DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle » 18 jan 2019, 22:54

Sim, esse seria o número que nos interessa mais, porque é esse que nos diz que se eu consumo x kWh/100km e tenho y kWh na bateria então consigo fazer z km.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 18 jan 2019, 23:23

Sendo assim até bate mais ou menos certo com o que a média que aparece no CB. Pelo menos naquela viagem.

Isto é das melhores médias consigo fazer com o CC a 110 na AE, porque o desnível é bastante favorável. O percurso inverso é 18,8kw/100. Hehe.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle » 18 jan 2019, 23:50

Hum. Talvez seja melhor fazer aqueles troços grandes de AE a 110km/h até conhecer bem o carro. E há sempre imprevistos com o vento.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 19 jan 2019, 16:00

Na primeira vez de cada viagem longa sim.
Até antua estou à vontade. Sao cerca de 80 kms. Depois de antua a Santarém são quase 180. A primeira vez que o fizer convém ir com precaução.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle » 19 jan 2019, 22:49

De Antuã até Santarém também não há perigo. Há muitos carregadores. E mesmo de Santarém a Grândola, ainda há Alcácer. Mas sim, carregamentos a mais tornariam a viagem cansativa.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 18 fev 2019, 19:48

Numerozinho redondo hoje quando parei na garagem...

Imagem

Como continuo praticamente sem carregamentos em PCR, fui ao leafspy ver se já tenho o update do rapidgate, ou não, segundo este vídeo publicado pelo Migle.
migle Escreveu:
07 fev 2019, 22:45
Eis outro ainda mais interessante: usando o LeafSpy, como ver qual a versão de firmware do BMS.

https://youtu.be/H-Eq93RniJ8

Se bem entendo, 5SH2A é a versão com rapidgate e 5SH2C a nova.
Se assim, for o meu carro matriculado em 09/18 já vem com o update:

Imagem

é a última linha.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 20 fev 2019, 19:06

Garagem pronta para carregar até 30A

Imagem

Na verdade, não poderei carregar 30A, porque é a potência que tenho contratada.

mas creio que 20A por norma não deverá haver problema e, em alguma emergência, carregar a 25A, não ligando nada de pesado em casa.

Uma pergunta que já colcoquei noutro tópico e obtive uma respostga de cada. hehe:)

Podendo eu carregar diariamente a 20A, devo faze-lo? Ou se carregar a 10A por ex, for suficiente, devo utilizar os 10A e utilizar apenas cargas mais rápidas apenas quando necessário?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Fil » 20 fev 2019, 19:14

Antes de mais, parabéns pelos 10 mil klms ;)

A instalação parece porreira e ideal. Eu carregaria sempre a 16A, porque a 10A a eficiência é menor. A partir de 16A para cima é ao gosto do freguês e necessidade. Não vejo razão para estar a carregar a 6.6kW se não há necessidade disso, no entanto isso não faz mal nenhum ao carro. Também se pode arranjar um critério diferente, que é carregar mais rápido quando se tem menos energia para se salvaguardar caso haja algum imprevisto. De 16A para cima é ao gosto de cada um, aproveitando o horário mais barato.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 20 fev 2019, 22:37

Na verdade os 16A chega para quase todos os dias. E tem a vantagem de ser fácil fazer as contas do tempo de carregamento, se considerar que, de forma arredondada, carrega 10%/hora.

As potências maiores podem ficar para emergências.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle » 20 fev 2019, 23:06

kony76, parabéns pelo carro sem rapidgate e parabéns pelo posto de carregamento em casa.

Quanto à eficiência, é complicado, é preciso medir. Não podemos contar apenas com a eficiência do carregador interno do carro, que será maior a correntes mais altas. Com uma corrente mais alta, vão aumentar as perdas no fio desde o contador da EDP até ao EVSE. Se o fio for muito comprido ou não suficientemente grosso, pode retirar todo o benefício da maior eficiência do EVSE.

O meu caso é patológico, porque só tenho 4mm2, mas eu verifiquei que para mim o máximo de eficiência se situa nos 16-18A. No teu caso, isso está com tão bom aspecto que talvez compense os 30A....

Dá para carregar a 25A, claro, e até bem mais, desde que as máquinas, aquecimentos, etc, estejam desligados.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”