE numa tomada de uma instalação elétrica e a J1772 no carro sem EVSE, lá se vai o carregador interno!

Eu arranjei uma ficha com 4 pinos que não é utilizada em instalações elétricas (Weipu SP21).
Além de não haver hipótese de confusões é bem mais compacta que uma ficha CEE.
No meu carro ando com 5m de cabo agarrado à ficha J1772 e depois na outra ponta ou ligo a ficha Mennekes ou o EVSE.
Assim evito andar com 2 rolos de cabo no carro (um do cabo mennkes e outro do EVSE). Este kit todo cabe com folga na mochila que a Nissan fornece com o EVSE de origem.
Em Portugal arranjam-se fichas SP21 por exemplo aqui: https://mauser.pt/catalog/index.php?cPa ... _2541_2547
Mas também se arranjam mais baratas no eBay, a partir do estrangeiro.
IMG_20170814_152519.jpg
IMG_20170814_151259.jpg
Ok ,fizeste bem em chamar a atenção para um possível engano .A segurança acima de tudo.
A ligação da minha está como essa da foto (menos a ficha).
Mas só eu e minha mulher ligamos o carro e aí não há problemas de engano.
Pra mim existe outro problema que é nas trifásicas de 5 pinos não estarem bem ligadas (troca de fase com o neutro )e aí queimarem o evse.

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