DB Black Power - mafgod

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mafgod
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Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 31 dez 2019, 11:24

Yeap, sempre pela nacional. Único troço pago foi pela Vasco da Gama no regresso.
Também poderia ter vindo por Vila Franca de Xira, a distância seria praticamente igual mas, teria de apanhar um troço de rally de que a família não é muito fã :)

Velocidades sempre que possível a respeitar a máxima legal, ultrapassando-a por vezes nalguns troços :)
Para quem conhece, a N4 até Elvas é sempre a rolar, muitas retas compridas e poucas localidades... Não havendo grandes variações na toponímia, é fácil manter uma velocidade constante sem a necessidade de grandes aceleradelas.

cfvp
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Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por cfvp » 31 dez 2019, 18:14

Ok. ;)
Eu ontem ainda estive a ver um pouco no google maps e também fiquei com essa impressão da estrada. Costumas usar o ProPilot aí? Se sim, que tal? Ou se não, porque não? :)
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Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 31 dez 2019, 18:33

Usei umas poucas vezes no início, assim como o e-pedal.
Mas, prefiro ter o controlo do carro á moda antiga lol
E também, não sei se é do meu carro, 2.zero, ou dos trajetos, mas o pro pilot do meu quando experimentava parecia que andava aos ziguezagues, ora até á berma, ora até ao meio da estradas...
E mesmo que funcionasse bem, creio que gasta mais do que o controlo no pé, como mantém a velocidade, não antecipa descidas nem subidas....

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Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por cfvp » 31 dez 2019, 21:05

Eu entendo. Em estradas nacionais não me dá muita vontade de usar o ProPilot, porque não é muito fiável e tenho que pausar muitas vezes por causa de semáforos, rotundas e assim. Porém em autoestrada gosto bastante de usá-lo. Até agora não notei esse efeito ping pong que falas nas autoestradas, mas nas nacionais e outras já me aconteceu, especialmente em curvas.
Quanto aos gastos dá para controlar um bocado com o ProPilot, já que temos sempre controlo da velocidade, podemos fazer um bocado o que faríamos com os pedais. No entanto usar os botões do volante em vez dos pedais é mais maçador.
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Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por kony76 » 31 dez 2019, 23:11

Eu gosto muito de usar o propilot. É o “gadget” que mais uso. Mesmo em nacional. Nao uso sempre é a direção automático. Nas nacionais uso apenas o cc adaptativo, que dá imenso jeito, traz segurança e torna a condição menos cansativa.

O epedal nunca utilizo.

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Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por cfvp » 01 jan 2020, 00:21

Curiosamente não gosto de usar o ProPilot sem o controlo de direcção. Não sei, parece-me estranho semi-conduzir o carro :lol:. No entanto reduz o cansaço da condução, pelo menos das pernas, sem dúvida, se calhar tenho que experimentar mais vezes. :)

O e-pedal também é raro usar, prefiro o modo B. Contudo no pára-arranca até dá jeito, mas também há quem diga que nesses casos o ProPilot seja mais adequado. Nesses casos o meu único problema com o ProPilot é ele ficar ainda longe do carro da frente, mesmo só com 1 traço de distância. Também vos acontece o mesmo?
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Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por kony76 » 01 jan 2020, 01:54

Sim, fica a alguma distância. Mas nada que me
Incomode. Também do para arranca prefiro o propilot.

Reduz o cansaço nas pernas mas não só. À cabeça também. Hehe.

Já agora um bom 2020 para todos.

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Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por cfvp » 01 jan 2020, 02:18

Ok, mas quando vais com o CC ligado nas nacionais não sentes necessidade muitas vezes de abrandar o carro em certas curvas?
Por exemplo numa estrada com muitas curvas não estou a ver o CC dar muito jeito, pois temos que abrandar em muitas delas e com o CC ligado é mais complicado reduzir a velocidade.

Feliz ano novo também.
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Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por kony76 » 01 jan 2020, 12:45

Pois. Não dá para ir em todos os percursos com o cc ligado.

Eu, onde utilizo mais é quando vou e venho para o trabalho numa estrada com trânsito intenso. Sem ser para-arranca mas bastante intenso o que não dá para ir muito depressa. Raramente chego aos 70kmh, pelo que não tenho esse problema. Também a própria estada não é muito sinuosa não maioria do trajecto.

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Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 10 jan 2020, 10:14

Vamos lá a contas da última viagem.

Usei o cartão eVaz e... gostei :-) :
1º - Foram rápidos a fazer as contas e enviar a fatura, viagem a 28 dezembro, email com fatura a 9 de janeiro, menos de duas semanas (anteriormente tinha usado cartão EDP, e a fatura demorou apenas uns 2 meses!!!
2º - Como a viagem foi num domingo, horário de vazio ;-)
3º - Excelente preço da energia em horário de vazio

Vamos a contas...
Do meu registo, carreguei 17,95 + 22,15 = 40,1 kWh
Na fatura, exactamente 40,101 kWh

A respeito de tempos, irrelevante para este PCR, tenho nos meus registos:
34m22s - eVaz diz 34.6 ~= 34m36s (+14s)
31m57s - eVaz diz 32.2 ~= 32m12s (+15s)

A respeito de valores, sendo horário de vazio, paguei 0,0981€/kWh (pouco mais do que em casa) ficando assim:
OPC (EDP) = 4,02€
Energia: 40,101 x 0,0981 = 3,93€
Taxas, tarifas, impostos = 1,68€
IEC = 0,04€
-------------
Total = 9,67€ (11,89€ c/IVA)


O que faz:
0,296€/kWh (ou 0,241€/kWh + IVA)

Sobre a viagem propriamente dita, 484,7km e gastei 11,89€, mesmo repondo 30kWh na bateria para voltar a estar cheia (cheguei a casa com 142GIDs ~= 11,4kWh ...) que foi a situação inicial, gastaria, uns 3€ já com IVA.... fazendo um total a rondar os 15€.
Ou seja, 15€ para 484km, dá uma média de 3,10€/100km (c/ IVA) :clap: ~2L de gasóleo/100km :mrgreen:

Resumindo:
=> em vazio, nos postos onde OPC é zero, compensa carregar fora de casa (preço praticamente igual, ou inferior a casa, e potência máxima sem termos de aumentar potências ou investir em boxes...)
=> neste PCR, o carregamento com eVaz em vazio ficou a 0,241€/kWh + IVA, excelente preço!
=> neste mesmo posto, no verão, com o cartão EDP e 20% desconto, ficou a 0,26€/kWh + IVA (mas também não era horário vazio)
=> no PCR de Aveiro, no verão, com o cartão EDP e 20% desconto, ficou a 0,324€/kWh + IVA (mas também não era horário vazio)

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