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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Enviado: 27 out 2011, 00:34
por mikexilva
mjr Escreveu:Supondo os 600W de dissipação no cabo e 16A, para estes parâmetros o cabo tem de ter 2,34 Ohm (P=RI^2). Se o cabo for de 2,5mm^2 (6,5 Ohm/km) dariam 360m de cabo. Mesmo que fosse cabo de 1,5mm^2 (11 Ohm/km) seriam ainda 210m de cabo! Não deve ser por aqui... Ou então a EDP usa cabo muito fraco na ligação exterior e não cumpre com os 230V+/-10% para a potência contratada.
OK :) eu não fiz contas tão aprofundadas, mas também é preciso contar que são 2 condutores, ou seja na realidade como se fosse o dobro da distancia... mas continua a parecer demasiado para uma situação normal... por acaso o meu deve ter do contador até ao homecharger uns bons 60metros, mas 40 são de 10mm (que felizmente já existia dentro da parede) e os outros 20metros é que são de 4mm de secção, por isso não deve fazer muita diferença (na altura calculei que dava cerca de 6volts já não me lembro se para 15A ou 30A)...

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Enviado: 27 out 2011, 11:11
por jfreire
Olá a todos!

Não é preciso fazer grandes contas. :)

Tenho cabos de 4mm2 até ao Homecharger, e tenho um contador colado ao Homecharger. A tensão que chega ao Homecharger anda sempre à volta dos 237V.

Por isso das duas uma, ou o carro não puxa mais de 13A, ou o Homecharger não dá mais de 13A.

Se algum de vocês morar em Lisboa e perto do Lumiar, e quiser um 1Kw à borla, vamos lá a casa e fazemos a experiência! :)

Abraços!


Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Enviado: 27 out 2011, 14:27
por RJSC
Só faltava esta!
A ser verdade é de doidos!
O Home Charger custa uma pipa de massa e ainda por cima, deixa-nos pior servidos que os EVSE fornecidos com os carros. :o

De qualquer maneira parece que o defeito é só aí, porque o ruimegas também tem Home Charger e diz que leu 3700W.
Também acho estranho, porque o carregador do Leaf supostamente é de 3300W.
Se ele está a consumir 3700 W e a carregar 3300 W quer dizer que anda com eficiências de 89%. Pensava que seria algo melhor que 95% da ficha à bateria, para depois contando com as perdas no inversor e motor, ainda chegaram 80% da energia original aos pneus.

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Enviado: 21 nov 2011, 19:19
por jfreire
A minha primeira multa!

Pois é pessoal, pelos vistos o dístico da EMEL ainda é desconhecido pelos fiscais!

Nem 2 horas foram precisas para ter o belo do envelope a convidar-me a pagar 30€.

Aquilo até se vê bem, não percebo...

Numa nota mais positiva: Já fizemos 1400Km com 360Kwh, nada mau tendo em conta que de manhã demoramos 40 minutos a fazer 8Km.

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Enviado: 21 nov 2011, 21:39
por ruimegas
jfreire Escreveu:A minha primeira multa!

Pois é pessoal, pelos vistos o dístico da EMEL ainda é desconhecido pelos fiscais!

Nem 2 horas foram precisas para ter o belo do envelope a convidar-me a pagar 30€.

Aquilo até se vê bem, não percebo...

Numa nota mais positiva: Já fizemos 1400Km com 360Kwh, nada mau tendo em conta que de manhã demoramos 40 minutos a fazer 8Km.
Depois conta como correu para eu estar preparado ;)

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Enviado: 22 nov 2011, 08:10
por JAbrizida
Ontem experimentei pela 1ª vez estacionar em Lisboa, próximo do Saldanha, com o dístico colocado. Quando me afastava do carro avistei um fiscal da EMEL e por curiosidade fiquei no passeio em frente para ver o qual seria a sua reacção. Ele nem exitou, verificou que não tinha o selo e começou logo a preparar o papelinho da multa. Nessa altura resolvi intervir e explicar-lhe o que representava o dístico. Ele não ficou muito convencido e disse-me que não tinha informação nenhuma do supervisor, mas acabou por se ir embora sem deixar a “factura”!

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Enviado: 22 nov 2011, 12:40
por jfreire
JAbrizida Escreveu:Ontem experimentei pela 1ª vez estacionar em Lisboa, próximo do Saldanha, com o dístico colocado. Quando me afastava do carro avistei um fiscal da EMEL e por curiosidade fiquei no passeio em frente para ver o qual seria a sua reacção. Ele nem exitou, verificou que não tinha o selo e começou logo a preparar o papelinho da multa. Nessa altura resolvi intervir e explicar-lhe o que representava o dístico. Ele não ficou muito convencido e disse-me que não tinha informação nenhuma do supervisor, mas acabou por se ir embora sem deixar a “factura”!
Muito bom! Isto tem tudo para correr bem!

Eu por causa das coisas agora deixo uma folha A4 no tablier a avisar que a viatura se encontra a colaborar com a EMEL e a chamar a atenção ao dístico.

Vamos a ver se chega...

Já enviei a digitalização da multa para a EMEL, e vou guardar o original para o dossier de projecto!

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Enviado: 22 nov 2011, 14:11
por RJSC
mjr Escreveu:Ou então a EDP usa cabo muito fraco na ligação exterior e não cumpre com os 230V+/-10% para a potência contratada.
Pelo menos aqui, nas zonas onde a rede de distribuição é aérea, são usados cabos de alumínio.
Os cabos de alumínio, se não forem tidos cuidados para que não haja ar nos pontos onde se fazem as ligação, oxida muito rapidamente e o óxido de alumínio é um isolador. Isto depois origina que os pontos de contacto tenham uma resistência elevada.

Os electricistas sub-contratados que vejo por aqui na rede de baixa tensão limitam-se a espetar um parafuso nos cabos de alumínio sem meterem qualquer substância (como silicone ou outra) para que o oxigénio não chegue ao cabo, e nas emendas, descarnam o cabo e unem-no com ligadores de parafuso expostos ao ar dentro das caixas.
Quando vieram ligar o ramal à caixa dos fusíveis na minha casa, limitaram-se a descarnar o cabo de alumínio, mete-lo no ligador e apertar o parafuso deixando tudo exposto ao ar.

Nas cidades, como está tudo enterrado não faço ideia se os cabos da rede pública de distribuição são de alumínio ou cobre.

Aqui basta ligar um aquecedor de 2kW para a tensão cair 10 V a 15 V. Se os vizinhos se aproximarem também dos 3 kW de consumo, a tensão cai para 180 V ~190 V.
Já reclamámos 4 vezes, e das 4 eles mediram e quem veio levantar o registador disse que era preciso uma intervenção na rede, mas como a EDP não pode perder umas centenas de € dos seus milhões de lucro a colocar cabos e ligações decentes na minha rua, nada se fez.

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Enviado: 22 nov 2011, 14:35
por mjr
É muito perigoso deixar os cabos de alumínio assim ligados. Devido ao aumento da resistência num ponto de contacto tão pequeno pode originar incêndios. Nos EUA o alumínio foi abandonado durante muitos anos devido a esse problema.

O abaixamento de tensão não será provocado pelos maus contactos, pois nesse caso a potência a dissipar nos contactos seria demasiado elevada e originaria incêndios. Provavelmente serão linhas de destruição BT muito compridas com cabo de baixa secção.

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Enviado: 14 ago 2012, 11:03
por jfreire
Amigos! Fiz hoje 10 000 km, e ainda não fez um ano! Estou a superar os quilómetros anuais que esperava fazer com o carro.

Infelizmente fiz os 10 000 km a caminho da Caetano Power em Rio de Mouro para uma peritagem, porque um Citroen AX fez marcha-atrás (á bruta) para estacionar e bateu-me no carro, e quando tentou fugir a primeira vez esqueceu-se que tinha a marcha-atrás engatada e bateu outra vez, e lá se lembrou de meter a primeira e fugiu! :)

Felizmente apanhei-lhe matricula, o carro tem um seguro válido e temos testemunhas, por isso, em principio o caso está encaminhado.

Estes carros são mesmo um íman para acidentes!