DB Leaf 40 PeMiFer

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noway
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por noway » 09 out 2019, 16:23

Pronto... mais uma dúvida esclarecida. Estou quase a pagar metade dos teus pneus. :liar:

Mas isto do "Register Tires" não acho necessário para o Leaf 40, pois já temos essa informação na dash. Mas é uma boa dica para os Leafs anteriores.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 09 out 2019, 16:27

No meu Leaf anterior fiz os passos indicados no Leaf Spy, aqueles passos de encher determinada pressão para cada pneu.
No Leaf atual penso que o Leaf Spy não deteta a pressão sem a nossa "ajuda".
Posso reinstalar novamente para ver se as pressões aparecem sem qualquer ação...

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 11 out 2019, 17:55

Tens isso em PSI's...isso equivale a quantos bar?
Hoje lembrei-me desta pergunta.
Cá está a resposta!
20191011_141320.jpg
20191011_141320.jpg (69.98 KiB) Visto 110 vezes

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 13 out 2019, 21:03

Este fim de semana fiz uma viagem Lisboa - Fátima, deixo aqui os pormenores.
O que tem de interessante uma viagem tão curta?
Não muito!
O mais interessante foi a parte final da viagem em que eu decidi aproveitar o SOC baixo para descarregar a bateria até parar.

À saída de casa estava assim.

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Isto é óbvio mas eu nunca tinha reparado antes. Fica a imagem para os distraídos como eu.
Com 100% de SOC as barras de regeneração são só 2.

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Com 99% de SOC as barras ainda são só 3.

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Com 93% as barras são 5. Infelizmente não reparei qual foi a percentagem em que as barras todas ficaram disponíveis.

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Este é o gráfico da velocidade do troço Lisboa - PCR de Santarém, corresponde a 110km/h no Pro-Pilot.

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Estes são os dados à chegada ao PCR de Santarém

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O carregamento rápido começou bem, a 43kW.

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Acabou a 19kW.

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Parei apenas para tomar um cafézinho e dar um cheirinho de carga ao carro.
A viagem não justifica.
Não percebo como para tomar um simples cafézinho se demora 25 minutos...

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Era assim que estava à saída.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 13 out 2019, 21:13

À chegada a Fátima estava assim.

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Este era o gráfico da temperatura até Fátima.

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Gráfico das velocidades PCR de Santarém - Fátima.
110km/h no Pro-Pilot.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 13 out 2019, 22:00

As minhas viagens não correm como planeado.
Tinha planeado carregar outra vez no PCR de Santarém e comecei a viagem a andar à vontade sem preocupações de consumo.
Ao aproximarmo-nos do PCR de Santarém a minha mulher diz-me "Se tivermos autonomia, não pares".
Eu pensei: "Lá dar, dará! Mais vai ser à conta"
Tive de optar por uma velocidade mais moderada.
E realmente o Leaf é um carro que não engana...

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Caso não tivesse reparado no primeiro aviso aparece outro na navegação.

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Entretanto o carro deixa de indicar a autonomia e mostra os famosos ---

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Apesar de não ter mudado o valor do consumo no Leaf Spy (até está mais alto), este diz-me que ainda tenho muitos quilómetros de autonomia.

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Finalmente em casa. Chego com 2% e --- de autonomia.

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Desta vez com um valor de consumo mais perto do real (real 16.3kWh/100km; Leaf Spy 168Wh/km), o Leaf Spy indica ainda 17.8km de autonomia.
Indica ainda 11% de SOC.

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Estas foram as velocidades praticadas, comecei a registar já na A1, lá está o começo mais rápido e depois a moderação.

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Este é o gráfico das temperaturas de toda a viagem
A indicação das horas no gráfico está incorreta.
O salto para cima que se vê foi quando desliguei o Leaf Spy para ir tomar café e voltei no fim do carregamento.
O salto para baixo que se vê foi enquanto o carro esteve parado.

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Estes são os dados desde o carregamento no PCR de Santarém, ida a Fátima e regresso a Lisboa.
A pouca quantidade de quilómetros feita (170km), com 90% deve-se ao fato de, a determinada altura, como referi, ter feito bastantes quilómetros a velocidades altas.


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Esta é a informação da totalidade da viagem.

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Indicador de temperatura um passinho acima de meio.

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O carro diz que serão precisas 18 horas para carregar até 100%

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 13 out 2019, 22:14

Uma vez que já estava com a bateria tão descarregada porque não aproveitar para saber quais são os limites.
O primeiro limite foi o da tartaruga que apareceu aos 16GIDs.

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Entre os 2% e a tartaruga foram feitos 9km a puxar o máximo!
Com a tartaruga só estão disponíveis 2 traços de aceleração!

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Esta é a mensagem que aparece com a tartaruga.
Quando apareceu a primeira vez não consegui fotografar.

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Finalmente a bateria completamente descarregada.
Como de costume aparece uma mensagem assustadora.

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Afinal descarreguei a bateria ou avariei o carro? Outra mensagem assustadora!

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Paragem total aos 9GIDs, 0.7kWh.
O indicador de autonomia do Leaf Spy acertou!
Reparem no consumo que estava a fazer para gastar o máximo de bateria possível.

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A "malandra" que fez parar o carro foi a célula 32 com 2.822V. All Cells OK!

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Cada célula tem a sua voltagem. Histograma muito diferente do habitual.

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Houve um aquecimento na fase final.
Andar a esticar o carro para descarregar mais depressa aquece a bateria.

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Com aquelas mensagens assustadoras é melhor verificar os DTCs.
Afinal até há 2 erros!

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Cá estão os famosos --- quer na bateria quer na autonomia.
E esta mensagem de tempo de carregamento? (Mais de 24 hr)

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Afinal não são "Mais de 24 horas", 17:08 chegam perfeitamente.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 13 out 2019, 22:17

Primeiro carregamento a começar imediatamente e a acabar à 1:50 para carregar até 20%. O outro há de ser entre as 4 e as 8.
Começa um bocado fraquinho, só 1584W.

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Eventualmente está tambem a carregar a bateria de 12V, mas estão a entrar cerca de 1900W.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Filipe » 13 out 2019, 22:29

Mais uma vez, obrigado por esta CICLÓPICA informação. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 2.0 - Spring Cloud - 3 K em 29 Jul 2018

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 13 out 2019, 22:31

Passadas 3 horas vou fazer uma verificação...
Será que os DTCs foram bem limpos? Ou pior, são mesmo erros?
Afinal não há DTCs.

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As voltagens das células estão com ótimo aspecto, todas balanceadinhas.

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Passadas 3 horas as "Mais de 24 horas" já vão em 18:30.

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Agora a potência que entra na bateria já é mais próxima da que entra no carregador.

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O histograma de voltagens voltou ao seu aspecto normal.

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1779W a entrar na bateria, a temperatura já mais baixa, tudo normal.

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O gráfico das temperaturas do dia todo.

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Para fazer contas fui medir a tensão na arrecadação.
Quer dizer que a intensidade do carregamento é 7.91A

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Aproveitei para medir também a tensão na bateria de 12V.
Há uma discrepância (0.74V) entre o multímetro e o Leaf Spy que não consigo explicar.

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Está quase na hora do carregamento parar... como será que o carregamento está a correr?

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Como programado parou à 1:50.
Será que ficou com os 20%?

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Na mouche!

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