DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 06 jan 2020, 11:07

o carro fica sempre na garagem. Não houve nenhuma alteração na utilização.

Quanto ao update, que eu tenha conhecimento, não foi feito nenhum.

O meu caso dos estalos é idêntico ao teu. Sai de lá sem fazer nenhum barulho e passados uns dias, os estalos voltam.

As médias é que não podem ser essas. Nem é pelos gastos. É pela autonomia que baixa imenso.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por noway » 06 jan 2020, 21:45

kony76 Escreveu:
06 jan 2020, 10:46
Agora qeu voltei ao percurso habitual do dia-a-dia no caminho para o trabalho, tive a confirmação qeu algo se passa. Um percurso em nacional de cerca de 50km, em que o normal era gastar 19% da bateria e uns 15,5Kwh (o percurso tem alguma subida), hoje gastou 27% e 18,8Kwh. Um exagero.
Tempo bom, sem vento. Frio é certo, mas boas condições gerais.
Engraçado... são essas as minhas médias: à volta de 17~18kWh/100km no inverno e 13~14kWh/100km no verão. E nunca tive esse problema na transmissão. Acho que não tem nada a ver com o reaperto/reparação.

Os dias muito frios são tão maus para a autonomia como os dias com chuva (dias destes são um pouco mais quentes, mas temos o efeito água a contrariar). Até o alcance do TM3 fica bastante afectado com o frio. Tem a ver com a densidade do ar que faz mais oposição à marcha, para além da bateria não funcionar à temperatura ideal. Ainda hoje tentei conduzir "à velhote" e consegui uns formidáveis 16.5kWh/100km... mas estava um frio do caraças no Porto. Não percebo como conseguem médias de 15kWh no inverno com jante 17". Além disso ando sempre com o aquecimento ligado, os bancos e o volante aquecidos, etc o que não ajuda à média.

Espera por dias mais quentes e tenta fazer um percurso similar e compara com o que achas "habitual".
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por anolsi » 06 jan 2020, 22:37

Eu também tenho tido médias piores nesta altura entre os 16-17kWh (piores do que me lembro quando o comprei e também era inverno), mas assumi que fosse relacionado com o facto de realmente estar consideravelmente mais frio (ele tem atingido 1º a 2º de manhã como temperatura exterior), apesar de começar por volta dos 12º-13º na minha garagem. E de realçar que as médias são empurradas para baixo nos poucos kms dentro do Porto, em que por causa dos semáforos a minha velocidade diminui drasticamente.

Isso também fez com que o valor que me aparece no GOM andes bastante mais reduzido. Mas acredito que quando voltar o tempo mais quente, volte a conseguir os mesmos valores quer de consumo, quer no GOM... Poderia ser realmente indicador que algo está mal, mas acho que não...
noway Escreveu:
06 jan 2020, 21:45
mas estava um frio do caraças no Porto.
So true...

Eu não ando sempre com o aquecimento ligado no inverno, mas quando não ando provavelmente volta e meia estou a ligar o ar do vidro dianteiro para desembaciar, por isso acaba na mesma por prejudicar o consumo (e por vezes ainda é pior, porque as ventoinhas ligam ao máximo e desligam passado um bocado).

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 06 jan 2020, 22:53

Essas vossas médias são em EN?

A minha é em nacional com o aquecimento ligado. Aliás, eu ando sempre com o auto ligado.

Eu no inverno passado não fazia estás médias. Gastei 60% num percurso que gastava 40% no verão, e também algo parecido no inverno passado.

Estranho muito. Esta noite vai levar com carga a 100% e ver como se comporta amanhã.

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por anolsi » 06 jan 2020, 23:05

kony76 Escreveu:
06 jan 2020, 22:53
Essas vossas médias são em EN?
A minha é mista: AE cerca de 35kms e EN (antes e depois) cerca de 10km (depende um pouco dos dias). De manhã nunca ligo o ProPilot, mas circulo na AE entre os 100 e os 120. Ao final do dia é que ligo sempre o CC adaptativo do ProPilot a 120 (na AE é claro).

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle » 06 jan 2020, 23:38

Eu não tenho Leaf para comparar. Mas essa imagem do painel mostra 4 graus.
É bastante frio. Sim, já afecta as médias. Se habitualmente fazia 15,5 e agora faz 18, parece-me um aumento de consumo perfeitamente normal.
Sempre que vem o Inverno, custa. Mas em breve sentir-nos-emos aliviados com a Primavera.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 06 jan 2020, 23:55

anolsi Escreveu:
06 jan 2020, 23:05
kony76 Escreveu:
06 jan 2020, 22:53
Essas vossas médias são em EN?
A minha é mista: AE cerca de 35kms e EN (antes e depois) cerca de 10km (depende um pouco dos dias). De manhã nunca ligo o ProPilot, mas circulo na AE entre os 100 e os 120. Ao final do dia é que ligo sempre o CC adaptativo do ProPilot a 120 (na AE é claro).
Mas em AE é normal essa média a 110/km/h

O meu hoje fez no total 16,7 100% em nacional, em 110kms. Quanto o normal é fazer 13 ou menos.
Parece-me muita diferença só por causa do frio. No inverno passado fazia também os 13, no máximo 13,5 nesse percurso. Repito que é tudo em nacional. No final marcava média de 40kmh. Gastei 60%, quando o normal é entre 35-40%.

Em nacional sempre tive autonomia para 250kms e até mais. Com o que anda a gastar agora, da para uns 180kms em nacional o que é ridículo. Em AE a 110 nem para 100km deve dar. Nao pode ser.

Avatar do Utilizador
fbatista
Mensagens: 36
Registado: 11 fev 2019, 09:50
Data de fabrico: 28 jun 2019
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por fbatista » 07 jan 2020, 00:13

Nao terao mexido na pressao dos pneus!!!
Fiz uns testes de aumentar demasiado a pressao e dava umas medias aparentemente altas. Agora ando ja a algum tempo com 2.7 frente e2.8 atras. Isto depois baixa... a frente nao costuma baixar dos 2.5
Parece-me que o carro gosta de ter a traseira com pneus maus cheios (desliza melhor) e à frente com mais aderencia .

Mas é só impressao minha
Nissan Leaf 40 N-Connecta Solid Red, entregue em 5 de julho de 2019. 5300km em 01-11-2019

cfvp
Mensagens: 1639
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 07 jan 2020, 00:21

É uma pena isso dos estalos. Não podes tentar ir a outra oficina?
Quanto às médias eu não notei grande diferença, mas também não sou o melhor exemplo. O pequeno aumento que notei é provavelmente por causa do aquecimento, que ligo de vez em quando.
Será que este inverno está mais frio? Ou então pode ser outra coisa, mas não sei bem o quê.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 07 jan 2020, 00:36

A pressão dos pneus está nos 2.6. Isso pode fazer diferença, mas não tanta!

Estamos a falar em diferença de 30% a mais de consumo. É um absurdo.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”