A primeira compra que fiz antes da chegada do Leaf do Wisconsin foi um EVSE uma vez que o EVSE que vinha era de 110v.
Com a mudança de Leaf e respetiva mudança da marca de J1772 para Menekkes o meu maravilhoso EVSE regulável ficou inútil.
Pedi ao Apr para me fazer a mudança de ficha e, aproveitei, para lhe pedir para mudar o comportamento do botão.
O botão permitia mudar a potência de carregamento mesmo estando a carregar.
Até aqui, tudo bem, a ficha foi mudada, o botão só funciona com o cabo desligado do lado do carro mas... eu antes tinha 6 níveis de potencia, 3 abaixo de 16A e 3 acima e agora o EVSE tem 7, 4 abaixo de 16A e 3 acima.
Tive de investigar como estariam divididos os níveis de potência.
Aproveitei e analisei tambem as perdas.
As conclusões que tiro da minha análise são as seguintes:
as perdas são mais ou menos constantes nas diferentes potências
em percentagem quanto mais alta a potência menor a perda
o EVSE da Nissan tem menores perdas do que o EVSE regulável
Observação: os valores observados uma única vez, mais ou menos durante 5 minutos cada, não podem ser considerados com precisão exagerada.
Até a diferença de perda no EVSE da Nissan pode ter sido motivada por alguma diferença na rede uma vez que não testei no mesmo dia.
A verde a potência de entrada no carro; a azul a potência utilizada. (valores reportados pelo Leaf Spy)
4 valores abaixo de 16A; ainda vi 1 acima dos 16A; a ultima linha corresponde ao EVSE Nissan.