DB Black Power - mafgod
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1262
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: DB Black Power - mafgod
Fui de férias com a família à Serra da Estrela no nosso VE.
Foram três dias com muitos kms percorridos (quase 800km!) e conseguimos evitar portagens reais e virtuais!
Ficamos na "Tapada da Quinta do Pontão" e onde podemos pernoitar e deixar o carro a carregar. Recomendo vivamente!
Adicionei ao eletromaps mas ainda está à espera de aprovação.
EDIT:
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -do-pontao
IDA - CASA/Paços da Serra - 301,5Kms - 26Dez
Visto que não iriamos por AE, o tempo de condução seria maior, logo, teríamos de almoçar algures.
Optamos por almoçar no Leiria Shopping onde, no eletromaps dizia que as tomadas estavam OFF.
Arriscamos, logo na entrada do parque subterrâneo um lugar livre e junto a um pilar com tomadas, estacionei logo.
Esperimentei nas trifásicas e nada, tentei na CEE e fez-se luz
Só depois percebemos a nossa sorte, lugar vago e tomada disponível... o shopping estava apinhado!
Dia a seguir ao Natal e os shoppings todos apinhados para as trocas e compras!
É mesmo de evitar!
Ficamos 1h30m.... carreguei algo como uns 5kWh.
Como passavamos por Coimbra e tinhamos que ir trocar uma prenda de Natal (no Forum Leiria não foi possível trocar), e no Forum de Coimbra há um posto de carga, fomos lá.
Erro tremendo... se o estacionamento de Leiria estava cheio este estava caótico, carros por toda a parte, encontramos o posto com alguma facilidade mas... ocupado.
Tempo apenas o estritamente necessário para a troca, que felizmente foi bem sucedida.
Rumo a Paços da Serra...
Faltavam uns 40km... e autonomia também na casa dos 40/50kms... noite..... frio.... nada de AC .... a família a ver que ficavamos apeados.... resolvemos ir a Tábua para um cheirinho no PCN e ir a um supermercado para comprar algo para o jantar.
Posto livre e funcional... ficamos un 40min.... carreguei algo como uns 4kWh.
Com uns 20kms de autonomia a mais do que a necessária (40km)... lá fomos com uma velocidade média mais alta e com o AC ligado... cheguei ao destino com os -- (apareceram cerca de 1km antes) !!
Resumindo, foram 301,5kms, saí cheio (~40kWh), carreguei uns 9kWh, gastei 49kWh o que dá algo como 16,25kWh/100km !!!
Mas, o Leaf indicava apenas uma média de 13,7kWh/100km (-15%!?)
A foto é do dia seguinte, depois de estar uma 11h a carregar a 16A
Serra da Estrela - 182,5Kms - 27Dez
Ir a Seia, subida à Torre, Manteigas, Guarda e de volta a Paços da Serra.
Almoçamos tardiamente no Shopping La Vie da Guarda, mas o posto junto ao dito está inoperacional, lê cartão mas todas as duas tomadas dá indisponível.
Apenas um lugar disponível e creio que nenhuma sinalização.
Almoçamos apenas e em vez de ir ao supermercado do shopping, aproveitamos para ir buscar umas coisas ao Pingo Doce com um PCN junto e funcional
Demoramos un 40mins, e carreguei algo como 2,4kWh.
Chegamos a Paços da Serra com 20% (~8kWh), assim terei gasto 40 + 2,4 - 8 = 34,4kWh
EDIT: Lembro-me que o carregador indicou consumo de 29,3kWh, assim gastei 29,3 + 2,4 = 31,7kWh.
Resumindo, 182,5kms e gastei 34,4kWh, dá 18,8kWh/100km (nada mau com a subida à Torre pelo meio).
Edit: Com os dados mais corretos, 17,37kWh/100km
A foto à chegada, indica média de 14,5kWh (-22%!?)
VOLTA - Paços da Serra/CASA - 108,6 + 187,3 = 295,9km - 28Dez
No regresso, percurso semelhante, optamos por ir almoçar ao Forum Coimbra e.... desta vez o posto estava livre (e muito menos confusão).
Já que estava a carregar optamos por fazer umas compritas... e ao fim de 2h30m, carro a 99% e lá fomos nós em direção a casa.
No troço Paços da Serra/Coimbra (108,6km), parti a 100% e cheguei com 64%, média indicada de 10,7kWh/100km (muitas descidas...).
Carreguei uns 16kWh, dando uma média de 14,73kWh/100km (+37% !?)
Cheguei a casa após 187,3km com ainda 24%, média indicada de 13,0kWh/100km.
A média indicada pelo carro é muito abaixo da real... é certo que nem tudo o que se carrega vai para a bateria mas... há aqui algo que me escapa!
E pronto, foram uns 780kms, sem portagens e a custo de combustível/energia de algo na casa dos 3€! (+/-30kWh para repor a energia em casa).
Foram três dias com muitos kms percorridos (quase 800km!) e conseguimos evitar portagens reais e virtuais!
Ficamos na "Tapada da Quinta do Pontão" e onde podemos pernoitar e deixar o carro a carregar. Recomendo vivamente!
Adicionei ao eletromaps mas ainda está à espera de aprovação.
EDIT:
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -do-pontao
IDA - CASA/Paços da Serra - 301,5Kms - 26Dez
Visto que não iriamos por AE, o tempo de condução seria maior, logo, teríamos de almoçar algures.
Optamos por almoçar no Leiria Shopping onde, no eletromaps dizia que as tomadas estavam OFF.
Arriscamos, logo na entrada do parque subterrâneo um lugar livre e junto a um pilar com tomadas, estacionei logo.
Esperimentei nas trifásicas e nada, tentei na CEE e fez-se luz
Só depois percebemos a nossa sorte, lugar vago e tomada disponível... o shopping estava apinhado!
Dia a seguir ao Natal e os shoppings todos apinhados para as trocas e compras!
É mesmo de evitar!
Ficamos 1h30m.... carreguei algo como uns 5kWh.
Como passavamos por Coimbra e tinhamos que ir trocar uma prenda de Natal (no Forum Leiria não foi possível trocar), e no Forum de Coimbra há um posto de carga, fomos lá.
Erro tremendo... se o estacionamento de Leiria estava cheio este estava caótico, carros por toda a parte, encontramos o posto com alguma facilidade mas... ocupado.
Tempo apenas o estritamente necessário para a troca, que felizmente foi bem sucedida.
Rumo a Paços da Serra...
Faltavam uns 40km... e autonomia também na casa dos 40/50kms... noite..... frio.... nada de AC .... a família a ver que ficavamos apeados.... resolvemos ir a Tábua para um cheirinho no PCN e ir a um supermercado para comprar algo para o jantar.
Posto livre e funcional... ficamos un 40min.... carreguei algo como uns 4kWh.
Com uns 20kms de autonomia a mais do que a necessária (40km)... lá fomos com uma velocidade média mais alta e com o AC ligado... cheguei ao destino com os -- (apareceram cerca de 1km antes) !!
Resumindo, foram 301,5kms, saí cheio (~40kWh), carreguei uns 9kWh, gastei 49kWh o que dá algo como 16,25kWh/100km !!!
Mas, o Leaf indicava apenas uma média de 13,7kWh/100km (-15%!?)
A foto é do dia seguinte, depois de estar uma 11h a carregar a 16A
Serra da Estrela - 182,5Kms - 27Dez
Ir a Seia, subida à Torre, Manteigas, Guarda e de volta a Paços da Serra.
Almoçamos tardiamente no Shopping La Vie da Guarda, mas o posto junto ao dito está inoperacional, lê cartão mas todas as duas tomadas dá indisponível.
Apenas um lugar disponível e creio que nenhuma sinalização.
Almoçamos apenas e em vez de ir ao supermercado do shopping, aproveitamos para ir buscar umas coisas ao Pingo Doce com um PCN junto e funcional
Demoramos un 40mins, e carreguei algo como 2,4kWh.
Chegamos a Paços da Serra com 20% (~8kWh), assim terei gasto 40 + 2,4 - 8 = 34,4kWh
EDIT: Lembro-me que o carregador indicou consumo de 29,3kWh, assim gastei 29,3 + 2,4 = 31,7kWh.
Resumindo, 182,5kms e gastei 34,4kWh, dá 18,8kWh/100km (nada mau com a subida à Torre pelo meio).
Edit: Com os dados mais corretos, 17,37kWh/100km
A foto à chegada, indica média de 14,5kWh (-22%!?)
VOLTA - Paços da Serra/CASA - 108,6 + 187,3 = 295,9km - 28Dez
No regresso, percurso semelhante, optamos por ir almoçar ao Forum Coimbra e.... desta vez o posto estava livre (e muito menos confusão).
Já que estava a carregar optamos por fazer umas compritas... e ao fim de 2h30m, carro a 99% e lá fomos nós em direção a casa.
No troço Paços da Serra/Coimbra (108,6km), parti a 100% e cheguei com 64%, média indicada de 10,7kWh/100km (muitas descidas...).
Carreguei uns 16kWh, dando uma média de 14,73kWh/100km (+37% !?)
Cheguei a casa após 187,3km com ainda 24%, média indicada de 13,0kWh/100km.
A média indicada pelo carro é muito abaixo da real... é certo que nem tudo o que se carrega vai para a bateria mas... há aqui algo que me escapa!
E pronto, foram uns 780kms, sem portagens e a custo de combustível/energia de algo na casa dos 3€! (+/-30kWh para repor a energia em casa).
Última edição por mafgod em 30 dez 2018, 11:51, editado 1 vez no total.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1262
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: DB Black Power - mafgod
A adição de fotos ficou um pouco marada...
Foto dia seguinte após carregar o carro: Chegada a Paços da Serra após ida à Torre: Chegada a Coimbra depois de sair de Paços da Serra: Chegada a casa:
Foto dia seguinte após carregar o carro: Chegada a Paços da Serra após ida à Torre: Chegada a Coimbra depois de sair de Paços da Serra: Chegada a casa:
Re: DB Black Power - mafgod
Excelente relato,
Só não percebi porque arriscaste em Coimbra na viagem de ida? Tinhas um PCR que podias utilizar e ias mais descansado.
Só não percebi porque arriscaste em Coimbra na viagem de ida? Tinhas um PCR que podias utilizar e ias mais descansado.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1262
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: DB Black Power - mafgod
Na ida só fui ao forum Coimbra porque precisava de trocar uma prenda:)
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DB Black Power - mafgod
Muito bom, parabéns pela viagem e pelo relato!
Sobre o consumo, é normal a discrepância entre o CB e a tomada. O CB mede a energia retirada da bateria, não a que entra da tomada. A eficiência do carregador interno, da própria bateria, consumos da bateria fora da condução (aquecimento da habitáculo com o carro desligado) são fatores que tornam os valores diferentes.
Sobre o consumo, é normal a discrepância entre o CB e a tomada. O CB mede a energia retirada da bateria, não a que entra da tomada. A eficiência do carregador interno, da própria bateria, consumos da bateria fora da condução (aquecimento da habitáculo com o carro desligado) são fatores que tornam os valores diferentes.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 564
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: DB Black Power - mafgod
Mafgod, estás a incluir nas tuas contas que a bateria do leaf de 40 leva 40kW, mas úteis deve levar uns 38kW com o SOH a 100%, não mais.
Bom relato.. e mais uma bela viagem.. Ao menos apanhaste neve na serra?
Bom relato.. e mais uma bela viagem.. Ao menos apanhaste neve na serra?
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: DB Black Power - mafgod
Windy.com tem uma camada "profundidade da neve". Na europa ocidental ainda só Pirenéus, Serra Nevada, Alpes, Itália e Escandinávia.
Estive a olhar para ela porque ainda pensei fazer a viagem para norte desviando por Madrid...
Estive a olhar para ela porque ainda pensei fazer a viagem para norte desviando por Madrid...
Re: DB Black Power - mafgod
Excelente viagem Mafgod!
Que gozo me dá ler sobre estas viagens. Adoro!
Boa continuação
Que gozo me dá ler sobre estas viagens. Adoro!
Boa continuação
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1262
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: DB Black Power - mafgod
Subi à torre no dia 27... dia com chuvinha molha parvos... ainda apanhei um pouco de neve... bem... mais gelo que neve
-
- Mensagens: 413
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: DB Black Power - mafgod
Qual o consumo a subir a serra ? E qual a regeneração a descer ?
Eu fiz do outro lado da serra do PCR do Fundão até à torre 40% da bateria (a boa notícia é que depois desci para Manteigas e ganhei 10%)
Eu fiz do outro lado da serra do PCR do Fundão até à torre 40% da bateria (a boa notícia é que depois desci para Manteigas e ganhei 10%)