
DB Flecha Prateada
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Já consegui colocar o android auto a funcionar. Era o cabo.
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Assim sendo ainda aumenta mais a minha questão. Era motivo para ter aquecido tanto?civic Escreveu: ↑25 ago 2019, 14:32Acho que o pessoal faz um pouco de confusão com esta coisa do aquecimento/carregamento, o aquecimento dá-se se deixar-mos cair a percentagem da bateria muito baixo, não por a levar-mos muito acima, ou seja, ele carrega no maximo (cerca de 47kW) entre os 20% e os 60%, acima destes 60% ele diminui a potência de carregamento, fazendo com que a temperatura não suba tão depressa, acima de 80% nem se nota, pois nessa fase carrega abaixo dos 30kW.
Resumindo, o aquecimento é tão maior quanto mais o fizermos dentro da janela dos 20% aos 60% (claro que abaixo dos 20% vamos acabar por percorrer toda essa janela), por isso é que em viagens grandes começo a procurar um PCR ao chegar perto dos 60%, tipo cento e poucos kms percorridos.![]()
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: DB Flecha Prateada
Não há nenhum motivo especial, o calor ambiente e a bateria gerada pelo andamento do carro já sobem a temperatura facilmente para uns 34/35ºC facilmente.
Depois qualquer 20/30 min numa CR metem mais 15ºC no topo disto (já vamos em 50ºC) e portanto já deve estar no vermelho.
Vamos lá assumir que o Leaf não foi projectado para fazer CR, nem para andar em AE e ainda por cima fazer CR.
O nosso erro é assumir que o carro devia dar para fazer isto, e não dá.
Resumindo, um VE para poder substituir um CI tem de ter maneira de se arrefecer! E não é o caso do Leaf
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: DB Flecha Prateada
Muitos factores podem fazer aquecer mais a bateria, não apenas o carregamento, mesmo a baixa velocidade podem aquecer, a inclinação do terreno pode provocar isso, a questão do LEAF é que depois de aquecer pouco há a fazer para as arrefecer, por vezes basta não forçar nas subidas para tentar manter a velocidade e o aquecimento não é tão notório. Continuo a dizer que a melhor opção para viajar com carregamentos rápidos é fazer carregamentos mais vezes e mais pequenos, o pessoal só falava do rapidgate agora leva com o vermelho, eu não mexi no meu, prefiro esperar mais um pouco. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Pois. Se calhar, se tivesse o controlo de temperatura nos CR's mais apertado como nos primeiros, o tal "rapidgate", não teria ido ao vermelho.civic Escreveu: ↑26 ago 2019, 19:02Muitos factores podem fazer aquecer mais a bateria, não apenas o carregamento, mesmo a baixa velocidade podem aquecer, a inclinação do terreno pode provocar isso, a questão do LEAF é que depois de aquecer pouco há a fazer para as arrefecer, por vezes basta não forçar nas subidas para tentar manter a velocidade e o aquecimento não é tão notório. Continuo a dizer que a melhor opção para viajar com carregamentos rápidos é fazer carregamentos mais vezes e mais pequenos, o pessoal só falava do rapidgate agora leva com o vermelho, eu não mexi no meu, prefiro esperar mais um pouco.![]()
Tinha era demorado mais nos carregamentos, o que também, na maioria deles, não fazia diferença. Porque acabei por ter de ir tirar o carro e estaciona-lo, para continuar a lanchcar, almoçar, etc.
Neste caso do aquecimento, foi mais a surpresa, não estar a contar de todo com aquilo. Porque a chatice provocada foi pouca. Tive de andar abaixo dos 100 nos últimos 30kms.
O meu carro já veio com esse tal update do rapidgate, mas se não tivesse vindo, também não teria pedido para alterar.
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Alguém já ligou o Leafspy ao ABRP?
Fica-se com a informação em tempo real, enquanto se faz a viagem?



Fica-se com a informação em tempo real, enquanto se faz a viagem?



-
- Mensagens: 584
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: DB Flecha Prateada
Ja usei isso quando fui a Chaves.. funciona bem se tiveres um telemóvel só com o leafspy ligado. Porque se sais da aplicação ela já não envia dados para o ABRP.
Eu gostei de usar. Para viagens grandes dá jeito.
Eu gostei de usar. Para viagens grandes dá jeito.
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Ele o que faz?
Vai actualizando a rota (velocidades limite, locais de carga, etc), conforme os consumos reais?
Vai actualizando a rota (velocidades limite, locais de carga, etc), conforme os consumos reais?
-
- Mensagens: 584
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: DB Flecha Prateada
Faz-te um cálculo da média de consumo que fazes vs o que precisas.. vê também a temperatura da bateria e o soc disponível..
Faz-te um gráfico tipo a tesla.. pena não ter aqui os printscreens que tirei na altura.
Faz-te um gráfico tipo a tesla.. pena não ter aqui os printscreens que tirei na altura.
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
E ajusta ao percurso que temos previsto?
pr ex, tinha previsto a chegada com 5%, se formos a gastar mais, então ele altera o plano e coloca um ponto de carga?
pr ex, tinha previsto a chegada com 5%, se formos a gastar mais, então ele altera o plano e coloca um ponto de carga?