DB Flecha Prateada
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Já consegui colocar o android auto a funcionar. Era o cabo.
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Assim sendo ainda aumenta mais a minha questão. Era motivo para ter aquecido tanto?civic Escreveu: ↑25 ago 2019, 14:32Acho que o pessoal faz um pouco de confusão com esta coisa do aquecimento/carregamento, o aquecimento dá-se se deixar-mos cair a percentagem da bateria muito baixo, não por a levar-mos muito acima, ou seja, ele carrega no maximo (cerca de 47kW) entre os 20% e os 60%, acima destes 60% ele diminui a potência de carregamento, fazendo com que a temperatura não suba tão depressa, acima de 80% nem se nota, pois nessa fase carrega abaixo dos 30kW.
Resumindo, o aquecimento é tão maior quanto mais o fizermos dentro da janela dos 20% aos 60% (claro que abaixo dos 20% vamos acabar por percorrer toda essa janela), por isso é que em viagens grandes começo a procurar um PCR ao chegar perto dos 60%, tipo cento e poucos kms percorridos.
- frankesousa
- Mensagens: 1300
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: DB Flecha Prateada
Não há nenhum motivo especial, o calor ambiente e a bateria gerada pelo andamento do carro já sobem a temperatura facilmente para uns 34/35ºC facilmente.
Depois qualquer 20/30 min numa CR metem mais 15ºC no topo disto (já vamos em 50ºC) e portanto já deve estar no vermelho.
Vamos lá assumir que o Leaf não foi projectado para fazer CR, nem para andar em AE e ainda por cima fazer CR.
O nosso erro é assumir que o carro devia dar para fazer isto, e não dá.
Resumindo, um VE para poder substituir um CI tem de ter maneira de se arrefecer! E não é o caso do Leaf
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
Re: DB Flecha Prateada
Muitos factores podem fazer aquecer mais a bateria, não apenas o carregamento, mesmo a baixa velocidade podem aquecer, a inclinação do terreno pode provocar isso, a questão do LEAF é que depois de aquecer pouco há a fazer para as arrefecer, por vezes basta não forçar nas subidas para tentar manter a velocidade e o aquecimento não é tão notório. Continuo a dizer que a melhor opção para viajar com carregamentos rápidos é fazer carregamentos mais vezes e mais pequenos, o pessoal só falava do rapidgate agora leva com o vermelho, eu não mexi no meu, prefiro esperar mais um pouco.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Pois. Se calhar, se tivesse o controlo de temperatura nos CR's mais apertado como nos primeiros, o tal "rapidgate", não teria ido ao vermelho.civic Escreveu: ↑26 ago 2019, 19:02Muitos factores podem fazer aquecer mais a bateria, não apenas o carregamento, mesmo a baixa velocidade podem aquecer, a inclinação do terreno pode provocar isso, a questão do LEAF é que depois de aquecer pouco há a fazer para as arrefecer, por vezes basta não forçar nas subidas para tentar manter a velocidade e o aquecimento não é tão notório. Continuo a dizer que a melhor opção para viajar com carregamentos rápidos é fazer carregamentos mais vezes e mais pequenos, o pessoal só falava do rapidgate agora leva com o vermelho, eu não mexi no meu, prefiro esperar mais um pouco.
Tinha era demorado mais nos carregamentos, o que também, na maioria deles, não fazia diferença. Porque acabei por ter de ir tirar o carro e estaciona-lo, para continuar a lanchcar, almoçar, etc.
Neste caso do aquecimento, foi mais a surpresa, não estar a contar de todo com aquilo. Porque a chatice provocada foi pouca. Tive de andar abaixo dos 100 nos últimos 30kms.
O meu carro já veio com esse tal update do rapidgate, mas se não tivesse vindo, também não teria pedido para alterar.
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Alguém já ligou o Leafspy ao ABRP?
Fica-se com a informação em tempo real, enquanto se faz a viagem?
Fica-se com a informação em tempo real, enquanto se faz a viagem?
-
- Mensagens: 564
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: DB Flecha Prateada
Ja usei isso quando fui a Chaves.. funciona bem se tiveres um telemóvel só com o leafspy ligado. Porque se sais da aplicação ela já não envia dados para o ABRP.
Eu gostei de usar. Para viagens grandes dá jeito.
Eu gostei de usar. Para viagens grandes dá jeito.
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Ele o que faz?
Vai actualizando a rota (velocidades limite, locais de carga, etc), conforme os consumos reais?
Vai actualizando a rota (velocidades limite, locais de carga, etc), conforme os consumos reais?
-
- Mensagens: 564
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: DB Flecha Prateada
Faz-te um cálculo da média de consumo que fazes vs o que precisas.. vê também a temperatura da bateria e o soc disponível..
Faz-te um gráfico tipo a tesla.. pena não ter aqui os printscreens que tirei na altura.
Faz-te um gráfico tipo a tesla.. pena não ter aqui os printscreens que tirei na altura.
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
E ajusta ao percurso que temos previsto?
pr ex, tinha previsto a chegada com 5%, se formos a gastar mais, então ele altera o plano e coloca um ponto de carga?
pr ex, tinha previsto a chegada com 5%, se formos a gastar mais, então ele altera o plano e coloca um ponto de carga?