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Re: Leaf 2 Tekna

Enviado: 05 jun 2018, 15:00
por FullElectric
mjr Escreveu:Estou no concessionário a fazer o reset à TCU, que não é mais que desligar a bateria de 12V durante uns minutos...
Conseguiste avaliar quantos minutos necessita estar desligado?

Re: Leaf 2 Tekna

Enviado: 05 jun 2018, 16:29
por mjr
Ele deixou desligado uns 5 minutos. Eu acho que nem 10s seria necessário... Mas só testando.

Re: Leaf 2 Tekna

Enviado: 08 jun 2018, 21:34
por mjr
Ontem fiz uma primeira aproximação à tartaruga, mais para perceber se o indicado pelo Leaf Spy é correto:

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O carro deixa de apresentar o SOC no quadrante (1% passa a --%) com o SOC real pelos 8% e uns 3kW.h disponíveis. Como foi a primeira vez que me aventurei a SOCs tão baixos, estava com algum receio que o Leaf Spy pudesse ter algum erro e a tartaruga aparecer de repente, mas as tensões das células teimavam em não baixar. Mesmo com um SOC tão baixo as células estavam equilibradíssimas, indicador de que ainda estava acima do joelho:

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Há imensa energia enterrada abaixo do aviso de bateria muito fraca, bem mais do que a energia nos Leafs anteriores no aviso de bateria fraca.

Pelos meus registos o aviso de bateria fraca aparece aos 86 gids (6,88kW.h) e o aviso de bateria muito fraca aos 59 gids (4,72kW.h). Como referência, nos Leafs anteriores era aos 48 gids e aos 24 gids...

Re: Leaf 2 Tekna

Enviado: 09 jun 2018, 08:13
por mjr
Eu limpei os DTCs na esperança que isso libertasse a TCU (tinha um DTC da TCU) mas o que era preciso era mesmo um reset. Talvez até fosse possível fazer esse reset com um comando CAN específico, mas usaram o velho método de desligar e voltar a ligar.

Re: Leaf 2 Tekna

Enviado: 13 jun 2018, 19:36
por mjr
Primeiros 1000km:

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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 17 jun 2018, 10:49
por mjr
Primeiros 300km com uma carga:

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Condução normal, com uns 80km em AE e CC a 100km/h. O resto circuito urbano e sub-urbano, dái a velocidade média baixa (semáforos, manobras em garagens, etc). Os 300km foram feitos em 5 dias de uso normal do carro.

Fiz mais de 20km com --% no SOC do quadrante e ainda tinha muita energia na bateria segundo o LS:

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As células ainda estavam muito equilibradas, pelo que ainda não teria chegado ao joelho:

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Como nota adicional, quando fiz reset ao CB a bateria não estava a 100%, ainda estava a carregar com o cabo de 10A e sem ter atingido o ponto em que a corrente começa a descer. Tinha 497gids, sendo o máximo que já vi 502 gids (ainda a carregar mas a diminuir a corrente neste caso).
Portanto nestas condições facilmente teria chegado aos 320km. Para isto é fundamental ter o LS, senão perdemos 10% da autonomia para o medo de ficar sem carga a qualquer momento.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 17 jun 2018, 10:58
por Filipe
Belo trabalho, Manuel 8-)

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 17 jun 2018, 11:51
por lmlr
Excelente.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 21 jun 2018, 23:39
por mjr
Hoje comecei uma CR com a temperatura do sensor mais elevado em 33C e não tive qualquer limitação de corrente (começou em 122A). Tinha ideia que a limitação começava mais cedo, pelo menos no Leaf que testei em Fevereiro. Será que alteraram o firmware do LBC para um rapidgae menos agressivo?

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 22 jun 2018, 00:54
por BrunoAlves
Não, só acho que ainda ninguém lhes apanhou a curva :mrgreen:

Só para dizer que o meu, sem nenhuma espécie de carga mas estacionado ao sol durante o dia, deita-se e acorda com a temperatura nos ~30ºC
Este verão do Brasil dá cabo das contas da malta dos VE :lol: