Página 2 de 12

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 04 nov 2018, 17:08
por migle
noway Escreveu:
04 nov 2018, 15:34
(a tensão das células está à volta dos 4.2V, que penso ser o máximo absoluto das células para este tipo de baterias).
Não está nos 4.2V. E, se vires o teu telemóvel (onde a longevidade da bateria não é desejável), vais ver que carrega até aos 4.4V ou coisa assim.
A tensão tem de ser vista em repouso: carregar até 100%, desligar o carro, deixar uma hora desligado, aí ver a tensão.
Se não, não é comparável.

Estou muito curioso para o que possa dizer alguém que perceba do Leaf e do LSP.
Eu ficava muito espantado que desse para alterar uma coisa tão importante através da porta de diagnósticos. Era abrir uma caixa de Pandora.

Antes pensaria que estás a alterar qualquer coisa relativa à forma como o LSP mostra os dados...
EDIT: claramente estás a alterar uma coisa que afecta a estimativa de "Range" do próprio LSP. Ou seja, ele estima x e ao fazeres x sobra-te esses %.

EDIT2: O que eu te perguntava era se estes dois carregamentos até 100% foram feitos à mesma velocidade ou não? Ou se o segundo carregamento foi feito a uma potência mais elevada?

EDIT3: O mjr não tem a tensão a 100% no DB dele?

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 04 nov 2018, 17:32
por civic
Aqui o meu nos 100%.

Imagem

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 04 nov 2018, 19:41
por noway
É tal e qual essa imagem.... e acho que teve tempo para repousar.

Mas aquele setting parece mesmo criado para o LSP subtrair directamente ao SoC real de forma a esconder o valor que lá está do utilizador.
migle Escreveu:
04 nov 2018, 17:08
EDIT2: O que eu te perguntava era se estes dois carregamentos até 100% foram feitos à mesma velocidade ou não? Ou se o segundo carregamento foi feito a uma potência mais elevada?
Sim. Os meus carregamentos tem sido todos a 16A.

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 04 nov 2018, 19:43
por migle
Então, ou o primeiro carregamento não foi até ao fim, ou o comportamento nos primeiros kms do carro é diferente... Começaste a recolher dados bastante cedo.

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 04 nov 2018, 19:54
por noway
Talvez tenha conduzido uns quilómetros... Não me lembro bem dessa primeira utilização do LSP.

Vou carregar a 100% da próxima vez e depois envio novos screenshots.

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 04 nov 2018, 23:47
por mjr
100% no Leaf 40 são 4.2V por célula, em repouso. Já vi isso várias vezes. Aliás ele fica mais de uma hora nos 4.2V a carregar muito lentamente antes de desligar a carga. Não há buffer em cima, a não ser que considerem que 100% é algo acima de 4.2V. Em baixo haverá algum buffer, mas pouco, pois ele desliga por volta dos 3.0V.

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 05 nov 2018, 07:45
por noway
mjr Escreveu:
04 nov 2018, 23:47
100% no Leaf 40 são 4.2V por célula, em repouso. Já vi isso várias vezes. Aliás ele fica mais de uma hora nos 4.2V a carregar muito lentamente antes de desligar a carga.
Pois... parece-me isso mesmo.... 100% => 4.2V. É nessa altura que ele faz o balancing das tensões para normalizar tudo. Obrigado pela confirmação.

E os 4.2V de tensão... ainda está abaixo dos níveis de tensões que são realmente prejudiciais para o pack? Ou 4.2V já é um bom compromisso entre longevidade e comodidade? Costumo por o carro a carregar sempre que fica abaixo dos 40%. Agora é decidir se o ponho a 90% de novo (e de vez em quando 100% para fazer o balancing) ou se o carrego sempre a 100%.

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 05 nov 2018, 08:09
por migle
4.2V não é prejudicial para a bateria. É o normal. Quando se fala em carregar abaixo de 100% tem a ver com o pequenos ciclos prolongarem a vida da bateria, por oposição a ciclos profundos.

Aquela pergunta e resposta tinham links, como este:
https://batteryuniversity.com/learn/art ... _batteries

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 09 nov 2018, 14:32
por noway
Ora aqui está a prova: aproximadamente 4.2V por célula quando carregamos a 100% um Leaf de 40kWh.

Estado dado pelo LSP após carga a 100%:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Carga a 100% analisada no Emoncms (dados do OpenEVSE), onde se vê o balanceamento das células na parte final:
Imagem

Outra visão dos mesmos dados numa app para Android:
Imagem

Vou adoptar a estratégia de carregar a 90% durante a semana e uma vez por semana a 100% a partir de agora. Não faço questão de ter 100% da capacidade da bateria em cada um dos carregamentos que faço pois tenho um trajecto habitual com 50km/dia.

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 09 nov 2018, 15:51
por mafgod
A queda abrupta da temperatura pelas 04:30 é estranha, estando ainda a carregar....