DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 463
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 26 ago 2019, 11:56

Já consegui colocar o android auto a funcionar. Era o cabo.

kony76
Mensagens: 463
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 26 ago 2019, 11:57

civic Escreveu:
25 ago 2019, 14:32
Acho que o pessoal faz um pouco de confusão com esta coisa do aquecimento/carregamento, o aquecimento dá-se se deixar-mos cair a percentagem da bateria muito baixo, não por a levar-mos muito acima, ou seja, ele carrega no maximo (cerca de 47kW) entre os 20% e os 60%, acima destes 60% ele diminui a potência de carregamento, fazendo com que a temperatura não suba tão depressa, acima de 80% nem se nota, pois nessa fase carrega abaixo dos 30kW.
Resumindo, o aquecimento é tão maior quanto mais o fizermos dentro da janela dos 20% aos 60% (claro que abaixo dos 20% vamos acabar por percorrer toda essa janela), por isso é que em viagens grandes começo a procurar um PCR ao chegar perto dos 60%, tipo cento e poucos kms percorridos. ;)
Assim sendo ainda aumenta mais a minha questão. Era motivo para ter aquecido tanto?

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 459
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 70,40 Ah 12 barras

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por frankesousa » 26 ago 2019, 16:35

kony76 Escreveu:
26 ago 2019, 11:57
Assim sendo ainda aumenta mais a minha questão. Era motivo para ter aquecido tanto?
Não há nenhum motivo especial, o calor ambiente e a bateria gerada pelo andamento do carro já sobem a temperatura facilmente para uns 34/35ºC facilmente.

Depois qualquer 20/30 min numa CR metem mais 15ºC no topo disto (já vamos em 50ºC) e portanto já deve estar no vermelho.

Vamos lá assumir que o Leaf não foi projectado para fazer CR, nem para andar em AE e ainda por cima fazer CR.
O nosso erro é assumir que o carro devia dar para fazer isto, e não dá.

Resumindo, um VE para poder substituir um CI tem de ter maneira de se arrefecer! E não é o caso do Leaf
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
Associado UVE

civic
Mensagens: 509
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 26 ago 2019, 19:02

Muitos factores podem fazer aquecer mais a bateria, não apenas o carregamento, mesmo a baixa velocidade podem aquecer, a inclinação do terreno pode provocar isso, a questão do LEAF é que depois de aquecer pouco há a fazer para as arrefecer, por vezes basta não forçar nas subidas para tentar manter a velocidade e o aquecimento não é tão notório. Continuo a dizer que a melhor opção para viajar com carregamentos rápidos é fazer carregamentos mais vezes e mais pequenos, o pessoal só falava do rapidgate agora leva com o vermelho, eu não mexi no meu, prefiro esperar mais um pouco. ;)

kony76
Mensagens: 463
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 02 set 2019, 09:21

civic Escreveu:
26 ago 2019, 19:02
Muitos factores podem fazer aquecer mais a bateria, não apenas o carregamento, mesmo a baixa velocidade podem aquecer, a inclinação do terreno pode provocar isso, a questão do LEAF é que depois de aquecer pouco há a fazer para as arrefecer, por vezes basta não forçar nas subidas para tentar manter a velocidade e o aquecimento não é tão notório. Continuo a dizer que a melhor opção para viajar com carregamentos rápidos é fazer carregamentos mais vezes e mais pequenos, o pessoal só falava do rapidgate agora leva com o vermelho, eu não mexi no meu, prefiro esperar mais um pouco. ;)
Pois. Se calhar, se tivesse o controlo de temperatura nos CR's mais apertado como nos primeiros, o tal "rapidgate", não teria ido ao vermelho.
Tinha era demorado mais nos carregamentos, o que também, na maioria deles, não fazia diferença. Porque acabei por ter de ir tirar o carro e estaciona-lo, para continuar a lanchcar, almoçar, etc.
Neste caso do aquecimento, foi mais a surpresa, não estar a contar de todo com aquilo. Porque a chatice provocada foi pouca. Tive de andar abaixo dos 100 nos últimos 30kms.

O meu carro já veio com esse tal update do rapidgate, mas se não tivesse vindo, também não teria pedido para alterar.

kony76
Mensagens: 463
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 05 set 2019, 12:46

Alguém já ligou o Leafspy ao ABRP?

Fica-se com a informação em tempo real, enquanto se faz a viagem?

Imagem

Imagem

Imagem

ruramos
Mensagens: 292
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 10 out 2005
Capacidade bateria: 112 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por ruramos » 05 set 2019, 12:52

Ja usei isso quando fui a Chaves.. funciona bem se tiveres um telemóvel só com o leafspy ligado. Porque se sais da aplicação ela já não envia dados para o ABRP.
Eu gostei de usar. Para viagens grandes dá jeito.

kony76
Mensagens: 463
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 05 set 2019, 13:28

Ele o que faz?

Vai actualizando a rota (velocidades limite, locais de carga, etc), conforme os consumos reais?

ruramos
Mensagens: 292
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 10 out 2005
Capacidade bateria: 112 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por ruramos » 05 set 2019, 13:33

Faz-te um cálculo da média de consumo que fazes vs o que precisas.. vê também a temperatura da bateria e o soc disponível..
Faz-te um gráfico tipo a tesla.. pena não ter aqui os printscreens que tirei na altura.

kony76
Mensagens: 463
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 05 set 2019, 13:46

E ajusta ao percurso que temos previsto?

pr ex, tinha previsto a chegada com 5%, se formos a gastar mais, então ele altera o plano e coloca um ponto de carga?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h”