DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por mikexilva » 27 out 2011, 00:34

mjr Escreveu:Supondo os 600W de dissipação no cabo e 16A, para estes parâmetros o cabo tem de ter 2,34 Ohm (P=RI^2). Se o cabo for de 2,5mm^2 (6,5 Ohm/km) dariam 360m de cabo. Mesmo que fosse cabo de 1,5mm^2 (11 Ohm/km) seriam ainda 210m de cabo! Não deve ser por aqui... Ou então a EDP usa cabo muito fraco na ligação exterior e não cumpre com os 230V+/-10% para a potência contratada.
OK :) eu não fiz contas tão aprofundadas, mas também é preciso contar que são 2 condutores, ou seja na realidade como se fosse o dobro da distancia... mas continua a parecer demasiado para uma situação normal... por acaso o meu deve ter do contador até ao homecharger uns bons 60metros, mas 40 são de 10mm (que felizmente já existia dentro da parede) e os outros 20metros é que são de 4mm de secção, por isso não deve fazer muita diferença (na altura calculei que dava cerca de 6volts já não me lembro se para 15A ou 30A)...

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por jfreire » 27 out 2011, 11:11

Olá a todos!

Não é preciso fazer grandes contas. :)

Tenho cabos de 4mm2 até ao Homecharger, e tenho um contador colado ao Homecharger. A tensão que chega ao Homecharger anda sempre à volta dos 237V.

Por isso das duas uma, ou o carro não puxa mais de 13A, ou o Homecharger não dá mais de 13A.

Se algum de vocês morar em Lisboa e perto do Lumiar, e quiser um 1Kw à borla, vamos lá a casa e fazemos a experiência! :)

Abraços!


RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por RJSC » 27 out 2011, 14:27

Só faltava esta!
A ser verdade é de doidos!
O Home Charger custa uma pipa de massa e ainda por cima, deixa-nos pior servidos que os EVSE fornecidos com os carros. :o

De qualquer maneira parece que o defeito é só aí, porque o ruimegas também tem Home Charger e diz que leu 3700W.
Também acho estranho, porque o carregador do Leaf supostamente é de 3300W.
Se ele está a consumir 3700 W e a carregar 3300 W quer dizer que anda com eficiências de 89%. Pensava que seria algo melhor que 95% da ficha à bateria, para depois contando com as perdas no inversor e motor, ainda chegaram 80% da energia original aos pneus.

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por jfreire » 21 nov 2011, 19:19

A minha primeira multa!

Pois é pessoal, pelos vistos o dístico da EMEL ainda é desconhecido pelos fiscais!

Nem 2 horas foram precisas para ter o belo do envelope a convidar-me a pagar 30€.

Aquilo até se vê bem, não percebo...

Numa nota mais positiva: Já fizemos 1400Km com 360Kwh, nada mau tendo em conta que de manhã demoramos 40 minutos a fazer 8Km.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por ruimegas » 21 nov 2011, 21:39

jfreire Escreveu:A minha primeira multa!

Pois é pessoal, pelos vistos o dístico da EMEL ainda é desconhecido pelos fiscais!

Nem 2 horas foram precisas para ter o belo do envelope a convidar-me a pagar 30€.

Aquilo até se vê bem, não percebo...

Numa nota mais positiva: Já fizemos 1400Km com 360Kwh, nada mau tendo em conta que de manhã demoramos 40 minutos a fazer 8Km.
Depois conta como correu para eu estar preparado ;)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por JAbrizida » 22 nov 2011, 08:10

Ontem experimentei pela 1ª vez estacionar em Lisboa, próximo do Saldanha, com o dístico colocado. Quando me afastava do carro avistei um fiscal da EMEL e por curiosidade fiquei no passeio em frente para ver o qual seria a sua reacção. Ele nem exitou, verificou que não tinha o selo e começou logo a preparar o papelinho da multa. Nessa altura resolvi intervir e explicar-lhe o que representava o dístico. Ele não ficou muito convencido e disse-me que não tinha informação nenhuma do supervisor, mas acabou por se ir embora sem deixar a “factura”!

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por jfreire » 22 nov 2011, 12:40

JAbrizida Escreveu:Ontem experimentei pela 1ª vez estacionar em Lisboa, próximo do Saldanha, com o dístico colocado. Quando me afastava do carro avistei um fiscal da EMEL e por curiosidade fiquei no passeio em frente para ver o qual seria a sua reacção. Ele nem exitou, verificou que não tinha o selo e começou logo a preparar o papelinho da multa. Nessa altura resolvi intervir e explicar-lhe o que representava o dístico. Ele não ficou muito convencido e disse-me que não tinha informação nenhuma do supervisor, mas acabou por se ir embora sem deixar a “factura”!
Muito bom! Isto tem tudo para correr bem!

Eu por causa das coisas agora deixo uma folha A4 no tablier a avisar que a viatura se encontra a colaborar com a EMEL e a chamar a atenção ao dístico.

Vamos a ver se chega...

Já enviei a digitalização da multa para a EMEL, e vou guardar o original para o dossier de projecto!

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por RJSC » 22 nov 2011, 14:11

mjr Escreveu:Ou então a EDP usa cabo muito fraco na ligação exterior e não cumpre com os 230V+/-10% para a potência contratada.
Pelo menos aqui, nas zonas onde a rede de distribuição é aérea, são usados cabos de alumínio.
Os cabos de alumínio, se não forem tidos cuidados para que não haja ar nos pontos onde se fazem as ligação, oxida muito rapidamente e o óxido de alumínio é um isolador. Isto depois origina que os pontos de contacto tenham uma resistência elevada.

Os electricistas sub-contratados que vejo por aqui na rede de baixa tensão limitam-se a espetar um parafuso nos cabos de alumínio sem meterem qualquer substância (como silicone ou outra) para que o oxigénio não chegue ao cabo, e nas emendas, descarnam o cabo e unem-no com ligadores de parafuso expostos ao ar dentro das caixas.
Quando vieram ligar o ramal à caixa dos fusíveis na minha casa, limitaram-se a descarnar o cabo de alumínio, mete-lo no ligador e apertar o parafuso deixando tudo exposto ao ar.

Nas cidades, como está tudo enterrado não faço ideia se os cabos da rede pública de distribuição são de alumínio ou cobre.

Aqui basta ligar um aquecedor de 2kW para a tensão cair 10 V a 15 V. Se os vizinhos se aproximarem também dos 3 kW de consumo, a tensão cai para 180 V ~190 V.
Já reclamámos 4 vezes, e das 4 eles mediram e quem veio levantar o registador disse que era preciso uma intervenção na rede, mas como a EDP não pode perder umas centenas de € dos seus milhões de lucro a colocar cabos e ligações decentes na minha rua, nada se fez.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por mjr » 22 nov 2011, 14:35

É muito perigoso deixar os cabos de alumínio assim ligados. Devido ao aumento da resistência num ponto de contacto tão pequeno pode originar incêndios. Nos EUA o alumínio foi abandonado durante muitos anos devido a esse problema.

O abaixamento de tensão não será provocado pelos maus contactos, pois nesse caso a potência a dissipar nos contactos seria demasiado elevada e originaria incêndios. Provavelmente serão linhas de destruição BT muito compridas com cabo de baixa secção.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire

Mensagem por jfreire » 14 ago 2012, 11:03

Amigos! Fiz hoje 10 000 km, e ainda não fez um ano! Estou a superar os quilómetros anuais que esperava fazer com o carro.

Infelizmente fiz os 10 000 km a caminho da Caetano Power em Rio de Mouro para uma peritagem, porque um Citroen AX fez marcha-atrás (á bruta) para estacionar e bateu-me no carro, e quando tentou fugir a primeira vez esqueceu-se que tinha a marcha-atrás engatada e bateu outra vez, e lá se lembrou de meter a primeira e fugiu! :)

Felizmente apanhei-lhe matricula, o carro tem um seguro válido e temos testemunhas, por isso, em principio o caso está encaminhado.

Estes carros são mesmo um íman para acidentes!

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”