Leaf 2 Tekna - MJR

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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 02 dez 2018, 10:42

Já está resolvido o problema com o radar.

Foram necessárias 3 visitas ao concessionário:
  • Reportar o problema onde tive a sorte de poder ligar à máquina de diagnóstico no próprio dia. Ficou agendada intervenção técnica.
  • Intervenção técnica para averiguar a causa do problema. O resultado foi que seria necessário substituir o radar, que não existe em stock.
  • Troca do radar.
Após a troca do radar, há uma semana, nunca mais tive problemas com o Pro Pilot.

3 visitas a um concessionário, com grande sacrifício pessoal/laboral, penso ser exagerado numa situação que já é comum. Ao que parece há muitos Leaf 40 dos primeiros meses a trocar os radares, pelo que no mínimo os concessionários deveriam ter um stock de peças à consignação da marca.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por cfvp » 02 dez 2018, 13:41

mjr Escreveu:
02 dez 2018, 10:42
Já está resolvido o problema com o radar.

Foram necessárias 3 visitas ao concessionário:
  • Reportar o problema onde tive a sorte de poder ligar à máquina de diagnóstico no próprio dia. Ficou agendada intervenção técnica.
  • Intervenção técnica para averiguar a causa do problema. O resultado foi que seria necessário substituir o radar, que não existe em stock.
  • Troca do radar.
Após a troca do radar, há uma semana, nunca mais tive problemas com o Pro Pilot.

3 visitas a um concessionário, com grande sacrifício pessoal/laboral, penso ser exagerado numa situação que já é comum. Ao que parece há muitos Leaf 40 dos primeiros meses a trocar os radares, pelo que no mínimo os concessionários deveriam ter um stock de peças à consignação da marca.
Pois é estranho não terem em stock mais radares para substituir, quando pelos vistos é um problema comum... No entanto já está resolvido ao menos. :)
Será que este problema terá alguma coisa a ver com alguns relatos que vi aqui no fórum, do carro, de vez em quando, accionar o travão automático de emergência sem necessidade?
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 02 dez 2018, 17:40

Penso que não, isso é mais uma questão de software. Já me aconteceu algo semelhante após a troca.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por cfvp » 02 dez 2018, 18:27

Ok, mas acha que isso é um problema que devia ser resolvido ou é compreensível que o carro tenha esse comportamento em certas situações?
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 02 dez 2018, 18:40

Eu assumo que é um problema comum a todos os veículos com este tipo de sistemas. Não é fácil implementar algoritmos para AEB, especialmente não sabendo o que se está a passar na cabeça do condutor. Quando vemos um obstáculo já sabemos que deveremos contorná-lo mas o sistema não sabe se nós o reconhecemos e por isso pode conservadoramente travar, normalmente não até parar mas para avisar. É habitual isso acontecer em curvas apertadas quando existe um obstáculo no vértice da curva.

Também o facto de apenas ter radar e uma cãmara não ajuda, por isso é que normalmente os sistemas mais avançados usam LIDAR, de modo a reconstruir um modelo 3D do ambiente.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por cfvp » 02 dez 2018, 19:31

Entendido, obrigado. Por curiosidade, há algum carro hoje em dia que use LIDAR? Tanto quanto sei a Tesla não irá usar essa tecnologia. Será que se vão arrepender no futuro?
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 02 dez 2018, 20:51

Comercialmente não conheço ninguém que use LIDAR, por questões de preço e restrições mecânicas. Entretanto estão a aparecer soluções no mercado mais compactas e de menor preço, por exemplo da Bosch que anunciou nas jornadas da mobilidade elétrica no ISEP que irá lançar nos próximos 2 anos (salvo erro) um LIDAR competitivo para uso em veículos autónomos.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por BrunoAlves » 02 dez 2018, 22:20

A melhor coisa do "vão lançar" é a VW :mrgreen: Vamos, mas logo se vê :mrgreen:

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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por migle » 02 dez 2018, 23:42

Eu por acaso ando há 12 anos a processar dados de LiDAR em tempo real. Apesar das vantagens, é sempre difícil bater o que fazem os outros com câmaras. O LiDAR gera montes de dados. As câmaras também, mas são quantizados, são mais fáceis de processar em paralelo em GPUs. Senão, há LiDARes compactos e baratos, por exemplo, este, penso que o hardware não é problema..

As pessoas às vezes não vêem que para fazer o que fazem, estes sistemas têm de ver muito mais do que parece. Por exemplo, o CCA actual, para seguir o veículo da frente, tem de saber que está na mesma faixa que nós. Significa que ele está a ver a velocidade desse e de alguns outros também. Basta ver a reacção do Ioniq, que quando um mais lento sai para a direita, ele só aumenta a velocidade no preciso momento em que o último pneuzinho desse carro atravessa a linha.

Em qualquer dos casos, a dificuldade está no software. Cada sistema tem as suas dificuldades de visão, o LiDAR com a chuva também piora, e em muitas situações pode não conseguir ver as riscas no pavimento (é um bocado tangencial). Optar por câmaras, como faz a Tesla, é uma escolha segura no sentido do número de profissionais que consegue contratar especialistas no assunto.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 27 jan 2019, 17:42

Fiz Porto-Lisboa na sexta-feira e cheguei ao Hotel com - - % e 40gids no LS (uns 3kW.h úteis).

Durante a noite carregou no PCN da Mesquita de Lisboa entre a 1:00 e as 7:45 da manhã, tendo carregado 39,98kW.h. Considerando que ainda tinha 3kW.h e sendo conservador no rendimento da carga, iria carregar 43kW.h de 0 a 100%, o que significa uma degradação de 43/44 = 2,3%. Isto com 19k km.

Está a anos luz da velocidade de degradação do Leaf mk1 (para melhor, claro).
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