DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 17 jul 2019, 10:45

Obrigado.

Vou tentar um dia destes.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 20 jul 2019, 14:06

Nerusonu Escreveu:
17 jul 2019, 01:46


Saca daqui:
https://www.apkmirror.com/apk/google-in ... 3-release/

Abres esse link no telemóvel que queres instalar.
É só instalar e fica a funcionar?
Ou são necessárias configurações?
É seguro?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por BrunoAlves » 20 jul 2019, 14:10

Sim. Eu usava com confiança
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 11 ago 2019, 00:16

Regresso de uma semana de férias (Buáaaaaaa), em que fiz cerca de 1300kms com o leaf.
Na ida, dois CR's, um no PCR de Coimbra e outro no PCR da AS de Abrantes. O percurso em AE, foi com o CC a 105km's/h
No regresso, o primeiro carregamento também na AS de Abrantes, mas no sentido oposto e o segundo no da Mealhada.
Foram cerca de 400kms na ida e outros 400 na volta. Os restantes, foi a passear pelas estradas do Alto Alentejo, com carregamentos em alguns PCN, eqnuanto almoçava e/ou passeava a pé. Coloquei sempre o carro à minha espera. hehe. Apenas gastei dinheiro nos 4 carregamentos em PCR. De resto, carreguei no alojamento onde fiquei, ou então nos PCN em Portalegre, Elvas e Évora, que foram gratuitos.

NO final a média cifrou-se nos 15,9 kw/100.

Aqui está o Leaf (Limpinho) no Marvão, num dos passeios.

Imagem

E aqui está ele na sáida da visita ao Centro da Ciência do Café (Recomendo), na Fabrica da Delta, em Campo Maior.

Imagem

Aqui, já na viagem de regresso, no centro geodésico de Portugal, em Vila de Rei.

Imagem

Vai a todo o lado, hehe.


Já perto da chegada, aconteceu algo de estranho. Já no Porto, acende a luz de temperatura elevada.

Imagem

Fui ver e estava assim:

Imagem

Acho estranho, porque não me parece ter havido motivo para isso. Foram 2 carregamentos rápidos, é certo. O primeiro dos 50% até os 95% e o segundo de cerca de 45m, dos 30% até os 90%. Carreguei mais do que os 80%, aproveitando que não havia ninguém nos PCR.
Grande parte do percurso foi por estradas nacionais. Entrei na A13 já perto de Coimbra e daí em AE até casa.
Sempre com o cc nos 105Km/h. Portanto, desde o último carregamento na Mealhada, andei a 105 e a luz acende já no porto.
Abrandei para os 90 e ao chegar a casa, uns 35kms depois, saiu do vermelho e o aviso desligou-se. A temperatura exterior era de 20ª.
Não me parece nada ter havido motivo para tanto aquecimento!

Outra coisa estranha que reparei, foi na queda do SOH nesta viagem. Nos 1300Kms, caiu dos 95,45% para os 94,37%. 1,1% em 1300kms?

Imagem
Na ida para lá, fui sempre com o OBD ligado e vê-se que não desceu nada de SOH, nos 400kms.
No regresso não liguei. Só mesmo agora para ver como estava, depois do que aconteceu da temperatura.

É normal?
Última edição por kony76 em 11 ago 2019, 10:01, editado 5 vezes no total.

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por ruramos » 11 ago 2019, 08:51

Essas quedas são normais neste modelo. O meu sofreu o mesmo.. Perdeu 1% de um dia para o outro.. É o bms a fazer o ajuste.
Quanto à temperatura também Diria que é normal.. A 105km/h ela vai aquecendo sempre, e logo com tanto km seguido. É a desvantagem de não ter refrigeração. Mas não me preocupava muito com isso. Esses avisos aparecem para proteger a bateria.

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 11 ago 2019, 09:24

Ui, a bateria já estava no red line :| . Também não me parece ser motivo para tanto aquecimento, mas pelos vistos foi. Eu pensava que andar a 100km/h e não deixar ir o SOC muito baixo nas cargas rapidas evitaria muito do aquecimento, mas parece que não chega. Talvez se na 2a carga rápida tivesses feito dos 50% em vez dos 30% conseguisses melhores temperaturas, mas enfim, assim o carro torna-se pouco prático para viagens longas.
Sentiste alguma limitação quando apareceu essa mensagem de sistema EV quente?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 11 ago 2019, 09:34

Na mensagem diz que cortou a potência e apareceu a tartaruga. A verdade é que não senti nada, mas também instintivamente reduzi a velocidade para os 90. E a essa velocidade ia bem.

Mas continuo a achar pouco para um aquecimento destes. E então se precisasse de um terceiro carregamento?


A queda de 1% do SOH pode ser de facto alguma coincidência e ser ajuste, mas é mesmo uma coincidência ser depois deste episódio.
Presumo qeu o SOH esteja dentro do que é expectável para esta quilometragem.

Aprendi uma coisa. Não carregar de facto mais do que os 80%, se não for preciso, para não aquecer tanto. Cheguei a casa com 19%, portanto ate os 80, chegava e ia e acordo com o better Route Planner.
Na ida para lá nada disto aconteceu. Para cá teve mais montanha e vento contra na AE. Também se fez notar nas média.

Já agora, aproveito para dizer que utilizei o BRP em toda a viagem e funcionou perfeitamente. Mais ponto percentual, menos ponto percentual, as previsões dele vou batendo certo. Bastante útil. E, como disse, fiz bastantes viagens lá pelas estradas alentejanas.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por jfr2006 » 11 ago 2019, 10:09

A mim o ABRP é muito pessimista... Chego sempre com muito mais.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 11 ago 2019, 10:59

jfr2006 Escreveu:
11 ago 2019, 10:09
A mim o ABRP é muito pessimista... Chego sempre com muito mais.
É uma questão de ajustares-te a média. Ele da uma média por defeito, que podes alterar.

Para mim, a que vem por defeito, aproxima-se bastante. Tambem não preciso de máximo detalhe. Apenas se chego de A a B e onde preciso carregar.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por noway » 11 ago 2019, 12:09

Eu não me preocupava nada com a queda do SoH e esse salto é meramente coincidência. O meu foi comprado na mesma altura que o teu e nunca me apareceu essa mensagem. Só tenho 5 CRs e o meu SoH já deu aqueles 2 saltos que todos dizem. O meu estabilizou nos 94.14%, mais baixo que o teu. Portanto este indicador vale o que vale.

Também já vi gente no fórum americano a dizer que o SoH também sobe de vez em quando nos leafs 40kWh (mas nunca vi isso no meu). Bah... vou encostar o ODB2 a um canto.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”