DB Black Power - mafgod

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 31 dez 2018, 16:09

De Paços da Serra à Torre por Seia gastei 39%... média de 34.8kWh/100km e cheguei a Manteigas com 71% ganhando 10% e média total de 16.4kWh/100kn.
Cheguei a Guarda com 50% e média total de 16.1kWh/100km.
Tudo sem AC :) ... só de vez em quando para desembaciar o vidro :)))

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 11 jan 2019, 17:01

Estive a ver os dados registados no site da Nissan para esta viagem à Serra.

Dia 26 - Ida
Por alguma razão falta o último trajeto de 43,2km, entre Tábua e Paços da Serra.
Tenho assim os dados registados:
33,4kWh gastos em 258,3km com a média de 0,13kWh/100km (129,3Wh/km)
Admitindo que continuaria com a mesma média, para os 301,5km realmente feitos, gastaria 38,986kWh (+5,586kWh)
Se não tivesse feito a paragem em tábua para carregar algo como uns 4kWh, não sei se teria chegado a Paços da Serra (cheguei pouco depois do 2º aviso de bateria fraca)

Dia 27 - Torre
Tenho os dados registados:
26,5kWh gastos em 182,5km com a média de 0,15kWh/100km (145,2Wh/km)
Eu sei que meti na bateria 29,3kWh mais uns 2,4kWh de um carregamento, dá assim uma média "real" de 173,7Wh/100km
Ou seja, gastei mais 19,6% do valor indicado no CB.
Usei um pouco no AC no regresso, talvez tenha influenciado nas contas.

Como curiosidade:
- Paços da Serra/Seia, 8,8km, gastei 1,4kWh, média 0,159kWh/km
- Seia/Torre, 28,1km, gastei 11,5kWh, média 0,41kWh/km
- Paços da Serra/Torre: 36,9km, gastei 12,9kWh, média 0,349kWh/km, no CB indicava 39% gastos, assim a bateria a 100% terá 12,9/0,39=33kWh (!)
- Torre/Sameiro, ~27km, ganhei 3,3kWh, média -0,122kWh/km (no CB indicava 10% ganhos, assim a bateria a 100% terá 3,3/0,10=33kWh (! outra vez))
- Sameiro/Guarda (La Vie), 37km, gastei 6,6kWh, média 0,178kWh/km
- Guarda/Seia/Paços da Serra, 80,3km, gastei 9,9kWh, média 0,123kWh/km (Guarda/Seia consegui em 68km gastar apenas 7kWh, 0,103kWh/km!)

Dia 28 - Regresso
Tenho os dados registados:
36,2kWh gastos em 296km com a média de 0,12kWh/100km (122,3Wh/km)

Em jeito de resumo:
- com condução moderada, em estradas nacionais e vias rápidas, consegue-se umas médias interessantes (~0,13kWh/km)
- não podendo generalizar, a energia consumida para repor o que indica no CB é necessário mais 19,6%, assim a média de consumo da tomada é algo como ~0,155kWh/km
- os 100% indicados no CB representam apenas 33kWh de bateria reais (relacionados com a média no CB), se entrar com os 19,6% de perdas, os 100% representam 39,47kWh, .... hum interessante
- se a minha média é na casa dos 0,13kWh/km, posso assumir que consigo fazer apenas 253km (!) com os 33kWh, ou seja, até chegar à reserva que aparentemente ele esconde, será?
- li algures que a capacidade útil deste Leaf anda nos 37,5kWh.... se assumirmos que com os 0% indicados ainda tem uns 50GIDs (~4kWh).... 33+4=37.... hum... .será? Se assim for, conseguiria fazer 284km (por acaso acho que é o valor que indica quando o carrego a 100%.... hum...) ... muitas coincidências, ou então não :D

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por kony76 » 11 jan 2019, 17:16

Curioso, hoje quando peguei no carro com 100% de carga tinha exactamente 284km de autonomia 😀

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 23 abr 2019, 09:30

E mais um ano se passou :-);
Do carro nada a registar de especial, basicamente é ligar de vez em quando e andar....
Fez a revisão do 1º ano e optei por comprar o pack manutenção dos 5 anos.
Paguei assim, creio, 367,99€ para as 5 revisões anuais, dando uma média de 73,59€/ano....
Ainda ponderei comprar a extensão de garantia por mais 2anos (ou mais) mas o valor é exagerado.... quase semelhante ao de um CI!!
Na recepção pedi para fazerem o update do SW relacionado com a carga rápida mas, diziam que no sistema não havia esse alerta.
Confirmaram mais tarde que está abrangido, mas como precisava do carro à hora do almoço terei de lá voltar (o upgrade demora muuito tempo :whistle: )
Como o meu Leaf também faz uns estalos a baixa velocidade confirmaram que tem de levar umas porcas e lubrificação na transmissão, ou algo parecido. Ficou agendado para o mesmo dia do upgrade do SW.

A respeito de valores:

AHr = 106,59
SOH=92,33%
Hx= 109,41%
19.434 km

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 06 ago 2019, 10:05

E prontos, lá fomos novamente aos Algarves à procura de bom tempo :-)

IDA

Saímos de casa pelas 09:05, a 100%, 457GIDs, AHr 105,28, SOH 91,20%, Hx 110,67, SOC 98,1%, 23.7ºC, 24ºC, 24,3ºC (TA 22ºC).
Percorremos 26km até ao IKEA Loures para o pequeno almoço, média 10,1kWh/100km e 44km/h, e metemos à carga o VE que também merece comer.
Carregou 44m, o que dá algo como 4,5kWh.
Saímos do IKEA com as barrigas e o carro cheio pelas 10:25, a 100%, 457GIDs, AHr 105,28, SOH 91,20%, Hx 110,70, SOC 98,3%, 24.6ºC, 25,3ºC, 25,9ºC (TA 21ºC).
Percorremos 129,7km (155,7km total) até Évora, deixei a familia a ver o shopping enquanto fui ao PCR.
Desde casa, média 12,5kWh/100km com velocidade média 58km/h e 2h38m de condução.
Quando começou a carregar no PCR pelas 12:25, estava com, 256GIDs, SOC 55%, 30,2ºC, 30,9ºC, 31,7ºC (TA 29ºC).
Em 26:18, carregou 13,49kWh (90% bateria no visor do PCRe carro).
Quando acabou de carregar no PCR pelas 12:55, estava com, 411GIDs, SOC 88,4%, 37,3ºC, 38,4ºC, 39,4ºC (TA 29ºC).
Fui ter com a familia ao shopping onde almoçamos decansadamente.
Há um PCN normal perto, mas, apesar de aceitar o cartão, o posto 2 dá indisponível e o posto 1 não inicia a carga.
É pena, porque apesar de ser a 16A, teria conseguido carregar o restante enquanto almoçava...
Seguimo em direção a Monte Gordo, e a meio caminho estivemos parados praticamente 1h (50m) devido a um acidente.
Estava calor mas o carro estava à sombra e havia (houve sempre) vento e que fez com que não houvesse necessidade de ligar o AC, aliás, estava-se melhor fora do carro que dentro lol
Chegamos ao destino, pelas 18h, ao fim de 359,5km, com ainda 13% de bateria, autonomia para 40km, média 12,2kWh/100km com velocidade média 57km/h e 6h12m de condução, 102, AHr 105,27, SOH 91,19%, Hx 110,72, SOC 22,1%, 41.2ºC, 42,5ºC, 43,4ºC (TA 29ºC).

Pernoitamos uma vez mais no Quinta da Rosa Linda, onde deixei o carro a carregar durante 5h a 16A (18,41kWh) durante a noite.
https://www.electromaps.com/pt/mapa/p/38492
No dia seguinte, 2 Agosto, estava com 65%, 317GIDs, AHr 105,26, SOH 91,18%, Hx 110,72, SOC 68,2%, 25,9ºC, 28,3ºC, 30,7ºC (TA 18ºC).
Ao fim da tarde, 316GIDs, SOC 68%, 26,6ºC, 27ºC, 27,4ºC (TA 25ºC).

Andamos pouco por lá e voltamos no dia 5.

VOLTA

Durante a noite, carregou o que faltava para os 100%, 19,83kWh.
Desde casa, média 12,1kWh/100km com velocidade média 48km/h, 399km e 8h16m de condução.
Na volta, resolvemos em vez de irmos a Évora, carregar num PCN em Beja enquanto almoçavamos e faziamos umas compras dentro de um recinto com AC :-)
Saímos pelas 08:30, a 100%, 459GIDs, AHr 105,25, SOH 91,17%, Hx 110,92, SOC 98,7%, 24,1ºC, 25,2ºC, 25,9ºC (TA 20ºC).
Fomos a Ayamonte aos caramelos, e chegamos a Beja, pelas 13:10, com 229GIDs, AHr 105,25, SOH 91,17%, Hx 110,95, SOC 49,3%, 32,8ºC, 33,5ºC, 34ºC (TA 28ºC).
Ficou a carregar a 6,6kW enquanto almoçamos e refrescamos no Continente ali perto.
https://www.electromaps.com/pt/mapa/p/7624
Pelas 15:45 resolvemos voltar.
Carregou 17,8kWh em 2h40, até 91%, 416GIDs, AHr 105,25, SOH 91,17%, Hx 110,95, SOC 89,4%, 34,7ºC, 35,5ºC, 36,2ºC (TA 34ºC).
Chegamos a casa pelas 19:00 com 1%, 42GIDs, AHr 105,25, SOH 91,17%, Hx 110,89, SOC 9,1%, 40,4ºC, 42,4ºC, 43,7ºC (TA 22ºC).
Bendito LeafSpy ;-)

Médias
Ida
359,5km, média 12,2kWh/100km com velocidade média 57km/h e 6h12m de condução
Volta
344,1km, média 13,9kWh/100km com velocidade média 64km/h e 5h20m de condução
Ida e Volta e voltinhas
743,1km, média 12,9kWh/100km com velocidade média 54km/h e 13h38m de condução

ENERGIA
IKEA Loures (44min) ~= 4,5kWh
PCR Évora (26m18) = 13,49kWh => OPC e CEME EDP,OPC 1,35€ + EDP CEME 2,16€ (20% desconto) + TAXAS + IVA, algures como 5€...
Quinta = 18,41 + 19,83 = 38,24kWh
PCN Beja (2h40) = 17,8kWh

TOTAL = 74,03kWh (Saindo de casa a 100% 457GIDs e chegando a 1% 42GIDs), sendo apenas 13,49kWh pagos.

Em tempo de condução:
A volta foi bem mais rápida e curta que a ida, mesmo indo a Ayamonte, ainda são menos Kms que ir a Évora.
Um PCN a 32A (aquele é de 22kWh) funcional em Beja fez com que este trajeto fosse possível, caso contrário teria de ir a Évora ao PCR.
Um PCR em Beja era excelente!

Em tempo de viagem:
Ida = saída pelas 09h05 e chegamos ao destino ás 18h (mas com 50m parados devido ao acidente), o que dá ~8h (sem acidente), com pequeno almoço (~45min) e almoço (~2h) incluído, mesmo tempo que faria num ICE
Volta = saída pelas 08:30 e chegamos a casa ás 19h, o que dá ~10h30, com ida a Ayamonte (1h30) e almoço em Beja (2h40), aqui ficamos a fazer algum tempo no Continente para carregar o estritamente necessário para a viagem ;-), se fosse de ICE demoraria talvez uma hora a menos.
Última edição por mafgod em 06 ago 2019, 15:58, editado 1 vez no total.

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por PMESS79 » 06 ago 2019, 11:56

Excelente relato, parabéns!

Eu ainda tenho de me habituar a registar mais dados para fazer relatos destes...
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por filipeoliv » 18 ago 2019, 11:01

Bom relato, quanto mais ando de elétrico, menos me importo com o tempo, estas férias, tenho andado tanto com ele...
O importante é ele dar😉

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 02 set 2019, 14:22

Bom.... e para terminar as férias, mais uma voltinha até uma zona onde ainda não tinha ido, Figueira de Castelo Rodrigo, mais concretamente ao Colmeal.
https://www.electromaps.com/mapa/p/60361
Recomendo a 100%.
http://colmealhotel.com/

IDA
Saimos de casa pelas 09:30 a 100%, 454GIDs, SOC 97,8%, 23,4ºC, 23,6ºC, 23,7ºC (TA 23ºC).
Chegamos a Coimbra, após 191km e tentamos ir ao PCN no Forum de Coimbra, mas o posto aparentemente fica avariado quando lhe bate o sol, e fomos ao PCR.
Segundo o Leaf, a média foi de 11,8kWh/100km, média de 59km/h e o Leaf Spy indicava, 178GIDs, AHr 105,13, SOH 91,07%, Hx 111,00%, SOC 38,3%, 31,6ºC, 32,5ºC, 33,4ºC (TA 28ºC).
Fomos almoçar e terminamos a carga: 19,5kWh em 36:19m até 90% (info do PCR) .
Isto dá uma média de carregamento de 32,2kW/h, nada mau :-) digo eu....
Segundo o Leaf Spy: 409GIDs, SOC 88,0%, 42,3ºC, 44,2ºC, 45,6ºC (TA 31,5ºC).
Pusemo-nos à estrada e lá fomos para o Colmeal.
Quando chegamos, após 386km, o Leaf indicava como média total do percurso de 12,7kWh/100km, média de 60km/h e o Leaf Spy indicava, 71GIDs, AHr 105,12, SOH 91,06%, Hx 110,79%, SOC 15,4%, 38,6ºC, 42,5ºC, 45,0ºC (TA 21,5ºC).
A temperatura da bateria baixou ligeiramente durante o trajeto...
Sim, chegamos na reserva ;-) e o Leaf ainda indicava 15km de autonomia ;-)

O Colmeal é um Tesla Destination Charger mas, devido à trovoada do dia anterior, os carregadores ficaram avariados ;-(
Nada que não se resolvesse com uma extensão e uma tomadita.
No dia seguinte, quando peguei no carro estava assim: 464GIDs, SOC 99,9%, 23,3ºC, 25,5ºC, 27,4ºC (TA 23,5ºC).
A temperatura da bateria baixou imenso. o que não é alheio à temperatura ambiente à noita também ser baixa, contudo, esteve também a carregar umas 10horas a 16A.

Andamos com o Leaf pelo zona do Vale do Coa, Barca d'alva... total em dois dias de 265km :-)

REGRESSO
Saimos pelas 09:45 a 100%, 459GIDs, AHr 105,08, SOH 91,03%, Hx 111,43%, SOC 98,8%, 21,9ºC, 23,0ºC, 23,7ºC.
Chegamos a Coimbra, após 190km e carregamos no PCR.
Segundo o Leaf, a média do trajeto foi de 10,6kWh/100km, média de 56km/h e o Leaf Spy indicava, 212GIDs, AHr 105,08, SOH 91,03%, Hx 111,44%, SOC 45,6%, 30,2ºC, 31,1ºC, 31,8ºC (TA 31ºC).
Carregou no PCR: 16,34kWh em 29:16m até 88% (info do PCR).
Isto dá uma média de carregamento de 33,5kW/h, nada mau :-) ....
Segundo o Leaf Spy: 402GIDs, SOC 86,5%, 38,8ºC, 40,5ºC, 41,6ºC (TA 34ºC).
Pusemo-nos à estrada e lá fomos para casa.
Quando chegamos, após 388,3km, o Leaf, a média total do percurso foi de 11,2kWh/100km, média de 55km/h e o Leaf Spy indicava, 106GIDs, AHr 105,08, SOH 91,03%, Hx 111,31%, SOC 23,0%, 35,1ºC, 37,9ºC, 39,8ºC (TA 22,5ºC).
A temperatura da bateria voltou a baixar ligeiramente durante o trajeto...

Do trajeto total, ida, voltinhas e regresso, o Leaf indica 1040km (indica 999,9 :-) média de 11,6kWh/100km, média de 47km/h.

Em jeito de resumo:
- a média que obtive neste passeio foi um dos mais baixos que obtive com o Leaf. Mesmo quando fui a Monte Gordo a média foi superior.
- nas duas cargas rápidas que fiz, não sofri do rapide gate (levou supostamente o update) e o seu funcionamente foi o esperado, ou superior (média de 33kW/h para repor desde os ~40 aos 90%, ou seja, uma espera de cerca de meia hora para voltar a ter cerca de 90% da bateria, quase que nem dá tempo para almoçar
- após a CR, ainda fiz em ambos, cerca de 200km, e a temperatura da bateria baixou.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por filipeoliv » 03 set 2019, 08:30

Bom relato ;)
As temperaturas é que são muito altas... mas sem termos arrefecimento não há volta a dar.
Isso quer é km. ;)

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por ruramos » 03 set 2019, 08:34

Sim Sr. Bom relato..
Sem medo das temperaturas.. se a Nissan assim fez o carro é para o usarmos a 100%.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”