DB Leaf 40 PeMiFer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 06 out 2019, 23:22

Ontem, a propósito de tirar uma fotografia, bati com o pneu direito da frente num passeio com uma esquina muito agreste.
O pneu foi à vida!
Para fazer as coisas bem feitas, substitui 2 pneus. Tive de substituir pelos únicos disponíveis na Feuvert perto de minha casa. Só tinham Michelin...
E porquê a Feuvert?
O pneu não furou logo, consegui andar com o carro até à Feuvert. O pneu só rebentou, finalmente, já eu estava na oficina. Pelo menos o transtorno foi o mínimo possível.
A minha mulher estava a filmar na altura da batida.




Depois do estrago feito, porque não tirar a porcaria da foto?

Imagem
Imagem


Este foi o estrago feito no pneu.

Imagem


O carro indica o pneu vazio

Imagem


O Leaf Spy também acusa o pneu vazio

Imagem


O custo do descuido.

Imagem


O pneu montado.

Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 06 out 2019, 23:52

Uma vez que montei 2 pneus novos aproveitei para os montar atrás e passar os pneus de trás para a frente.
E o indicador de pressões dos pneus do carro, como fica? Será que fica baralhado? E o Leaf Spy?
Tentei seguir os passos da configuração manual do Leaf Spy mas ao chegar ao 3º pneu já tinha uma ideia do que se ía passar.

Imagem


O Leaf Spy, para o Leaf 40kWh, não precisa de ser configurado manualmente.
Acusa corretamente as pressões e o posicionamento.

Imagem


A mensagem de aviso do carro tambem acusa corretamente as pressões e o posicionamento.

Imagem


E claro, tambem o indicador de pressões e posicionamento mostra tudo corretamente.

Imagem


Depois de verificar que os dados estavam corretos, toca a encher os 4 pneus por igual...

Imagem


Afinal as pressões não ficaram bem, bem iguais... mas pronto... é o cácá (que há cá)

Imagem

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por bpedrosa » 07 out 2019, 08:51

Já me aconteceu sensivelmente o mesmo noutro carro, mas o estrago não deve ter sido tão grande, que deu para remendar.
Agora a propósito do LeafSpy, o meu nunca deu informação sobre a pressão...

Imagem

Devido à mensagem julguei que não funcionasse no 40kW.
É necessário gazer alguma configuração?

Obrigado.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por kony76 » 07 out 2019, 08:55

É pá....valiosa essa foto. hehe.

Sendo só pneus não há problema, é mais uma antecipação de despesa. E ficamos a saber que ele automaticamente assume os pneus novos e as novas posições.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por noway » 07 out 2019, 09:58

Pronto... pelo que vi está respondida a minha questão: o carro detecta correctamente a posição das rodas/sensores mesmo quando a gente as troca de posição. Pena é teres feito isso de uma forma forçada...
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por frankesousa » 07 out 2019, 10:56

noway Escreveu:
07 out 2019, 09:58
Pronto... pelo que vi está respondida a minha questão: o carro detecta correctamente a posição das rodas/sensores mesmo quando a gente as troca de posição. Pena é teres feito isso de uma forma forçada...
:lol: :lol:

Realmente, o que o Pedro faz para nos ajudar a esclarecer as dúvidas :D
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 07 out 2019, 11:42

frankesousa Escreveu:
07 out 2019, 10:56
noway Escreveu:
07 out 2019, 09:58
Pronto... pelo que vi está respondida a minha questão: o carro detecta correctamente a posição das rodas/sensores mesmo quando a gente as troca de posição. Pena é teres feito isso de uma forma forçada...
:lol: :lol:

Realmente, o que o Pedro faz para nos ajudar a esclarecer as dúvidas :D
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Posso dividir os 300 e tal euros por todos?
Uma vez que foi de propósito para tirar duvidas à malta... :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 07 out 2019, 11:52

bpedrosa Escreveu:
07 out 2019, 08:51
Já me aconteceu sensivelmente o mesmo noutro carro, mas o estrago não deve ter sido tão grande, que deu para remendar.
Agora a propósito do LeafSpy, o meu nunca deu informação sobre a pressão...

Imagem

Devido à mensagem julguei que não funcionasse no 40kW.
É necessário gazer alguma configuração?

Obrigado.
Gostava de poder ajudar mas não sei.
Eu fiz a configuração manual para o meu Leaf anterior.
Tentei fazer a configuração manual para este mas aparecia essa mensagem que te aparece.
Entretanto, numa das atualizações do Leaf Spy começou a dar.
Eu diria, sem certezas, para entrares na configuração manual e carregares no botão "Start Tire Reg" como se tivesses a fazer a configuração, sem alterar as pressões dos pneus (podes alterar só para te certificares que o posicionamento dos pneus está correto).
Depois dá uma voltinha acima dos 40km/h.

Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 09 out 2019, 16:16

Como alguém já postou... "as coisas que eu faço para esclarecer duvidas"... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Garanto que é pura coincidência!

Hoje reinstalei o Leaf Spy Pro no telemóvel do carro.
E eis que me deparo com o seguinte:

Imagem


Pensei logo que seria uma boa oportunidade para tentar os passos que ainda ontem disse que poderiam resolver a situação...
Ativo o "Service Screen".

Imagem


No "Service Screen" carrego em "Register Tire Positions"

Imagem


Sem fazer mais NADA carrego em "Start Tire Reg"

Imagem


Aqui carrego em "Yes".

Imagem


Aqui carrego novamente em "Yes"

Imagem


Aqui é suposto o Leaf Spy estar a tentar registar a posição dos pneus

Imagem


Conduzi durante um bocado e finalmente carrego em "Stop Tire Reg" (ver imagem anterior) e voilá!

Imagem

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por noway » 09 out 2019, 16:23

Pronto... mais uma dúvida esclarecida. Estou quase a pagar metade dos teus pneus. :liar:

Mas isto do "Register Tires" não acho necessário para o Leaf 40, pois já temos essa informação na dash. Mas é uma boa dica para os Leafs anteriores.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”