DB garzak - Nissan Leaf 2.Zero (Spring Cloud - 40kWh)

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB garzak - Nissan Leaf 2.Zero (Spring Cloud - 40kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 23 mai 2018, 01:35

De qualquer forma, o carregamento deve ter sido em Coimbra que é de longe o posto mais capado do país, logo os 35kW são infelizmente expectáveis...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
garzak
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 06 nov 2017, 14:49
Data de fabrico: 08 mai 2018
Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Localização: Coimbra, Portugal

Re: DB garzak - Nissan Leaf 2.Zero (Spring Cloud - 40kWh)

Mensagem por garzak » 23 mai 2018, 11:06

Também pode ter a ver com o #rapidgate
O Leaf 2.0 faz uma gestão da potência de carga tendo em conta o "SOC" e a "temperatura da bateria" no momento em que se coloca em carga.
Limita a potência de carga à medida que a temperatura sobe...

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB garzak - Nissan Leaf 2.Zero (Spring Cloud - 40kWh)

Mensagem por ruramos » 23 mai 2018, 16:27

Vai-nos informando do SOH, e colocando umas imagens dessa parte do leafspy..
Já agora quanto vem de SOH de fábrica?

Avatar do Utilizador
garzak
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 06 nov 2017, 14:49
Data de fabrico: 08 mai 2018
Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Localização: Coimbra, Portugal

Re: DB garzak - Nissan Leaf 2.Zero (Spring Cloud - 40kWh)

Mensagem por garzak » 23 mai 2018, 18:36

nightshade Escreveu:Vai-nos informando do SOH, e colocando umas imagens dessa parte do leafspy..
Já agora quanto vem de SOH de fábrica?
Foram estes os valores que apanhei (provavelmente uns 6 dias depois de ter o carro... só me chegou o OBD nessa altura):
AHr = 114,94
SOH = 99,57%
Hx = 100,34%

Aqui vai o primeiro print que fiz:
Imagem
Última edição por garzak em 12 jul 2018, 12:25, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
garzak
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 06 nov 2017, 14:49
Data de fabrico: 08 mai 2018
Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Localização: Coimbra, Portugal

Re: DB garzak - Nissan Leaf 2.Zero (Spring Cloud - 40kWh)

Mensagem por garzak » 12 jul 2018, 11:13

Já faz um tempo que não vinha aqui colocar alguma coisa.
Desde o inicio que tenho o Leaf 2.Zero que comecei a registar os SOH, AHr, etc, com o intuito de ir verificando a evolução do estado de saúde da bateria.
Não tenho "rolado" muito, mas já lá vão uns 4300kms e agora o "fumarento" só faz trajetos curtos! :)
O carro tem, até à altura 6QC e 59NC.

Bom, aqui vão os gráficos:
(SOH, AHr e Hx) VS kms
Imagem

SOH VS kms
Imagem
Para já, o SOH segue uma curva de tendência de "SOH = -0,03*X^2 + 0,1787*X + 99,232", em que X são os kms.
Estes últimos kms levou um "porradão"!!!

SOH VS tempo
Imagem
Aqui, é uma tentativa de verificar o que influência mais... se o tempo, se os kms feitos, mas só com mais tempo e kms se poderá perceber alguma coisa.

Avatar do Utilizador
garzak
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 06 nov 2017, 14:49
Data de fabrico: 08 mai 2018
Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Localização: Coimbra, Portugal

Re: DB garzak - Nissan Leaf 2.Zero (Spring Cloud - 40kWh)

Mensagem por garzak » 12 jul 2018, 11:21

Atenção que nos gráfico com o "eixo horizontal" a mostrar os kms totais do carro, é preciso perceber que não está linear. Ou seja, tem apenas os pontos onde eu retirei valores do SOH (por exemplo), e não a evolução km a km...assim o declive das rectas pode levar ao engano.

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB garzak - Nissan Leaf 2.Zero (Spring Cloud - 40kWh)

Mensagem por ruramos » 12 jul 2018, 11:28

Muito boa informação.. Será interessante ver estes gráficos com o passar do tempo ;)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB garzak - Nissan Leaf 2.Zero (Spring Cloud - 40kWh)

Mensagem por pemifer » 12 jul 2018, 11:47

Assim de repente, comparando com o meu, não sei se tem comparação possível, diria que a tua bateria está a precisar de ginástica...
O meu, graças à recente viagem ao Algarve e a Leiria, subiu mais de 1%.

Avatar do Utilizador
garzak
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 06 nov 2017, 14:49
Data de fabrico: 08 mai 2018
Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Localização: Coimbra, Portugal

Re: DB garzak - Nissan Leaf 2.Zero (Spring Cloud - 40kWh)

Mensagem por garzak » 12 jul 2018, 11:49

Agora o mesmo gráfico "SOH VS kms", mas com o eixo dos kms normalizado como deve ser.
Assim já se vê melhor a tendência linear (SOH= -0,0002 + 99,586).
Aqui o 99,586% deverá ser o SOH inicial do carro.

Imagem

Avatar do Utilizador
garzak
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 06 nov 2017, 14:49
Data de fabrico: 08 mai 2018
Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Localização: Coimbra, Portugal

Re: DB garzak - Nissan Leaf 2.Zero (Spring Cloud - 40kWh)

Mensagem por garzak » 12 jul 2018, 11:51

pemifer Escreveu:
12 jul 2018, 11:47
Assim de repente, comparando com o meu, não sei se tem comparação possível, diria que a tua bateria está a precisar de ginástica...
O meu, graças à recente viagem ao Algarve e a Leiria, subiu mais de 1%.
Também acho. Tenho sido muito conservador e carrego sempre quando chega aos 20%... até aos 80%.
Tenho de lhe dar "porrada" e sair deste registo para verificar como fica.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”