

Civic White Acenta 40kWh
Re: Civic White Acenta 40kWh
Ainda por cima, se dum lado tens esse numero tão disparatado versus a realidade, por outro tens o da autonomia que não foge muito da realidade, é isto que eu não entendo. Como ele diz que tem uma degradação de x e depois em termos de autonomia essa degradação não tem nada a ver? 

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Re: Civic White Acenta 40kWh
Pois...
Deixa-me adivinhar. Seguindo a moda, cada uma dessas duas features é responsabilidade de uma feature team diferente, cada uma desenvolve a sua feature de uma ponta à outra. Mas têm tanta dificuldade em obter informação, ou não têm acesso a ela por razões de segurança, e não gostam de conversar uns com os outros ao almoço, ou não gostam de falar de trabalho, ou sentem que não lhes pagam para isso, ou não se metem no trabalho dos outros por decoro, ou trabalham em cidades diferentes... que nunca chegaram a saber como é que a outra equipa chegou a um resultado.
Deixa-me adivinhar. Seguindo a moda, cada uma dessas duas features é responsabilidade de uma feature team diferente, cada uma desenvolve a sua feature de uma ponta à outra. Mas têm tanta dificuldade em obter informação, ou não têm acesso a ela por razões de segurança, e não gostam de conversar uns com os outros ao almoço, ou não gostam de falar de trabalho, ou sentem que não lhes pagam para isso, ou não se metem no trabalho dos outros por decoro, ou trabalham em cidades diferentes... que nunca chegaram a saber como é que a outra equipa chegou a um resultado.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Já puseram a hipótese do SoH ser calculado sobre a totalidade da capacidade da bateria e o SoC ser calculado sobre uma capacidade virtual, com uma margem superior suficiente para que não se note nada durante os primeiros 10 ou 15% de degradação? Outras marcas fazem o mesmo de outras formas... por exemplo quando apresentam valores no SoH superiores a 100%...
O meu está com um SoH de 94 e também não perdeu nada no GOM.
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Re: Civic White Acenta 40kWh
Podia-se não notar no GOM, mas no dia a dia iria acabar por se notar a perda de autonomia, principalmente por quem faz sempre os mesmos trajectos.
O problema disto é nós termos acesso ao Leafspy. se isso não existisse
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Re: Civic White Acenta 40kWh
Não falo apenas em termos de comparação entre as informações, mas sim entre as informações e a realidade que facilmente comprovamos na vida real. O GOM não foge muito da realidade, já o SOH dá um numero que seria mais do que notorio, ainda ontem fiz 232kms com uma carga, diria que com esta degradação teria ficado na Estrada, e ainda tinha 13% não me lembro bem da autonomia, mas penso que andava pelos 30 e tal kms.noway Escreveu: ↑03 jul 2019, 22:49Já puseram a hipótese do SoH ser calculado sobre a totalidade da capacidade da bateria e o SoC ser calculado sobre uma capacidade virtual, com uma margem superior suficiente para que não se note nada durante os primeiros 10 ou 15% de degradação? Outras marcas fazem o mesmo de outras formas... por exemplo quando apresentam valores no SoH superiores a 100%...
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O que vejo é que o SOC é em função da tensão das celulas e daí vem a autonomia, o SOH tem um algoritmo qualquer dificil de explicar, o meu fez pelo menos 2 vezes um salto de cerca de 2% no SOH isso é impossivel de acontecer, a degradação é constante, não tem saltos
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Re: Civic White Acenta 40kWh
Isso não acontece na Nissan, já temos um histórico muito grande para perceber que as tensões a 100% e a 0% úteis são sempre as mesmas logo não há aumento da janela de capacidade disponível.noway Escreveu: ↑03 jul 2019, 22:49Já puseram a hipótese do SoH ser calculado sobre a totalidade da capacidade da bateria e o SoC ser calculado sobre uma capacidade virtual, com uma margem superior suficiente para que não se note nada durante os primeiros 10 ou 15% de degradação? Outras marcas fazem o mesmo de outras formas... por exemplo quando apresentam valores no SoH superiores a 100%...
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Há uma maneira muito simples de ele indicar que perdeu por exemplo 20% e o GOM continuar a indicar a mesma autonomia. Imaginemos que o sensor de corrente, usado para entre outras coisas estimar a capacidade da bateria, ter um erro de 20% para baixo. Isto fará que com o tempo imposto pelo algoritmo de medição da capacidade o BMS indique menos 20% de capacidade da bateria. Por outro lado o algoritmo de estimação do consumo TAMBÉM depende desse sensor de corrente e irá indicar um consumo 20% abaixo do real, fazendo com que o GOM mantenha a mesma autonomia apesar de o carro indicar menos 20% de capacidade na bateria.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Civic White Acenta 40kWh
Pois, mas o que eu digo é que ele indica uma degradação que nada tem a ver com o GOM e este está mais perto da realidade.
A queda da degradação afasta-se da realidade quando não utilizamos a bateria toda, (eu nunca usei) já o GOM tem a ver com a forma como conduzimos, como disse antes o SOC está diretamente agarrado à tensão, já fiz várias vezes o teste de "esticar" ao maximo um valor de % de carga usando muito pouca potência das baterias, a seguir usar à bruta e por vezes cai logo 2%, ou seja, como ia em valores de tensão estáveis não alterou, assim que eles baixaram atualizou para um valor muito mais abaixo, não sei se estou a ver bem a coisa, ou a explicar.
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Última edição por civic em 04 jul 2019, 11:01, editado 1 vez no total.
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Re: Civic White Acenta 40kWh
Tens razão. Para o GoM só interessa o consumo em %/100km, seja lá quanto for cada % em kWh.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Um ano acabadinho de fazer e nada a apontar.

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Re: Civic White Acenta 40kWh
Parabéns. Como consegues uma média tão baixa no consumo ???