DB do Berde - Leaf 40kwh
Enviado: 18 abr 2018, 16:53
Boas!
Pois é, o meu clonezinho continua a bombar (tenho de actualizar o DB dele, por falar nisso). Mas entretanto e para cumprir o objectivo que queria (e que apontei aqui na minha apresentação) lá me juntei ao famoso grupo da Auto Júlio para comprar um dos novos Nissan Leaf 40kwh. Como sou do Norte, ficou imediatamente baptizado de "Berde", como referência à sua cor mais camaleónica. Juntei-me a mais um comprador desse grupo para tirarmos esta rara foto:
[img]https://preview.ibb.co/gfxeU7/IMG_20180414_192517.jpg[/img]
Não registei a "maiden voyage" do menino porque ainda me estava a habituar a ele, mas registei a minha primeira viagem até à Serra! A ideia era não arriscar absolutamente nada, enquanto não tivesse a certeza que conseguia carregar sem problemas nos locais designados (nomeadamente as escolas onde dou aulas).
Ora, saí com 97% de Vila do Conde em direcção a Oliveira do Bairro.
Fui sempre a 110km/h excepto na zona do Porto onde apanhei o habitual trânsito e pude curtir à brava o propilot nas filas. Pelas minhas contas, se a coisa corresse mal para carregar na primeira das escolas, teria autonomia para voltar para casa, mas como fui com tempo dei-lhe um cheirinho de alguns minutos no PCR em Estarreja. Cheguei ao Troviscal (Oliveira do Bairro) assim:
[img]https://image.ibb.co/ieo3p7/IMG_20180417_152326.jpg[/img]
Faltavam cerca de 30km até ao destino e depois a volta seriam 110km por isso na pior das hipóteses conseguiria voltar para casa mesmo nas lonas. Ainda assim carreguei e saí 10 minutos depois com 72%. Tudo correu bem no primeiro ponto de carga e até consegui carregar a 16A sem problemas. A média manteve-se nos 16.9kwh/100km, o que considerei razoável tendo em conta a velocidade.
Não dou muitas aulas ali mas ainda deu para carregar até aos 89%. A ideia era seguir directo para Seia mas deu-me a fome por isso decidi ir a Coimbra jantar, e assim aproveitava e carregava no PCR, por segurança. Esqueci-me de tirar foto de quanto gastei entre o Oliveira do Bairro e Coimbra, mas sei que saí com 92% de Coimbra. Também por segurança optei por ir pela estrada nacional 101, o que se veio a revelar uma agradável surpresa porque o carro é INCRÍVEL nas curvas, e não resisti em desligar o modo ECO e divertir-me à brava naquelas estradas. Quando dei por mim estava a gastar que nem louco (21kwh/100km) e tive de me moderar. Ainda assim segui quase sempre acima dos 90km/h, chegando finalmente a seia com 45% de bateria e a garantia que seria o suficiente para voltar a Coimbra ou Mealhada caso não conseguisse carregar cá.
Resta saber que média faria se não andasse armado em street racer (mas responsável!) naquelas estradinhas espectaculares. Algo que vou saber em breve, certamente.
[img]https://image.ibb.co/hVhk2S/IMG_20180417_225005.jpg[/img]
Felizmente tudo correu bem também no segundo ponto de carga, apesar de precisar de usar uma extensão. Por segurança optei por carregar a 10A e na próxima semana vou ver se trago uma extensão de 2.5mm2 para tentar 16A também.
Pelos meus cálculos, com pelo menos 80% já deverei conseguir ir dar as aulas que faltam, em algumas escolas de Oliveira do Hospital, e seguir viagem para casa parando no PCR de Estarreja para carregar o máximo possível. Espero não ficar na estrada!
Pois é, o meu clonezinho continua a bombar (tenho de actualizar o DB dele, por falar nisso). Mas entretanto e para cumprir o objectivo que queria (e que apontei aqui na minha apresentação) lá me juntei ao famoso grupo da Auto Júlio para comprar um dos novos Nissan Leaf 40kwh. Como sou do Norte, ficou imediatamente baptizado de "Berde", como referência à sua cor mais camaleónica. Juntei-me a mais um comprador desse grupo para tirarmos esta rara foto:
[img]https://preview.ibb.co/gfxeU7/IMG_20180414_192517.jpg[/img]
Não registei a "maiden voyage" do menino porque ainda me estava a habituar a ele, mas registei a minha primeira viagem até à Serra! A ideia era não arriscar absolutamente nada, enquanto não tivesse a certeza que conseguia carregar sem problemas nos locais designados (nomeadamente as escolas onde dou aulas).
Ora, saí com 97% de Vila do Conde em direcção a Oliveira do Bairro.
Fui sempre a 110km/h excepto na zona do Porto onde apanhei o habitual trânsito e pude curtir à brava o propilot nas filas. Pelas minhas contas, se a coisa corresse mal para carregar na primeira das escolas, teria autonomia para voltar para casa, mas como fui com tempo dei-lhe um cheirinho de alguns minutos no PCR em Estarreja. Cheguei ao Troviscal (Oliveira do Bairro) assim:
[img]https://image.ibb.co/ieo3p7/IMG_20180417_152326.jpg[/img]
Faltavam cerca de 30km até ao destino e depois a volta seriam 110km por isso na pior das hipóteses conseguiria voltar para casa mesmo nas lonas. Ainda assim carreguei e saí 10 minutos depois com 72%. Tudo correu bem no primeiro ponto de carga e até consegui carregar a 16A sem problemas. A média manteve-se nos 16.9kwh/100km, o que considerei razoável tendo em conta a velocidade.
Não dou muitas aulas ali mas ainda deu para carregar até aos 89%. A ideia era seguir directo para Seia mas deu-me a fome por isso decidi ir a Coimbra jantar, e assim aproveitava e carregava no PCR, por segurança. Esqueci-me de tirar foto de quanto gastei entre o Oliveira do Bairro e Coimbra, mas sei que saí com 92% de Coimbra. Também por segurança optei por ir pela estrada nacional 101, o que se veio a revelar uma agradável surpresa porque o carro é INCRÍVEL nas curvas, e não resisti em desligar o modo ECO e divertir-me à brava naquelas estradas. Quando dei por mim estava a gastar que nem louco (21kwh/100km) e tive de me moderar. Ainda assim segui quase sempre acima dos 90km/h, chegando finalmente a seia com 45% de bateria e a garantia que seria o suficiente para voltar a Coimbra ou Mealhada caso não conseguisse carregar cá.
Resta saber que média faria se não andasse armado em street racer (mas responsável!) naquelas estradinhas espectaculares. Algo que vou saber em breve, certamente.
[img]https://image.ibb.co/hVhk2S/IMG_20180417_225005.jpg[/img]
Felizmente tudo correu bem também no segundo ponto de carga, apesar de precisar de usar uma extensão. Por segurança optei por carregar a 10A e na próxima semana vou ver se trago uma extensão de 2.5mm2 para tentar 16A também.
Pelos meus cálculos, com pelo menos 80% já deverei conseguir ir dar as aulas que faltam, em algumas escolas de Oliveira do Hospital, e seguir viagem para casa parando no PCR de Estarreja para carregar o máximo possível. Espero não ficar na estrada!