DB Flecha Prateada
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Re: DB Flecha Prateada
Hoje, o mesmo percurso, a mesma media de velocidade, o mesmo clima e um consumo inferior. Não sei porquê.
Mesmo assim ainda é bastante. Dos 40% passa a 53% de bateria gasto
O aquecimento gasta cerca de 1kw/100 mais, creio eu. Mas no verão também ando com o AC
Mesmo assim ainda é bastante. Dos 40% passa a 53% de bateria gasto
O aquecimento gasta cerca de 1kw/100 mais, creio eu. Mas no verão também ando com o AC
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Re: DB Flecha Prateada
Num VE gasta-se mais energia a aquecer do que a arrefecer
Re: DB Flecha Prateada
Não é ao contrário?
Pelo menos segundo o que está aqui, no Zoe, por 1kW obtém-se 3kW de aquecimento em vez de 2kW de arrefecimento. No entanto isto é no Zoe e eu não percebo muito do assunto.
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Re: DB Flecha Prateada
Também julgo que gasta mais a aquecer do que a arrefecer.
Hoje testei vir sem o aquecimento ligado. A diferença foi de 1Kwh/100. Desta forma já se aproxima aos consumos do verão. Talvez o ano passado andasse sem o aquecimento, daí a diferença. A verdade é que com o carro pré-aquecido e depois com o aquecimento de volante e banco a temperatura interior mantém-se. O problema mesmo é o embaciamento dos vidros. Seja como for, foi só para teste. Vai andar com o aquecimento ligado. hehe
Estranho foi o consumo de 2ª feira que foi um absurdo. Vi a % a descer À força toda.
Re: DB Flecha Prateada
Nesse dia estavam 2ºC no Porto, de manhã. Foi também a primeira vez que vi o sinal de gelo azul (o asterísco ao lado da temperatura) no meu carro. Continuo a achar que a perda de autonomia que notaste não tem nada a ver com o reaperto/substituição na transmissão que falaste inicialmente mas sim com a baixa temperatura.
Para já não me preocupava com isso.
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Re: DB Flecha Prateada
Tanto quanto sei, a bomba de calor gasta, em teoria, o mesmo a aquecer do que a arrefecer. O que conta é o diferencial de temperatura entre a temperatura interior e exterior.
O motivo pelo qual se gasta mais a aquecer é que o Leaf tem bomba de calor E resistência PTC. A bomba de calor é muito mais eficiente mas demora algum tempo a conseguir produzir calor. O Leaf aquece quase instantaneamente mas esse calor inicial é da resistência
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: DB Flecha Prateada
Eu como ando um pouco escaldado com a Nissan, já se relaciona tudo. hehe.noway Escreveu: ↑08 jan 2020, 11:17Nesse dia estavam 2ºC no Porto, de manhã. Foi também a primeira vez que vi o sinal de gelo azul (o asterísco ao lado da temperatura) no meu carro. Continuo a achar que a perda de autonomia que notaste não tem nada a ver com o reaperto/substituição na transmissão que falaste inicialmente mas sim com a baixa temperatura.
Para já não me preocupava com isso.
Mas sim, não terá nada a ver. Deve ter sido do frio e do aquecimento.
Mas mesmo assim, o consumo de 2ª feira não deixa de ser estranho. Tenho tido a mesma temperatura de manhã, entre os 2 e os 4 graus nos 3 dias.
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Re: DB Flecha Prateada
Pois, também já tinha reparado que a diferença de temperatura entre exterio e interior faz diferença no consumo. Quanto maior for, mais forte tem de ser a climatização.BrunoAlves Escreveu: ↑08 jan 2020, 11:21
Tanto quanto sei, a bomba de calor gasta, em teoria, o mesmo a aquecer do que a arrefecer. O que conta é o diferencial de temperatura entre a temperatura interior e exterior.
O motivo pelo qual se gasta mais a aquecer é que o Leaf tem bomba de calor E resistência PTC. A bomba de calor é muito mais eficiente mas demora algum tempo a conseguir produzir calor. O Leaf aquece quase instantaneamente mas esse calor inicial é da resistência
NEsta altura do ano, a diferença é bastante acentuada, portanto o consumo mais forte. No verão dificilmente há esta diferença de temperatura aqui no norte, a não ser quando se pega no carro que tenha estado ao sol. Talvez daí venha a sensação que o consumo do AC seja menor do que o aquecimento?
Re: DB Flecha Prateada
Sim é possível.kony76 Escreveu: ↑08 jan 2020, 11:49NEsta altura do ano, a diferença é bastante acentuada, portanto o consumo mais forte. No verão dificilmente há esta diferença de temperatura aqui no norte, a não ser quando se pega no carro que tenha estado ao sol. Talvez daí venha a sensação que o consumo do AC seja menor do que o aquecimento?
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Re: DB Flecha Prateada
Geralmente gasta mais a aquecer que a arrefecer, especialmente se o aquecimento for por efeito de Joule (resistência). Mesmo com bomba de calor reversível, como no meu Leaf 40, parece gastar mais a aquecer.
Uma questão importante é que a energia gasta a aquecer/arrefecer é tanto maior quanto MENOR for a velocidade média, pois a energia gasta para aquecer/arrefecer apenas depende do tempo e não da distância percorrida. Em AE esse efeito é pouco significativo, mas com médias de 40km/h já se torna muito relevante.
Por exemplo, para percorrer 120km, a 120km/h demora uma hora. Se formos a 40km/h iremos gastar o triplo do tempo, 3h, pelo que a energia gasta em aquecimento/arrefecimento para percorrer os mesmos 120km será o triplo.
Uma questão importante é que a energia gasta a aquecer/arrefecer é tanto maior quanto MENOR for a velocidade média, pois a energia gasta para aquecer/arrefecer apenas depende do tempo e não da distância percorrida. Em AE esse efeito é pouco significativo, mas com médias de 40km/h já se torna muito relevante.
Por exemplo, para percorrer 120km, a 120km/h demora uma hora. Se formos a 40km/h iremos gastar o triplo do tempo, 3h, pelo que a energia gasta em aquecimento/arrefecimento para percorrer os mesmos 120km será o triplo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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